É natural que a maioria das empresas tenha como principal objetivo vender mais projetos de arquitetura. Mas em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental manter um relacionamento duradouro com os clientes já existentes. Por isso, empresas que se preocupam com o pós-venda para escritórios de arquitetura conseguem resultados muito mais expressivos, especialmente no médio e longo prazo. 

O QUE É O PÓS VENDA? 

Parece simples mas não é. O serviço pós venda é baseado na assistência e suporte que uma empresa oferece ao seu cliente mesmo depois da aquisição do serviço. É no pós venda que ambos, o contratante e o contratado, verão se tudo aquilo que ficou definido no contrato de arquitetura realmente irá acontecer conforme o acordado. 

Esse é um serviço importante pois é uma forma de transmitir confiança para o cliente,  por meio de um atendimento diferenciado, que garante a correção de eventuais falhas e o auxílio com qualquer problema. 

Além disso, um bom serviço pós venda é fundamental para mostrar ao cliente que a satisfação dele com o produto final é importante para você!

No caso de profissionais e escritórios de arquitetura esse serviço deve receber ainda mais atenção, pois é uma forma de incentivar que o cliente irá indicar o seu trabalho para outros potenciais clientes – o que facilita a captação de novos clientes.

A IMPORTÂNCIA DO PÓS VENDA

Um dos maiores erros de empresas que só se preocupam em fazer o cliente assinar o contrato é não identificar a oportunidade que existe em construir uma relação de longo prazo com o comprador. 

Pesquisas indicam que a prospecção de novos clientes pode ser de 5 a 7 vezes mais custosa do que vender para um cliente que já consumiu o seu serviço anteriormente. Ou seja, é no pós venda para escritórios de arquitetura que se encontra a real oportunidade de lucro! 

Para muitos profissionais e gestores é difícil enxergar essa oportunidade. Afinal, com que frequência uma pessoa irá reformar a sua casa? Reformar e construir são decisões financeiras importantes, ainda mais considerando o cenário econômico atual do país. 

Esse cenário tornou ainda mais comum a reforma feita por etapas, ou seja por cômodos da casa, que acaba se tornando um custo com maior previsibilidade para o cliente.

Sendo assim, o cliente que optou por reformar a suíte principal com você e obteve o resultado esperado e um bom serviço pós venda, muito provavelmente irá se lembrar de você na hora de realizar a próxima reforma na cozinha, por exemplo. 

Boas práticas de pós venda para escritórios de arquitetura

Se você chegou até aqui, então já entendeu que o serviço pós venda para escritórios de arquitetura é fundamental para garantir a satisfação do cliente com o serviço entregue. Isso é importante não só para saber que seu escritório está no caminho certo, mas também para que seja possível corrigir falhas e minimizar riscos. 

A seguir compartilhamos com você algumas dicas de como realizar um serviço pós-venda eficaz: 

1. CRIE UM CANAL ATIVO DE SUPORTE 

É comum que surjam algumas dúvidas mesmo após a entrega do projeto, como por exemplo com relação a manutenção ou necessidade de reposição de um produto utilizado no projeto. Nesses casos,  estabelecer um bom canal de relacionamento com o cliente é um passo simples mas que causa impacto. 

Você pode optar por telefone, email ou até mesmo as redes sociais. O importante é estar disponível para receber os feedbacks necessários. Nas redes sociais, busque formas de responder e apresentar soluções para possíveis problemas publicamente. Além de ser uma ótima forma de gerar conteúdo relevante, isso mostra o comprometimento com a satisfação do cliente! 

2. MENSURE TUDO! 

O serviço pós venda para escritórios de arquitetura é uma ótima oportunidade para entender o que está agradando e o que deixa a desejar no seu serviço. Mas para isso, é necessário ter o registro de todas as informações fornecidas pelo cliente: elogios, reclamações, opiniões e até mesmo se existe a possibilidade de recompra. 

Tudo isso é importante para garantir que você consiga implementar ações capazes de aumentar o nível de satisfação e de fidelização do cliente! 

3. MANTENHA O CONTATO

Outra prática que não requer muito esforço e pode trazer resultados surpreendentes é manter o contato com o seu cliente –  mesmo que ele não tenha nenhuma dúvida! 

Você pode fazer isso por meio do envio de artigos e produtos interessantes sobre arquitetura por e-mail ou até nas redes sociais. Isso não só mostra a sua preocupação com o cliente, mas também faz com que você seja sempre lembrado por ele! 

Um bom serviço de pós venda ajuda você na criação do famoso marketing boca a boca (que diga-se de passagem, não deve ser a sua única forma de captação de clientes), e tudo isso se traduz em uma marca mais forte, na atração de novos clientes e na fidelização a longo prazo. 

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