Todo mundo quer sua casa ou condomínio mais seguro, mas para isso é necessário investir em uma série de procedimentos e equipamentos, como é o caso dos alarmes de segurança, das luzes de emergências e  extintores de incêndio. No entanto, muitos se esquecem das telas de proteção.

Mas esse “esquecimento” pode causar sérios acidentes! Principalmente para quem mora em apartamentos, sobrados ou casas com mais de dois andares. 

A tela de proteção vem justamente para dar essa segurança para quem mora em lugares com risco de queda. E se você convive com crianças, animais ou pessoas que necessitam de cuidados especiais, a atenção para segurança deve ser redobrada. 

Se você tem dúvidas sobre os tipos de telas de proteção, e sobe a sua importância para a sua residência, então você está no lugar certo! 

O que são telas de proteção? 

As telas de proteção  são malhas feitas de materiais não metálicos, com o intuito de proteger contra o risco de queda. 

Os tipos são muito, podendo variar tanto no processo de produção das telas de proteção – que pode ser artesanal ou industrial – quanto no material utilizado para a sua confecção. 

Hoje em dia é possível encontrar o produto em diferentes materiais, como o polietileno reciclado, o poliéster e PET porém, as mais comuns de serem encontradas são as produzidas em  Nylon Polietileno ou Nylon Poliamida.

As telas de proteção de nylon polietileno possuem malhas mais rígidas, e por isso apresentam um efeito mais plastificado. 

Já as telas de proteção de nylon poliamida são malhas feitas com um fio mais macio, que dão a impressão de seda. Justamente pelo acabamento, são a opção mais encontrada nos lares. 

Por que colocar telas de proteção? 

Ainda que não seja obrigatório por lei o uso de telas de proteção, a sua instalção é altamente recomendada, principalmente em apartamentos mais altos, casas com mais de um piso, e também ambientes que são frequentados por crianças, como escolas, clubes e afins.

É claro que manter a sua casa com boa circulação do ar é essencial para a saúde da sua família. Mas, deixar as janelas e sacadas abertas sem proteção é um problema. Afinal, ninguém quer causar um acidente, não é mesmo?! 

É aí que a tela de proteção entra! Ela cumpre muito bem a função de manter as portas, janelas e varandas bem protegidas contra quedas, sem comprometer a circulação do ar no ambiente.

#1 lição – Segurança com design 

Não é porque você vai colocar uma tela de proteção que sua sacada precisa ficar feia! É possível sim unir segurança e  decoração, mas como fazer isso?  

Se imagine na seguinte situação: você acabou de comprar uma casa nova, comprou móveis e instalou um belo deck de madeira na varanda.

Mas toda essa decoração não está ornando com a tela de proteção nas passagens de ar. E agora? 

As telas de proteção além de oferecerem segurança, também proporcionam uma grande variedade de modelos. Isso quer dizer que existe uma gama de cores, modelos, tamanhos e formas, tudo para manter sua residência bonita e segura. 

#2 lição – Economize com segurança

As telas de proteção se tornaram indispensáveis para quem quer manter sua família segura quando se trata de risco de queda. E quando falamos em segurança certamente o custo do produto não é uma prioridade. Mas isso não quer dizer que você não possa economizar. 

O preço final das telas de proteção pode variar de acordo com o fornecedor e o tipo de material utilizado. Para se ter uma ideia de custo, o metro quadrado das telas de proteção podem variar de 35 a 50 reais.

Contudo, a vida útil desse equipamento ultrapassa os 10 anos, caso a manutenção seja feita corretamente. 

#3 lição – Segurança e mais segurança 

Segurança nunca é demais quando falamos da nossa família e dos nossos animais de estimação, especialmente se tratando de ambientes localizados no alto ou até mesmo de locais onde o parapeito é baixo. 

As telas de proteção são feitas de materiais muito resistentes, e por isso são um equipamento indispensável na hora de garantir a segurança da sua família. Além de serem extremamente eficazes, são também um produto de baixo custo e baixa necessidade de manutenção. 

Hoje em dia são produzidas em diversos tipos de materiais, formatos e cores, o que não prejudica nem a decoração do ambiente e nem a livre circulação de ar. 

A segurança deve ser sempre prioridade no seu imóvel! Agora que você se tornou um especialista em telas, já está pronto para escolher a que mais combina com sua moradia.