Sem dúvidas as redes sociais podem ser um fator importante para impulsionar o sucesso de um profissional da arquitetura. Mas para isso, é preciso entender quais são as redes mais relevantes e como realizar um trabalho efetivo dentro de cada uma delas. Pensando nisso, reunimos uma lista de redes sociais que você, profissional da construção civil não pode ficar de fora! E claro, separamos algumas dicas especiais para te ajudar a alcançar o sucesso. Vamos conferir?

As principais redes sociais para Arquiteto

1. Instagram

Hoje, a definição da nova rede social do empresário Mark Zuckerberg — também conhecido como o então proprietário do gigante Facebook e também do Whatsapp — é documentar os momentos mais perfeitos de uma rotina.

O diferencial da rede é a fotografia. Enquanto plataformas como o Twitter trabalham com foco em textos, o Instagram foca em imagens. O aplicativo foi desenhado para ser utilizado em smartphones porém a visualização dos perfis — e até uma parte da interação — está disponível para desktops.

Para um arquiteto, a criação de um perfil com imagens bem produzidas é ideal. Afinal de contas, é o apelo visual no trabalho realizado que ajuda um profissional a ganhar força e impulsionar o trabalho. Para que seja possível aumentar a visibilidade, nossas dicas são:

  • Utilizar hashtags: a utilização de hashtags potencializa as visualizações de seu perfil e leva o seu conteúdo a pessoas que estão buscando por aquele determinado assunto através dos termos escolhidos. Então, é uma ótima opção.

    Para isso, escolha palavras relacionadas ao seu trabalho. Por exemplo: #arquitetura #decoracao, #amodecoracao, etc. Lembre-se de não pontuar os termos e de também visualizar quais são aqueles que possuem mais publicações, já que estes provavelmente serão os que trarão mais visitas para o seu perfil e conteúdo;

  • Aplique a geolocalização: através dessa funcionalidade é possível marcar o local em que uma fotografia foi retirada. Com o auxílio de um GPS, você consegue fazer isso com facilidade. O interessante dessa ação é que ela permite encontrar perfis próximos fisicamente a você e ao seu estabelecimento, podendo se transformar em potenciais clientes;

    Se você ou o seu escritório realizam projetos no Brasil inteiro, por exemplo, você pode aplicar a geolocalização dos trabalhos que foram realizados para atrair um maior número de visualizações;

  • Faça menções: conquistar visitas de outros perfis que possuem públicos próximos aos seus pode ser interessante. Para isso, faça parcerias e menções a usuários em suas próprias publicações. Essa prática impulsiona os comentários, aumenta o engajamento e estreita laços;

  • trabalhe os detalhes: se você é um profissional que possui um portfólio curto ou denso, uma dica importante é focar na riqueza dos detalhes: fotografe o ambiente de ângulos diferentes e  faça fotos mais próximas que evidenciem detalhes que podem ser interessantes, como as arestas de uma mesa, ou até mesmo a estampa de almofadas.

O importante aqui é descobrir qual o tipo de postagem que faz mais sucesso com o seu público, e manter uma padronização no conteúdo compartilhado! E não se preocupe se os resultados não vierem na velocidade esperada: para encontrar o tipo de conteúdo perfeito serão necessários alguns testes!

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2. Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede também voltada às fotografias. Com mais de 175 milhões de usuários ao redor do mundo, é a rede ideal para mostrar e também buscar  ideias criativas.

A rede é organizada através de painéis que podem ser criados e segmentados da forma como o próprio usuário achar conveniente. Eles facilitam não só a sua organização, mas também a busca por novas referências. Um ponto bacana que pode ser destacado é que a rede é amplamente utilizada como forma de buscar referências por profissionais de todos os cantos do planeta e de todas as áreas de atuação. Por exemplo, se o usuário está buscando referências para um quarto de criança, pode agrupar diferentes imagens em um único painel. Todas essas referências podem ser utilizadas mais pra frente no momento da elaboração do briefing do projeto.

3. Facebook

É impossível ficar de fora da rede social mais popular do mundo. Com mais de 1,6 bilhões de usuários, o site disponibiliza a publicação de variados formatos — desde textos até vídeos.

Um ponto que deve ser destacado sobre o Facebook é que você — como arquiteto ou até mesmo como empresa — precisa criar uma fanpage, e não um perfil.

Uma fanpage é a pagina direcionada para empresas, enquanto o perfil é voltado para pessoas físicas. Essa foi a forma que o criador Mark Zuckerberg encontrou para fazer a diferenciação entre a pessoa jurídica e a pessoa física.

