Se você é um profissional do mercado de arquitetura, então certamente sabe que um dos grandes problemas enfrentados por quem aluga imóveis é a falta de pessoalidade no ambiente. No entanto, realizar a reforma de um imóvel alugado exige uma série de cuidados! 

É fato: a locação de imóveis nunca foi tão popular como é hoje em dia. E essa mudança de comportamento ocorreu por conta da recessão econômica, que tornou as condições de compra mais difíceis e limitadas. 

Esse movimento trouxe a tona um novo nicho de mercado, que pode representar uma oportunidade para o seu escritório: pequenas reformas, feitas sem quebradeira e com pouco investimento. 

No artigo de hoje você confere as nossas dicas de como planejar a reforma de um imóvel alugado! 

Reforma de imóvel alugado: o que podemos fazer? 

É aquela velha máxima: o combinado nunca sai caro! 

Por isso, a nossa dica aqui é que seja feita uma vistoria antes de mudar para o imóvel alugado. Essa etapa é importante para verificar possíveis danos ou defeitos na estrutura, bem como  identificar todas as melhorias e mudanças que o seu cliente deseja. 

A próxima etapa é incluir todas essas observações no contrato de aluguel. Vale lembrar que, em geral, o locatário tem direito à reformas e benfeitorias, desde que tenha o expresso consentimento do locador.  

Algumas mudanças são fáceis de serem realizadas, enquanto outras exigem mais trabalho e investimento. A seguir você confere algumas dicas práticas: 

1. PINTURA DE PAREDES

Quando o assunto é a reforma de imóvel alugado, a pintura de parede é a nossa primeira dica! Isso por que é uma mudança que pode ser feita a curto prazo, e que não necessita de alto investimento. 

Além disso, a escolha das cores é uma mudança que dá um toque pessoal para o imóvel, e por isso, trazem uma sensação maior de pertencimento. 

No entanto, é importante atentar-se ao fato de que alguns contratos preveem que o imóvel seja entregue de volta ao proprietário na cor branca. Portanto, se orçamento for um fator decisivo, lembre-se de incluir os valores de material e mão de obra. 

2. FORRANDO AS PAREDES 

Outra forma de transformar o ambiente completamente, trazendo um toque de pessoalidade é por meio do uso de objetos de decoração nas paredes. Para fugir um pouco das tradicionais cortinas e quadros, você pode optar pelo uso de papéis de parede, adesivo e até mesmo espelhos.  

Os papéis de parede são uma alternativa a pintura, e podem ser uma ótima forma de renovar um ambiente por completo. As opções são muitas, variando entre cores, estampas e até texturas.

A instalação de espelhos também é uma saída tanto para a decoração quanto para trazer uma sensação maior de amplitude ao ambiente. 

3. NICHOS E PRATELEIRAS 

Com os apartamentos e casas cada vez mais compactos, encontrar espaço pode ser uma verdadeira luta. Mas o que fazer quando se trata da reforma de imóvel alugado? 

Uma dica aqui é utilizar nichos e prateleiras nas paredes para otimizar o espaço. Além de serem uma opção prática e barata, os tipos de composição são infinitos! Basta soltar a criatividade. 

4. MUDANÇAS NO BANHEIRO 

Outra dica não tão óbvia é realizar a troca de alguns materiais no banheiro, tudo pensando no maior conforto e bem estar das pessoas que irão frequentar o ambiente. 

Algumas mudanças fáceis de serem feitas na reforma de um imóvel alugado pois não exigem  grandes reformas, são a troca da ducha ou até mesmo a troca do assento sanitário.

5. REVESTIMENTO 

Não raro, o revestimento utilizado no imóvel é muito antigo ou simplesmente não agrada o inquilino. Avalie o investimento necessário para a troca dos revestimentos, e se for o caso, veja se o dono do imóvel concorda.

A troca do revestimento pode valorizar o imóvel, e por isso, além de serem uma forma de auferir personalidade ao ambiente, pode ser também um bom investimento para ambas as partes! 

Caso não seja possível fazer a troca do revestimento, uma dica é utilizar papel do tipo contact sobre os revestimentos que deseja trocar. 

6. ILUMINAÇÃO 

Uma forma de trazer mais personalidade para o ambiente é por meio do uso de luminárias. 

Ainda que realizar um projeto luminotécnico exija um investimento maior do que realizar a pintura das paredes, outra forma de trazer mais personalidade para o ambiente é por meio do uso de luminárias. 

PLANEJANDO A REFORMA DE IMÓVEL ALUGADO

Vale lembrar que antes de começar qualquer reforma, seja em um imóvel próprio ou em um imóvel alugado, é preciso ter um bom planejamento de obra. 

Definir com o seu cliente um valor de investimento é fundamental para conseguir desenvolver um projeto que atenda as necessidades do cliente, mas sem comprometer a sua renda. Para isso é necessário realizar um orçamento de obra completo. 

As variáveis a serem consideradas nessa etapa são muitas, não basta se ater apenas aos custos de materiais. Esse cálculo também engloba mão de obra e especificações técnicas de cada serviço, além de questões logísticas e tributárias.

Não se esqueça de considerar que, por menor que seja a obra, imprevistos acontecem! Assim, certifique-se de incluir um valor extra no planejamento financeiro do projeto para esses momentos.

Contar com tecnologias capazes de te auxiliar no controle dessas informações é fundamental para garantir o sucesso da obra! Quer entender como tornar seu orçamento de obras ainda mais preciso? Faça um teste gratuito do software do Veja Obra!