Conhecida popularmente como porcelanato líquido, a resina epóxi é uma espécie de plástico líquido que após ter contato com um catalisador (substância usada para acelerar o endurecimento), se torna uma superfície sólida e rígida. 

Por conta da sua durabilidade, resistência e fácil higienização, a procura pela resina epóxi tem aumentado bastante, especialmente em ambiente industrial.

Ainda que não seja um produto difícil de ser aplicado, a recomendação é de que a sua aplicação seja feita por mão de obra especializada. Isso porque sua secagem acontece muito rápido, e qualquer erro pode prejudicar o acabamento final. 

No artigo de hoje, separamos as principais informações que você precisa saber sobre a resina epóxi e como você pode utiliza-la no seu próximo projeto. Acompanhe! 

Saiba o que é resina epóxi

Não é novidade que a construção civil vem buscando meios de modificar os processos de obra, e isso inclui também mudanças e inovações nos tipos de materiais utilizados nas construções. 

A resina epóxi é um exemplo disso! As suas características a tornam uma opção muito versátil para as residências: o seu revestimento impermeável pode ser aplicado em qualquer ambiente da casa, incluindo salas, quartos ou cozinhas. 

No entanto, é preciso cautela: por se tratar de um revestimento líquido, recomenda-se evitar o seu uso em áreas externas onde a exposição à chuvas e mudanças climáticas é constante, o que pode danificar o produto.

Em paredes e tetos o resultado final pode comprometer a qualidade do empreendimento como um todo. Isso por que, nessas posições, é impossível nivela o produto enquanto ele seca. 

Conheça as vantagens de utilizar o material

A durabilidade da resina epóxi é um dos fatores de maior destaque quando falamos desse produto, que é capaz de suportar à exposição de uma série de agentes químicos. Muito por isso, acaba sendo também uma opção de material muito procurado na indústria. 

Outro ponto que merece destaque é que, além de possuir um aspecto brilhante, a resina epóxi também é totalmente impermeável! Essa característica contribui também para a sua alta durabilidade, já que previne as manchas por conta de líquidos e outras sujeiras. 

A facilidade de limpeza também é um diferencial, tanto na etapa de aplicação do produto quanto na hora de fazer a sua manutenção. Sendo assim, acaba sendo uma excelente opção de material tanto para residências com crianças (que costumam fazer mais sujeira) ou até mesmo para uma lavanderia industrial. Além de ser limpo facilmente, o piso não será manchado. 

Como é feita a aplicação

Já falamos no início desse texto, mas não custa reforçar! Contar com uma mão de obra especializada na aplicação da resina epóxi é fundamental para garantir a qualidade esperada. No entanto, entender como funciona o processo de aplicação pode ser importante para evitar alguns erros de projeto que você não pode cometer.

Além disso, entender como é feito o procedimento possibilita que você instrua o seu cliente acerca de certos cuidados que podem ser tomados antecipadamente! 

A resina epóxi é aplicada em estado líquido sobre o piso, e após secar, forma uma camada única sem juntas ou espaços. Para que dê tudo certo nesse processo é recomendável que o chão esteja livre de umidade e devidamente nivelado.

Fora isso, é importante seguir as recomendações da embalagem, e, por garantia, utilizar placas de sinalização no local recém aplicado para evitar que pessoas pisem antes do permitido. Isso evita que o piso fique marcado, o que prejudica o resultado final da resina.

Utilize a resina epóxi nas suas construções

Como vimos ao longo deste conteúdo, a resina epóxi é um material que versátil que possui diversas vantagens: é fácil de limpar, possui uma alta durabilidade e ainda é um impermeabilizante. Tudo isso torna o seu uso útil tanto em residências quanto em indústrias e empresas. 

Agora que você já sabe tudo sobre a resina epóxi, que tal utilizá-la no seu próximo projeto? 

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, produtor de conteúdo do Soluções Industriais.