Toda reforma ou construção, independente do seu tamanho e complexidade, exigem alguns cuidados para que tudo corra conforme o planejamento! As variáveis a serem consideradas são muitas, e vão desde a definição do estilo do projeto, até o número de trabalhadores e quantidade de materiais necessários. 

Ainda que não pareçam tarefas complexas, se não houver planejamento da obra, as chances de desvios de rotas e desperdício são enormes. Para te ajudar na organização da sua obra, hoje separamos o checklist definitivo para evitar erros comuns na construção civil! Confira as nossas melhores dicas.

A importância de um bom planejamento

O planejamento é de extrema importância para garantir uma execução sustentável da obra. Com um cronograma de obras bem feito, as chances de terminar a obra dentro dos limites de orçamento estabelecidos pelo cliente são muito maiores. 

Isso acontece pois ao elencar as principais atividades que devem ser realizadas durante o processo de obra já na fase de planejamento, é possível organizar a obra de maneira mais assertiva.

Por outro lado, quando não se tem clareza acerca das atividades que devem ser realizadas, é impossível realizar um levantamento quantitativo correto, definir a contratação da mão de obra necessária e até mesmo organizar o aluguel de equipamentos para obra.

Para evitar os erros mais comuns na construção civil, antes de dar início a qualquer quebradeira ou investir em qualquer coisa, é necessário entender sobre os objetivos da reforma, e também o que é possível ser realizado ou não.

Tudo isso é importante para que o seu cliente saiba exatamente a complexidade da obra a nível financeiro e estrutural.

Entenda e defina previamente cada etapa da obra

Com um cronograma pré estabelecido, as chances de conseguir entregar um projeto sem grandes desvios aumentam consideravelmente. Afinal, da mesma forma que você deve planejar se a decoração do ambiente será feita com  móveis de madeira rústica, um pergolado de madeira com deck ou qualquer outro estilo, os processos de obra também devem ser pensados.

Mas se engana quem acredita que o cronograma de obras serve apenas para estabelecer as atividades que deverão ser executadas. Mais do que isso, é necessário definir prazos para a conclusão de cada uma das atividades, prazos de entrega dos materiais necessário, horários e serviços dos profissionais, e muito mais.

Essa etapa é fundamental para evitar erros comuns na construção civil. Justamente por envolver uma quantidade enorme de variáveis, é que é importante contar com a ajuda dos colaboradores de obra na hora de desenvolver o cronograma  do projeto. Afinal, o entendimento técnico de cada profissional possibilita uma assertividade maior na definição de prazos. 

É claro que, independente do planejamento que tenha sido feito, imprevistos em obra acontecem e nem sempre o cronograma seguirá tudo à risca. Por isso, acompanhar o desenvolvimento da obra é fundamental! 

Somente por meio do controle da execução das atividades é que será possível identificar possíveis gargalos e imprevistos. Nesses casos, quanto antes esses problemas forem identificados, menores os riscos que irão apresentar para o desenvolvimento do projeto! 

O cronograma de obra também é fundamental para que seja possível estabelecer um fluxo de caixa da obra. Por meio das atividades planejadas e realizadas, é possível identificar quais etapas de obra estão consumindo maior parte do orçamento disponível. 

Busque bons materiais e mão de obra

Outra finalidade importante do planejamento de obras é que, por meio do esboço das atividades que deverão ser realizadas, fica mais fácil identificar quais os profissionais que deverão ser contratados para que seja possível executar o projeto em questão. 

Se você quer evitar erros comuns na construção civil, então deve estar atento a contratação da mão de obra. Afinal, a experiência do profissional reflete diretamente na qualidade do projeto que será entregue.

Além da contratação dos profissionais, é importante também realizar a compra de materiais e insumos necessários. Para tanto, não deixe de realizar diferentes cotações afim de encontrar preços competitivos no mercado.

Outra dica é sempre manter o registro dos diferentes orçamentos realizados: eles podem ser úteis na hora de negociar com fornecedores! 

Ao contrário do que muitos acreditam, reformar e construir não precisam ser experiências traumáticas. Alguns erros são comuns na construção civil, mas quando existe um bom planejamento de obras, as chances de conseguir entregar o projeto dos sonhos para o cliente dentro dos prazos e limites estipulados são enormes!

É claro que imprevistos fazem parte do dia-a-dia do canteiro de obras, mas quando existe planejamento, fica mais fácil mitigar os riscos e danos que esses prejuízos podem causar. 

Para tanto, é preciso contar com uma equipe de colaboradores talentosos e experientes, tudo pensando em realizar um planejamento o mais detalhado possível.