Quando pensamos na escolha de móveis para o quarto, a primeira coisa que vem a mente é conforto. Nesse sentido, a escolha da cama é uma das variáveis mais importantes. E, sem dúvidas, as vantagens da cama box tornam-se cada vez mais evidentes para quem quer unir conforto e estilo!

Afinal, ter uma boa noite de sono é algo impagável. Isto só traz benefícios, como a melhora da saúde física e mental das pessoas. Por isso é que é tão importante fazer a troca, de vez em quando, do colchão ou até mesmo da cama, visando um maior conforto. 

As camas box se tornaram uma ótima alternativa para a decoração de quartos hoje em dia. Mas, você conhece esta peça – que tem,  inclusive, conquistado o mercado brasileiro?

Pois bem, saiba que as camas box são camas de altíssima qualidade, muito práticas e elegantes. Só que elas diferem – de vários modos – das camas tradicionais, apresentando vantagens que muita gente desconhece. Ficou curioso? 

Então, continue acompanhando este texto para conhecer as vantagens da cama box.

vantagens-da-cama-box

As principais diferenças de ‘cama box’ para ‘cama tradicional’

Camas box costumam ser mais compactas e, por isto, são uma alternativa melhor para quartos pequenos, ocupando apenas a área do colchão. 

Mas há outras vantagens da cama box, além da dimensão, em comparação ao modelo tradicional que podem ser citadas, e que inclusive podem auxiliar no seu bem-estar. Uma delas é a possibilidade de personalização da cabeceira. 

Vantagens da cama box

Diferentemente das camas tradicionais, a cama box dispensa a estrutura de estrado e cabeceira. Como dito antes, elas permitem o melhor aproveitamento do espaço, sem abrir mão do conforto e da praticidade.

Isso deve-se ao fato de que as camas box possuem um ótimo sistema interno de molas que garante a maleabilidade do colchão; além disso, muitas vezes, possuem uma camada extra de espuma na parte superior – que é chamada de ‘pillow top’.

vantagens-da-cama-box

Outra vantagem da cama box é o seu design de visual bem clean, que permite a sua combinação com diversos tipos de decoração. 

Acompanhadas das cabeceiras certas, podem deixar os cenários dos quartos com um ar mais sofisticado. E muitos modelos ainda vêm com rodízios, o que facilita a limpeza do cômodo.

vantagens-da-cama-box

Algumas informações sobre os diferentes modelos de cama box

Já se pôde entender que a cama box difere da cama tradicional em tamanho, estrutura, estética, conforto e praticidade. E talvez sejam justamente estas diferenças e vantagens da cama box que a fizeram a ‘queridinha do mercado’. 

Na dúvida entre escolher entre um e outro modelo basta pensar o que poderia atender melhor às suas necessidades. Uma peça simples ou conjugada? Com baú ou bicama?

Pois bem, saiba que existem vários tipos diferentes de camas box a venda nas lojas. Tem as de solteiro – com 88 cm por 1,88 m – e as de casal – com 1,38 por 1,88 m; 1,58 por 1,98 m; 1,93 por 2,03 m; ou outras medidas fora do padrão. 

vantagens-da-cama-box

Certas peças vêm com gavetões na parte de baixo ou com outros compartimentos ocultos para guardar edredons e travesseiros, e até mesmo servindo de cama para os Pets.

Dentre estes modelos de camas box, basicamente, há dois sub modelos: as com colchão fixo ou colchão separado da estrutura de casa. 

Destas, as mais requisitadas no momento são as com partes articuladas para ajuste da altura do colchão; as com baú bipartido; e, sobretudo, as com molas individuais ensacadas. Portanto, pelo que se entende, há muitas opções para a hora da compra da sua cama nova.

Cabeceira para cama box

A cabeceira de sua cama não precisa ser muito elaborada. Mas, inevitavelmente, ela será a primeira coisa percebida no quarto, deixando a cama box em segundo plano. Tal peça pode apresentar um design mais simples e ainda ser considerada bonita. 

Ela pode ser fixa à parede ou ficar só apoiada na mesma; ir até o teto ou alongar o quarto, “abraçando” os criados mudos – ficando entre 30 e 40 cm acima da altura da cama.

vantagens-da-cama-box

“Se o propósito é oferecer aconchego, conforto, ou mesmo ‘aquecer’ o ambiente, podemos escolher as cabeceiras em capitonê, em tecido, estofadas ou usar almofadas penduradas em um varão, fica incrível.” – arquiteta Thais Lacialamella; Revista Zap Imóveis.

Muitos fabricantes oferecem em seu catálogo alternativas de cabeceiras para acompanhar os colchões a venda, o que confere outra vantagem da cama box. Agora, em sua casa, você é livre também para criar algo único, uma cabeceira mais criativa. 

Encare este momento como uma oportunidade de personalizar a decoração do quarto. Que tal montar uma cabeceira com janelas velhas, pallets, adesivos, quadros, tapeçaria ou outro material? Use toda sua criatividade!

Essas dicas de decoração com cama box foram criadas pela equipe Viva Decora.