Com o avanço da tecnologia, o setor da construção civil está em constante expansão e crescimento, e quem deseja trabalhar nessa área precisa estar atento às novidades e tendências do mercado. Por isso, no artigo de hoje separamos uma lista com as 4 tendências para construção civil em 2020 que você precisa conhecer! 

Atente-se a tecnologia

Não é novidade que a indústria da construção civil pode ser um pouco conservadora, e por isso muitas vezes acaba resistindo à chegada de novidades.

Mas uma coisa é certa: o ano de 2020 trará muitas transformações e avanços em diversos setores e com a construção civil não será diferente. 

Uma das grandes tendências para a construção civil em 2020 é a utilização de softwares e tecnologias capazes de auxiliar o compartilhamento de dados de projeto em tempo real entre os envolvidos em uma construção. 

A novidade aqui é que os softwares em nuvem, que já existem há algum tempo em outros mercados e também na construção civil, se tornaram mais populares nesse importante segmento econômico. 

Sendo assim, estando no canteiro de obras ou no escritório de arquitetura, o compartilhamento de informações em tempo real é um grande facilitador para gestão de projetos da construção civil. 

Construções mais sustentáveis

Outro assunto que vem ganhando relevância no mundo inteiro, mas que conquistou um espaço especial entre as tendências para construção civil em 2020, são as construções sustentáveis. 

Isso envolve temas extremamente atuais e importantes, como a reutilização de água, diminuição do uso de energia ou reciclagem de eletrônicos.

A adoção de medidas sustentáveis nos projetos traz grandes benefícios não só ao planeta, mas também aos empreendimentos. Os consumidores buscam cada vez mais por empreendimentos que possuam certificados e selos de sustentabilidade, e que demonstrem ações de conservação do planeta. 

Controlar o consumo de água, energia e até a diminuição de resíduos em obra são algumas ações que fazem toda a diferença! 

Pré-fabricados

Uma das grandes apostas da construção civil em 2020 é nos pré-fabricados de concreto. Essa nova tendência se dá por conta do ritmo lento de crescimento da economia no país. 

Nesse cenário, a redução de custos é um dos grandes diferenciais deste produto, juntamente com outros benefícios como rapidez, qualidade e durabilidade. Tudo isso, é claro, quando comparados aos métodos tradicionais de construção. 

Sua obra mais segura

Essa tendência já vem ganhando espaço há um tempo, mas em 2020 vem com ainda mais força. Trata-se da segurança de obra por meio do uso de equipamentos de proteção individual. 

Itens como capacetes, luvas, vestimentas e calçados são muito importantes para garantir a segurança de quem está no canteiro de obras. 

Além desses uniformes profissionais que são voltados para quem está no canteiro de obras, o uso de cinta de amarração de carga também é essencial para aqueles que realizam qualquer tipo de trabalho em altura.

Lembrando sempre que os EPI’s (Equipamentos de proteção individual) são regulamentados e obrigatórios, segundo a NR 6 (Norma regulamentadora).

Acompanhe as tendências para a construção civil em 2020

O setor de construção civil está passando por grandes avanços e diversos pontos devem ser levados em consideração para 2020 nessa área.

Com o avanço da tecnologia vem também algumas ferramentas que vão ajudar esse setor como o compartilhamento de dados em nuvem, por exemplo, que viabiliza o compartilhamento  em tempo real de dados do projeto para todos os envolvidos.

Além disso, a construção sustentável ganha mais espaço também nesse ano, onde o consumo de água, energia e até mesmo a diminuição de resíduos ganha uma atenção maior, uma vez que os próprios consumidores buscam por isso atualmente.

O pré-fabricado de concreto é utilizado para que custos sejam reduzidos, além de tornar possível que uma obra seja concluída mais rapidamente.

E algo que está sempre em alta, mas cresce ainda mais em 2020 é a atenção aos equipamentos de proteção individual (EPI’s), garantindo a segurança de todos os envolvidos na obra.

Gostou dessas dicas? Fique atento para garantir que você estará por dentro de todas as novidades e tendências para a a construção civil em 2020 e se inscreva na nossa newsletter semanal!