Você certamente já ouviu a máxima “tempo é dinheiro”. Mas na construção civil, costumamos dizer que o tempo é ainda mais importante. É por isso que o uso de ferramentas capazes de aumentar a produtividade e diminuir os custos são tão importantes no mercado atual, como é o caso da Metodologia Scrum.

No artigo de hoje você aprende tudo sobre a Metodologia Scrum, como ela funciona e como é possível aplicá-la nas suas obras de forma a alavancar os seus resultados! 

O QUE É A METODOLOGIA SCRUM

O Scrum é uma metodologia de planejamento e gestão desenvolvida para executar projetos de forma ágil e produtiva. 

Ainda que seja mais comum escutar o termo Scrum em startups e empresas relacionadas a tecnologia, a metodologia pode ser incorporada em vários segmentos, como é o caso da construção civil. 

Qualquer reforma ou construção, sejam elas grandes ou pequenas, exigem muito planejamento e grande capacidade de execução dos seus colaboradores para garantir que tudo será entregue dentro dos limites de prazo e orçamento estipulados pelo cliente. 

É aí que entra a Metodologia Scrum!

A ideia por trás do modelo é simples: organizar a sua equipe de forma que vocês produzam mais, em menos tempo. Tudo isso é claro, sem perder a qualidade daquilo que está sendo entregue. 

METODOLOGIA SCRUM NA PRÁTICA

Mas não basta entender a Metodologia Scrum, é preciso saber como aplicá-la da forma correta no seu negócio. A melhor parte de tudo é que sua implementação é relativamente simples e não envolve grandes investimentos. 

No entanto, para começar é preciso entender as variáveis que fazem parte do Scrum. A seguir você confere cada uma delas: 

PROJETO

Os projetos são os chamados “sprints”, termo inglês que significa “arrancada”. A ideia aqui é alcançar metas de curto prazo, geralmente entre 2 e 4 semanas. 

Nesse sentido, a equipe responsável pela execução do projeto deve criar primeiro uma lista com todas as atividades e necessidades que devem ser executadas para que seja possível entregar a obra (o que chamamos de Product Backlog). 

Em seguida, devem estabelecer uma lista de pendências que deverão ser eliminadas naquele sprint em questão (o que chamamos de Sprint Backlog). 

Por fim, devem apontar um profissional responsável pela execução de cada uma das tarefas listadas nas etapas anteriores. 

No caso do seu escritório de arquitetura, cada “sprint” pode ser uma fase da obra. Ou seja, o briefing e a elaboração do projeto preliminar podem ser considerados um sprint, enquanto a criação do cronograma de obras pode ser considerado outro, e assim por diante. 

Você também pode usar a Metodologia Scrum para fazer estudos de viabilidade e organizar a logística de equipamentos e materiais no canteiro de obras. 

PROCESSOS 

Agora que você e sua equipe já definiram todas as atividades que devem ser realizadas para entregar a obra dentro dos limites estipulados, e também os responsáveis pela execução de cada uma delas, é hora de colocar a mão na massa! 

O ideal aqui é que sejam feitas reuniões diárias de no máximo 15 minutos para que todos possam acompanhar o progresso da equipe.

Esse processo é o que chamamos de Daily Scrum, e ao final de cada um deles você deve ser capaz de responder a três perguntas: No que você trabalhou ontem? No que você vai trabalhar hoje? Existe alguma coisa travando o seu trabalho de hoje? Se sim, no que você precisa de ajuda?

EQUIPE 

Para entender a Metodologia Scrum é necessário entender as pessoas e as partes do esquema. São elas:  

Dono do produto 

Esta é a pessoa que representa o melhor interesse do cliente final, e tem autoridade para dizer o que vai fazer parte do projeto final ou não. No caso de um escritório de arquitetura, essa pessoa seria o Arquiteto responsável pelo projeto. 

Scrum Master

Esta pessoa é responsável por garantir que o projeto saia exatamente conforme o planejado. Ou seja, é o profissional que deve garantir o cumprimento das regras da metodologia. No caso do canteiro de obras, essa pessoa pode ser o seu gestor de obra.

Equipe Scrum

São as pessoas responsáveis por executar as tarefas definidas na etapa do Sprint. 

POR QUE OPTAR PELA METODOLOGIA SCRUM? 

Se você está cansado dos seus atuais métodos de gerenciamento de projetos, por que não dar uma chance a Metodologia Scrum?

 Como não é necessário nenhum tipo de treinamento, dar o primeiro passo é fácil! O segredo está em entender os processos, e aplicá-los o mais rápido possível. 

Uma das grandes vantagens da Metodologia Scrum é que, por meio dos Daily Scrums fica mais fácil de evitar ruídos de comunicação entre os colaboradores da obra.

Uma pesquisa realizada pela Dodge Analytics apontou que ruídos de comunicação são um dos maiores responsáveis por desperdícios e retrabalhos no canteiro de obras. Por meio das reuniões diárias é possível não só entender o impacto que o trabalho de cada um dos colaboradores têm sobre o projeto, mas também identificar e corrigir de forma mais ágil possíveis desvios de rota.

Além disso, essas reuniões permitem que você avalie a forma como foi executada o trabalho, o que permite realizar melhorias nos seus processos para que as execuções futuras sejam cada vez mais eficientes.  

Se você busca por outros recursos capazes de te ajudar na melhoria da gestão das suas obras, então você precisa conhecer o VEJA OBRA. Acesse o nosso site para testar grátis por 30 dias!