A leitura estimula o aprendizado, a percepção e a memória, habilidades requeridas por qualquer profissional, mas fundamentais para os arquitetos. Por isso, os livros de arquitetura devem fazer parte da sua rotina não apenas durante a faculdade, mas por toda a vida.

Por meio deles, é possível adquirir conhecimentos e também entender melhor o universo prático e simbólico da profissão. É possível conhecer grandes obras e se inspirar, mesmo que a distância, com o trabalho de arquitetos renomados.

Se você deseja aprender mais, desenvolver novos talentos ou estimular os seus sentidos, separamos uma lista com 6 livros de arquitetura essenciais para a sua carreira. Continue a leitura do artigo e descubra quais são eles!

1. Urban Sketching: guia completo de técnicas de desenho urbano — Thomas Thorspecken

Ao contrário do que o senso comum costuma acreditar, não é preciso saber desenhar para se tornar um arquiteto. Inclusive, existem diversas tecnologias atualmente que ajudam bastante a fazer alguns desenhos, contribuindo para o dia a dia dos profissionais.

No entanto, isso não quer dizer que essa não possa ser uma habilidade melhorada e desenvolvida ao longo do tempo. No livro Urban Sketching, Thomas Thorspecken apresenta desde os princípios básicos do desenho até como funciona a elaboração de croquis de obras arquitetônicas.

Esse livro de arquitetura funciona como um verdadeiro guia para se aprender a desenhar. Para isso o autor, que é desenhista por formação, apresenta diversos exemplos de trabalhos de vários arquitetos, sendo ricamente ilustrado. Ou seja, vale pela leitura e pela apreciação de grandes projetos.

2. Urbanismo Ecológico — Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty

A sustentabilidade tem sido, já há algum tempo, uma das maiores preocupações nas construções urbanas. Daí que em 2009, foi realizado um simpósio, na Universidade de Harvard, com especialistas de diversas áreas para debater o assunto.

O resultado das publicações, ensaios, artigos e aulas foi a compilação no livro Urbanismo Ecológico, de iniciativa de Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty. Os trabalhos são de autoria de profissionais de diferentes áreas, como arquitetura, artes, economia e ciências naturais, o que resultou num material rico e com as mais diversas perspectivas e opiniões.

São abordados temas bastante atuais, como a ocupação do solo, o transporte público, a infraestrutura urbana, o manejo de resíduos, entre outros. Tudo isso, como não poderia deixar de ser em uma publicação como essa, com muitos exemplos práticos, desenhos, fotos e imagens de projetos bem-sucedidos.

3. A Arte de Projetar em Arquitetura — Ernst Neufert

Agora mencionamos um dos livros de arquitetura mais clássicos desta coleção que, apesar de mais antigo, continua atual, até por conta das diversas revisões e atualizações por que passou. A Arte de Projetar em Arquitetura, do alemão Ernst Neufert, pode ser usado para consultas recorrentes sobre as técnicas de construção.

Nele são encontradas informações e dicas sobre ergonomia, arquitetura solar, reforma e reutilização de edificações, utilização e aproveitamento de energia e todo tipo de projetos de arquitetura. O autor aborda temas relacionados da base ao teto, do projeto ao acabamento.

Sendo assim, consiste numa obra básica e de leitura obrigatória para estudantes de arquitetura e engenharia, servindo para consultas recorrentes por profissionais da área.

4. Tudo sobre a casa — Anatxu Zabalbeascoa

Diferentemente do livro anterior, que funciona mais como um manual, este aborda diversos aspectos de uma construção, desde a arquitetura e a tecnologia envolvidas até os hábitos e a vida dentro dela. Ou seja, em Tudo sobre a casa, Anatxu Zabalbeascoa se refere não apenas às questões materiais, como também emocionais e psicológicas referentes a uma obra.

Em formato de crônica (outro diferencial do livro), o autor narra a evolução e o cotidiano das pessoas em sua relação com os cômodos de uma casa (sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim). Assim, vai apresentando grandes projetos arquitetônicos, clássicos e modernos e como eles foram se adaptando ao pensamento e ao estilo de vida dos homens.

5. História da Arquitetura Moderna — Leonardo Benevolo

Uma das diferenças de História da Arquitetura Moderna para os livros de arquitetura mencionados anteriormente é ser o primeiro mais teórico, apresentando os períodos históricos, os estilos e exemplos. Escrito pelo consagrado arquiteto e historiador italiano Leonardo Benevolo, tem uma narrativa bem construída, que serve tanto de relato quanto de inspiração para os profissionais.

Afinal, pela história pode-se aprender bastante com exemplos bem-sucedidos e outros nem tanto. Para isso, Benevolo narra os diferentes períodos de desenvolvimento da arquitetura, seus estilos, experiências e expressões.

No entanto, ele vai além do relato, discutindo também as implicações sociais e econômicas das obras em cada época e atualmente. É uma leitura fundamental, sobretudo para estudantes, e que não pode passar batida para qualquer um no cotidiano profissional.

6. Complexidade e Contradição em Arquitetura — Robert Venturi

E para fechar a nossa lista de livros de arquitetura essenciais, destacamos o valor da publicação Complexidade e Contradição em Arquitetura. Nela, Roberto Venturi faz tanto uma exaltação quanto uma crítica à área a partir do seu desenvolvimento histórico e estilístico.

Isso é feito a partir da reinterpretação de obras consagradas, com um olhar crítico e às vezes ácido sobre algumas delas. Por exemplo, Venturi critica o estilo moderno, confrontando-o com o tradicional, usando como referências obras da antiguidade e atuais.

O autor chega a criticar assuntos bem específicos, como o modelo de “edifício esqueleto”, de Le Corbusier, feito de fundação, pilares e lajes. Ele defende que a arquitetura é uma área mais complexa e ainda não desenvolvida plenamente. Ou seja, é uma leitura especial para qualquer arquiteto que busca um diferencial no mercado e soluções mais amplas para os problemas arquitetônicos atuais.

Bom, lembramos que a nossa lista é bem curta, mas traz livros de arquitetura muito importantes e de leitura essencial para estudantes, arquitetos, engenheiros, construtores ou apenas os aficionados pela área. Assim, leia, aprecie, reflita e questione todas essas obras. Afinal, diversos projetos arquitetônicos encantam e intrigam muitas pessoas há séculos. Boa leitura!

Gostou de conhecer esses livros de arquitetura? Quer receber mais dicas sobre o mercado e a sua atuação profissional? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhum de nossos posts!