O minimalismo foi uma série de movimentos artísticos e culturais do século XX que utilizavam-se de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Esses movimentos foram responsáveis pelo surgimento da arquitetura e decoração minimalista, que tem o intuito de eliminar todos os excessos presentes nas edificações. Nesse sentido, o estilo é pautado por espaços que apresentam diversas formas geométricas, tons neutros na coloração e linhas simples e retas. 

Neste artigo você confere as características da arquitetura e da decoração minimalista! 

Características da arquitetura minimalista

Já dizia o arquiteto alemão Mies Van der Rohe: “menos é mais”. Em geral, a arquitetura minimalista aproveita ao máximo a utilização dos espaços e a simplicidade, sem deixar de ser elegante e sofisticado.

Na arquitetura e decoração minimalista não há espaço para tonalidades intensas, traços e texturas altamente refinadas. O conceito se destaca pela limpeza nos seus traços e o uso de cores claras e neutras nas suas construções, como branco, bege e azul claro, dando mais valor a iluminação natural.

Suas construções têm fachadas que dão um grande destaque contemporâneo com muita amplitude e imponência, mudando imediatamente todo o cotidiano das pessoas ao seu redor.

Outra característica da arquitetura e decoração minimalista são as aberturas. Nas fachadas dos edifícios, ao invés do uso de portas de ferro amplamente detalhada, esse modelo arquitetônico preza por materiais de madeira e MDF com texturas e traços mais simples, prezando pela funcionalidade.

Características da decoração minimalista

Sempre optando pela simplicidade e pela funcionalidade a arquitetura e decoração minimalista preza pela escolha rigorosa dos materiais capazes de conciliar beleza e naturalidade.

Um dos exemplos mais característicos do estilo é o uso de tijolos em seu estado natural aparentes na parede, de forma a manter a estética do local, e trazendo um toque de simplicidade.  

O uso do piso de cimento queimado é outro dos queridinhos da arquitetura e decoração minimalista, pois são funcionais por conta da fácil instalação. Justamente por isso, estão cada vez mais presentes em imóveis urbanos. 

A valorização da iluminação natural é outra característica fundamental do estilo minimalista, e pode ser feita por meio do uso de grandes aberturas, como janelas de vidro  ou de outro material. Esse truque ajuda na economia da eletricidade e em um projeto mais sustentável. Para ajudar a obter o efeito desejado, você pode utilizar cortinas feitas com tecidos leves! 

Por fim, e talvez a principal característica da arquitetura e decoração minimalista, temos a integração de ambientes, ou seja, a eliminação de paredes e divisórias. Além de trazerem maior luminosidade para o espaço, conferem maior simplicidade e funcionalidade aos ambientes. 

Aposte na arquitetura e decoração minimalista

A arquitetura e decoração minimalista está cada vez mais em destaque na atualidade devido a necessidade de conciliar beleza, simplicidade e sofisticação às construções.

Esse conceito de arquitetura rejeita traços e texturas amplamente detalhados, dando preferência para a funcionalidade das suas construções. Já na decoração, a integração e simplicidade são regra.

A valorização da iluminação natural, valorizada pela integração entre os ambientes, traz a sensação de amplitude.

Se você busca por design atualizado, beleza, simplicidade, funcionalidade e sofisticação, então a arquitetura e decoração minimalista é a escolha certa para você!