Se você é um profissional antenado, então certamente já ouviu falar no conceito de  arquitetura digital. Ainda que pareça algo novo, esse termo traduz uma nova forma de se trabalhar na área. 

Seja na captação de clientes, no gerenciamento de projetos, ou até mesmo durante o processo criativo: as plataformas digitais e as redes sociais mudaram a forma como os profissionais da área da arquitetura trabalham.  

Estas mesmas tecnologias que antes eram vistas como auxiliares no dia a dia de trabalho do arquiteto, hoje se tornaram parte fundamental da rotina do profissional. 

No artigo de hoje você confere como é possível unir arquitetura e tecnologia por meio do conceito de arquitetura digital. Boa leitura! 

Arquitetura digital: O Que é? 

Vivemos na era da transformação digital, onde a única constante é a mudança! Nesse novo mercado, utilizar-se de novas tecnologias tornou-se fundamental não só como forma de se destacar no mercado, mas também para se manter vivo. 

O SEBRAE define a transformação digital como o “processo de adaptação das empresas por meio de recursos tecnológicos, seja para melhorar o desempenho das equipes, aprimorar os produtos ou serviços oferecidos e assegurar melhores resultados diante da concorrência. O conceito ultrapassou a barreira das grandes organizações e chegou às empresas de todos os portes.”

Mas como posso usar isso a favor do meu escritório de arquitetura? 

A arquitetura é um dos mais amplos campos de trabalho: existem profissionais especializados em design de interiores, enquanto outros preferem se dedicar a discutir problemas e soluções urbanísticas

Em todos os casos, a arquitetura digital é um facilitador da rotina do escritório de arquitetura, que passa a ser mais rápida e eficiente. 

Relacionamento com o Cliente 

O uso de softwares de realidade virtual e realidade aumentada no dia a dia dos profissionais trouxe um leque infinito de possibilidades! 

Ainda que os softwares de desenho 3D tenham sido enormes facilitadores para traduzir tudo aquilo que o cliente e o profissional imaginam na etapa do briefing de arquitetura em algo palpável, o uso de softwares de realidade aumentada possibilitam uma vivência completa do projeto. 

Além disso, por meio do uso de softwares de gestão também é possível gerar relatórios completos para clientes, o que acaba por reduzir a necessidade de reuniões pouco produtivas, ao passo em que atribui maior transparência a relação entre o profissional e o cliente final. 

Design Colaborativo

Outro benefício relacionado à arquitetura digital e aos impactos que ela tem no dia a dia do profissional é com relação ao trabalho colaborativo entre os diferentes membros de uma equipe. 

Um dos grandes responsáveis por essa revolução tecnológica na indústria da construção civil é o sistema BIM. Trata-se do que existe de mais moderno no quesito armazenamento e compartilhamento de dados referentes a um projeto arquitetônico. 

Por meio do uso do BIM é possível trazer novas visões para possíveis problemas na hora de criar modelos, o que acaba por aproximar o trabalho de criação dos colaboradores de obra. 

Melhorias em processos de gestão 

Não é novidade que, para a grande maioria dos profissionais de arquitetura, lidar com as funções de gestão de um escritório pode ser um verdadeiro pesadelo. 

Podemos traduzir a premissa da arquitetura digital para uma pequena frase: trazer soluções para o dia a dia do profissional por meio de tecnologias. Nesse sentido, adotar softwares capazes de auxiliar na gestão de obras e do escritório, pode ser o fator decisivo para o sucesso do seu escritório. 

Além de proporcionarem maior agilidade no processo de tomada de decisão (por meio de relatórios e informações geradas em tempo real), o uso de softwares de gestão também favorece um maior controle das finanças e contribui para aumentar a eficiência da equipe. 

Ainda não possui nenhuma solução tecnológica para te ajudar com as atividades do dia a dia? Então conheça o VEJA OBRA, o software de gestão de projetos completo! Clique no link para testar durante 30 dias grátis, ou entre em contato conosco e tire suas dúvidas agora mesmo!