Em qualquer residência, para que seja possível garantir a segurança dos moradores e o bom desempenho dos equipamentos eletrônicos, é fundamental manter em pleno funcionamento a resistência elétrica da sua casa. 

Instalações mal feitas ou desgastadas podem causar sérios problemas e acidentes, como incêndios, choque elétricos e até  curto circuitos responsáveis por causar danos aos aparelhos.

A boa notícia é que é relativamente fácil prevenir esse tipo de acidente em sua casa. 

Para evitar qualquer tipo de problema relacionado a rede elétrica, a manutenção preventiva e corretiva é fundamental. Se você não sabe por onde começar, você está no lugar certo! No artigo de hoje você confere algumas dicas para evitar erros na resistência elétrica da sua casa. 

Procedimentos de emergência em obras: tire suas dúvidas!

Confira 6 dicas para melhorar a segurança de obra

Fique atento aos sinais 

Quando você começa a espirrar e sentir um mal estar, já logo pensa: “acho que estou ficando gripado”. O corpo humano emite sinais que te alertam a respeito de possíveis riscos que você corre. 

Com a sua casa não é diferente. É possível identificar alguns sinais claros de que a resistência elétrica da sua casa está precária e precisa de atenção. 

Existem alguns sinais claros da má instalação e manutenção da resistência elétrica da sua casa. A queda de força, equipamentos elétricos que queimam, instabilidade no chuveiro e também quando o  seu gerador de energia não suporta muito tempo são alguns indícios de que há algo de errado.  

Para te ajudar a evitar possíveis problemas e complicações, falaremos aqui sobre 4 erros comuns que as pessoas cometem quando fazem a instalação da resistência elétrica da sua casa. Confira: 

  1. Fios desencapados 

A má instalação e manutenção dos fios elétricos é um dos maiores causadores de incêndios em residências no Brasil, de acordo com a Comissão de Prevenção de Acidentes do Crea-RJ. Algo tão simples como fios pode causar graves acidentes. 

Por isso, é imprescindível verificar se os fios estão encapados no momento da instalação. Já percebeu que cada fio possui uma capinha protetora com cores diferentes? Essa capa impede que os fios se encostem evitando choques e curtos-circuitos. 

  1. O Famoso Benjamim 

Gambiarra e segurança não combinam. Usar dois conectores em uma mesma tomada é uma péssima ideia, mas mesmo assim é algo comum nos lares brasileiros.Isso não quer dizer que você não possa usar conectores, mas é preciso entender que cada tomada possui um limite de carga máxima. 

O mal uso dos conectores pode provocar problemas como superaquecimento, danificação de eletrodomésticos e sobrecarga da rede. Portanto, não plugue vários equipamentos no mesmo conector.  

  1. Atenção as tomadas 

Quem não gosta de uma tomada perto da cama, não é mesmo? Apesar de ser muito útil, é indispensável tomar muito cuidado com as tomadas, especialmente em residências que possuem crianças e animais de estimação. 

Se você tem filhos e/ou animais em casa sabe do cuidado que é preciso ter, como por exemplo a instalação de tela protetora, manter objetos cortantes em lugares altos, e por aí vai. Com a tomada não poderia ser diferente: coloque sempre protetores de tomadas para evitar choques.

  1. Eletricidade e água bem longes 

Afaste os equipamentos elétricos da água, como secadores de cabelo. Caso haja contato direto desse tipo de equipamento com a água, desligue imediatamente da tomada e não tente religa-lo. 

Em casos mais urgentes, como incêndio causado por equipamentos, não tente apagar as chamas com água! A água é uma condutora de eletricidade, podendo causar choques. Portanto, no caso de incêndio, desligue a chave geral da residência e contate os bombeiros o mais rápido possível. 

Caso for combater as chamas, use o extintor de incêndio classe C, pois eles são feitos especificamente para acidentes causados por equipamentos elétricos. É importante ressaltar que os bombeiros devem ser chamados em qualquer tipo de incêndio. 

Quando fazer a manutenção da resistência elétrica da sua casa?

É recomendável a manutenção da resistência elétrica da sua casa pelo menos uma vez por ano. Além de prevenir acidentes, você ainda garante maior vida útil dos seus equipamentos.

Não esqueça de chamar um bom eletricista na hora de fazer a instalação da rede elétrica. Se bem instalada, e com manutenção constante, dificilmente você terá problemas com a rede da sua residência.