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Como Alavancar Os Resultados Do Seu Escritório De Arquitetura

6 minutos para ler

Se você é um arquiteto empreendedor, então certamente sabe que alavancar os resultados do seu escritório de arquitetura pode ser um desafio e tanto.

As dificuldades vão desde a definição de um nicho de mercado atrativo, até o estabelecimento de processos internos para garantir a assertividade do seu serviço. Tudo isso sem falar nas estratégias de captação de novos clientes para o seu escritório!

A vida empreendedora não é fácil, mas é certamente muito gratificante. No entanto, sabemos que é comum surgirem algumas dúvidas sobre a melhor forma de crescer e alavancar o seu negócio. 

Por isso, no artigo de hoje separamos as melhores dicas para você que quer alavancar os resultados do seu escritório de arquitetura!

Invista Em Você Mesmo

Um diploma não está entre os requisitos básicos para empreender, mas conhecimento e experiência prévias são sempre favoráveis!

A dica aqui é focar em cursos complementares que possam ajudar na sua área de atuação, sempre levando em consideração a vantagem competitiva que isso pode trazer para o seu negócio. 

Conheça O Seu Público-Alvo 

Se você quer alavancar os resultados do seu escritório de arquitetura, então você precisa focar no relacionamento com os seus clientes e público-alvo.

A única forma de entregar um serviço realmente excelente é conhecendo muito bem as necessidades do seu público-alvo. Por isso, crie estratégias para ouvir e se aproximar dos seus clientes em potencial.

Uma boa forma de fazer isso é utilizando as redes sociais: o Instagram oferece uma gama enorme de ferramentas para que você consiga se comunicar com a sua audiência.

Lembre-se que para conseguir fechar mais clientes, você precisa entender quais os problemas que esse cliente em potencial enfrenta no dia-a-dia, quais as necessidades que ele possui e como você pode ajudá-lo.

É claro que essas informações irão variar de acordo com o seu nicho de mercado, por isso é fundamental que você saiba exatamente para quem é o seu serviço. 

Foque No Seu Diferencial Sempre 

Como você pode se diferenciar dos outros profissionais do mercado? Essa é a pergunta de ouro para você que quer alavancar os resultados do seu escritório de arquitetura.

A grande sacada para a diferenciação no mercado de arquitetura é tornar o seu serviço uma experiência inteiramente única para o seu cliente. E para isso, você precisa ter muito claro qual é a sua proposta de valor!

Em palavras simples, o que o seu serviço tem de especial que faria com que um cliente optasse por contratar você e não o arquiteto vizinho?

Você pode se diferenciar pelo seu atendimento impecável, pelos seus desenhos 3D super realistas ou por entregar as obras mais rápido que os concorrentes: o que importa é que você deixe isso claro para o seu cliente durante a sua proposta comercial.

Previsibilidade Financeira

Se você quer alavancar os resultados do seu escritório de arquitetura, então você precisa fazer uma boa gestão financeira do seu negócio.

Nenhum escritório de arquitetura consegue sobreviver sem uma gestão eficiente de custos. E aqui entram aspectos que vão desde a precificação do seu serviço até o seu pró-labore.

Um dos erros mais comuns entre os profissionais é não possuir uma reserva financeira. Todo negócio passa por momentos de crise, e você precisa estar preparado para isso. 

Se ao final do mês você tira todo o dinheiro que sobra do caixa da empresa, o que acontece nos meses em que o faturamento for menor do que as suas despesas? Chances são de que você irá precisar tirar dinheiro do próprio bolso para cobrir o furo.

A ideia aqui é que você tenha uma espécie de salário fixo. Isso ajuda você a manter a previsibilidade dos custos da empresa, além de permitir que você planeje de forma mais assertiva suas estratégias de captação de clientes e expansão. 

A Importância Do Pós-Venda 

Tão importante quanto vender o seu serviço, é construir um bom relacionamento com os seus clientes antigos. Pesquisas indicam que a prospecção de novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais do que vender para um cliente que já consumiu o seu serviço anteriormente.

Por isso, é fundamental que você abra o espaço para esse cliente fornecer feedbacks sobre o seu serviço! Além de ser uma forma de mostrar para o seu cliente que você se importa com a opinião dele (despertando o gatilho mental da empatia), o feedback desse cliente pode ser uma ferramenta valiosa para você corrigir possíveis falhas no seu processo. 

Dessa forma, sempre que esse cliente precisar dos serviços de um arquiteto, você será a primeira pessoa que virá na mente dela! 

Networking

Ter bons contatos é essencial para crescer em qualquer mercado – e no de arquitetos não é diferente. Conhecer pessoas do ramo é a melhor forma de fazer parcerias, e até de superar os momentos de crise.

Por isso, a nossa dica aqui é participar de eventos do mercado e usar as redes sociais para conhecer não só clientes em potencial, mas também profissionais que podem trocar experiência com você!

Gestão Do Seu Tempo 

Fazer a gestão do seu tempo nem sempre é a atividade mais fácil, especialmente quando se tem muitas responsabilidades a serem cumpridas – como é o caso de qualquer empreendedor no início da sua jornada. 

Para se manter produtivo e eficiente, é preciso contar com ferramentas capazes de te auxiliar com as atividades do dia-a-dia, como é o caso do VEJA OBRA. 

O VEJA OBRA é o software perfeito para você que quer alavancar os resultados do seu escritório de arquitetura. Aqui você encontra as melhores ferramentas para planejar e fazer o controle das suas obras com excelência e praticidade. Acesse agora o www.vejaobra.com.br e teste grátis! 



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