Não é surpresa que a escassez de mão de obra qualificada, o aumento dos custos com materiais, e projetos cada vez mais complexos de serem executados teve grande impacto nas empresas do setor da construção civil, que tiveram sua margem de lucro reduzida de forma significativa. 

Nesse cenário, empresas capazes de otimizar o tempo de execução de um projeto, aumentar a produtividade da sua equipe e reduzir os seus custos, apresentam grande vantagem competitiva.

Por isso a organização e a acompanhamento de métricas, além de um bom relacionamento com clientes, são tão importantes. E dar conta de todas essas necessidades e ainda se concentrar no que é a sua expertise, de fato, é um grande desafio.

A boa notícia é que a tecnologia, hoje, consegue encurtar processos de gestão e tornar mais simples todos esses controles. Nesse artigo iremos te contar como a tecnologia móvel pode tornar a sua empresa mais competitiva!

Menos erros significam menos custos

Você sabia que retrabalhos são a maior fonte de custos adicionais inesperados para a maioria das empresas de construção? E a melhor forma de evitar esse custo, é por meio do planejamento. Afinal, reduzir erros se resume a facilitar o entendimento correto daquilo que foi pedido pelo cliente, por isso, quanto mais detalhado for o planejamento das atividades de obra no canteiro, menores as chances de erro.

Para tanto, é importante que seja feito um Cronograma detalhado de obra, que identifique todas as atividades previstas, os profissionais responsáveis, os materiais necessários e o prazo.

Nesse sentido, a tecnologia em nuvem é grande aliada do controle e acompanhamento de obras. Por meio do uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, é possível que todos os seus colaboradores de obra façam o registro e atualização das informações diretamente do canteiro de obras.

Gestão de projetos mais eficiente

A gestão de qualquer negócio envolve o gerenciamento de uma grande quantidade de informações e colaboradores. Mas na área de arquitetura, ainda é necessário saber manejar as expectativas do cliente e o controle adequado de recursos.

A falta de integração entre as diferentes áreas da empresa tornam o papel do gestor de obra ainda mais difícil, criando atrasos significativos no processo de tomada de decisão.

A possibilidade de acompanhar e atualizar as informações em tempo real permite que o gestor esteja sempre informado, sobre os acontecimentos do canteiro de obra, sem a necessidade de visitas constantes ao local da obra. Ainda existem opções que oferecem a instalação de câmeras de videos no canteiro de obras durante 24 horas.

Além de otimizar o tempo de trabalho, essas tecnologias ainda permitem a geração de relatórios automáticos com todas as informações importantes do projeto, que podem ser compartilhados tanto com a sua equipe de obras quanto com o cliente.

Comunicação em tempo real

Um dos maiores problemas enfrentados por gestores de obras na hora de executar um projeto é a mão de obra fragmentada. Com tantos profissionais de diferentes áreas envolvidos no processo, e a necessidade de aprovação do cliente, pode ser difícil garantir uma comunicação eficiente entre todas as partes.

A qualidade da comunicação e o alcance das informações costumam influenciar os resultados de uma empresa e são especialmente importantes na indústria da construção. O uso de tecnologias móveis permite que os colaboradores tenham acesso instantâneo às informações do processo, e agilizam o processo de tomada de decisão.

Integração das diferentes áreas da empresa

Por fim, além de serem uma solução mais sustentável, o uso de tecnologias em nuvem ajuda também na organização do seu escritório, pois permite que todos os colaboradores tenham acesso a todos os documentos do projeto, como plantas, projetos, referências, orçamentos, cronograma, entre outros.

Além disso, com todas as informações reunidas em um só lugar, fica mais fácil avaliar os resultados financeiros e operacionais do seu negócio.

Agora que você já sabe como economizar tempo, reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho, não é hora de ver o que a tecnologia móvel pode fazer pelo seu escritório? O Veja Obra é um software 100% em nuvem, e possui ferramentas que permitem a criação de processos mais eficientes, aumentando a rentabilidade dos seus projetos. Acesse o nosso site www.vejaobra.com.br e teste grátis por 30 dias!