Ou seja, criando uma fanpage para o seu escritório você consegue manter contato com o seu público-alvo de forma dinâmica, compartilhando conteúdos relevantes! Você pode fazer a publicação de projetos próprios, de referências no mercado, artigos próprios e de terceiros, e tudo o mais que achar conveniente para engajar o seu público.

Mas essa não é uma tarefa fácil, ainda mais com os algoritmos do Facebook reduzindo com frequência o alcance orgânico das publicações! Por isso no Facebook existe a possibilidade de impulsionar as suas publicações para que seja possível conquistar uma audiência cada vez maior com os anúncios pagos.

Muito provavelmente você já foi atingido por um deles – sempre há uma frase escrita “conteúdo patrocinado” abaixo de cada material desse tipo. A prática consiste em investir um pequeno valor para que sua publicação seja mostrada para mais pessoas.

O interessante dessa ação é que você pode segmentar um público específico. Por exemplo, se você é especializado em decoração de ambientes infantis, pode produzir um anúncio segmentado para mulheres que acabaram de ter filhos. Ou se você tem foco na produção de quarto de casais, pode elaborar um anúncio mostrando seu porftólio para pessoas que acabaram de noivar ou mesmo de se casar.

É interessante ver as possibilidades de segmentação dentro da rede social. Para isso, após criar uma fanpage, faça testes para que seja possível identificar qual segmentação traz mais retornos para o seu negócio. E, quando perceber que a questão precisa se tornar um pouco mais profissional, busque ajuda de especialistas para potencializar seus resultados.

4. Linkedin

O LinkedIn é uma rede social profissional, por isso é importante estar presente nela. Você, como arquiteto, pode estar interessado em promover o seu trabalho para pessoas físicas e também para empresas. Outro cenário possível, é você estar buscando colaboradores para a sua empresa. Para todos os casos acima, o LinkedIn é a rede perfeita! Além de possuir conteúdos profissionais interessantes, o site impulsiona o estreitamento de laços profissionais que podem ser chaves para sua carreira.

Assim como o Facebook disponibiliza a fanpage, o LinkedIn oferece a Company Page, na qual também é possível produzir anúncios segmentados e elaborar conteúdos de forma orgânica — ou seja, sem a necessidade de investimentos.

5. Youtube

Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais consome vídeos no Youtube no mundo? O apelo audiovisual é interessante pelo fato de facilitar o consumo do conteúdo pelo usuário.

Ainda que a maioria dos acessos ao Youtube pelos brasileiros seja para fins recreativos, a produção de vídeos pode ser uma ótima alternativa para se diferenciar na internet. Outro ponto positivo é que o investimento para a criação desse tipo de conteúdo é mínimo, já que as tecnologias atuais possibilitam a criação de vídeos de alta qualidade até mesmo do celular.

O Youtube é disponibiliza a criação de canais, o que permite que você organize todos os seus materiais dentro de uma página específica. Hoje em dia, existem muitos profissionais da arquitetura que utilizam essa rede social para criar conteúdos educativos, como é o caso da Arqexpress.

Dicas para ter sucesso nas redes sociais

Escolha um público-alvo

O sucesso de um bom marketing digital é produzir conteúdo segmentado. Para isso é preciso escolher um público alvo. Crie um conteúdo para cada nicho diferente e você terá sucesso.

Documente todas as suas senhas

Provavelmente após ler este conteúdo você criará vários perfis, fanpages, company pages, etc. Mas, lembre-se de guardar todos os logins e senhas para não perder um bom trabalho. A organização é um dos primeiros passos para conquistar um bom resultado.

Realize um planejamento de conteúdo

Não publique conteúdo apenas quando estiver de bom humor. Produza um calendário editorial, e poste regularmente para engajar a sua audiência e manter a sua visibilidade. Faça testes para saber quais horários de publicação apresentam maior engajamento!

Busque ajuda de especialistas se precisar

Existem muitas empresas hoje em dia que fazem a gestão das redes sociais de forma profissional. Se achar que chegou o momento de pedir o auxílio de profissionais especializados e tiver os recursos financeiros necessários disponíveis, não hesite!

Impulsione publicações

Conforme citado, para potencializar as visitas, invista uma receita mesmo que pequena na promoção de conteúdos nas redes sociais do seu negócio.

Agora que você teve acesso as dicas para conquistar o sucesso com marketing digital e já conhece as melhores redes sociais para arquitetos, que tal aprender dicas tão incríveis como essas? Para isso, assine nossa newsletter!