A qualidade da comunicação e o alcance das informações costumam influenciar os resultados de uma empresa e são especialmente importantes na indústria da construção. Seja você um arquiteto, um engenheiro ou um gestor de obras, provavelmente já teve problemas de comunicação no canteiro de obras.

A comunicação pode acontecer de forma escrita, verbal e por meio de sinais e placas. É importante garantir que as informações cheguem a todas as pessoas interessadas de maneira clara e objetiva.

As falhas de comunicação causam problemas no resultado e geram perdas e retrabalho. Por outro lado, uma comunicação efetiva facilita o andamento e a gestão da obra. Então, continue lendo para saber mais sobre a comunicação nos canteiros de obra!

O impacto de uma comunicação efetiva no canteiro de obras

A comunicação no canteiro de obras garante que as tarefas sejam executadas conforme especificações e dentro do prazo estipulado. Ela também faz com que sejam cumpridas regras e normas de qualidade e segurança.

Um estudo do Project Management Institute (PMI) revela que, para cada bilhão de dólares gastos em um projeto, cerca de 7,5% (75 milhões de dólares) podem ser perdidos em decorrência de falhas de comunicação. O estudo mostrou ainda que empresas que se comunicam efetivamente garantem uma performance melhor e completam, em média, 80% dos seus projetos no prazo correto e dentro do orçamento.

Fora do canteiro, na interface entre o pessoal de execução e o pessoal de planejamento, de engenharia e de arquitetura, a comunicação é igualmente importante.

Planejadores e arquitetos podem estar envolvidos em mais de um projeto ao mesmo tempo e, normalmente, não estão no canteiro em período integral. Por isso, quem projeta e planeja precisa estabelecer uma comunicação eficiente com quem executa a obra. É importante que os profissionais de projeto também possam acompanhar a obra e se comunicar com o canteiro frequentemente.

Como evitar problemas de comunicação no canteiro de obras?

A habilidade de se expressar bem pode ser aprendida e treinada pela maioria das pessoas, assim como a comunicação pode ser melhorada com algumas práticas simples. Confira nossas dicas para evitar problemas de comunicação no canteiro de obras!

1. Conscientize a liderança sobre a importância da comunicação

A maior parte das informações vem dos líderes, sejam eles diretores, gerentes ou responsáveis técnicos. Por isso, é importante que eles valorizem a comunicação e prezem pela sua efetividade.

Um bom gestor deve criar um canal de comunicação com seus funcionários, dando abertura para sugestões, reclamações e dúvidas. Se você trabalha de maneira independente, deixe claro para seus clientes e fornecedores que você está à disposição e faz questão de manter um canal de comunicação com eles.

2. Faça reuniões

As reuniões fornecem um espaço de comunicação interessante, onde várias pessoas podem interagir e expor suas ideias. Faça reuniões periódicas com seus clientes e fornecedores, mas cuidado para não exagerar na frequência: ninguém gosta de reuniões improdutivas, que desperdiçam horas preciosas do dia de trabalho.

Por isso, tenha uma agenda para a reunião, estabeleça os pontos que serão discutidos e tente se ater a eles. Discuta soluções para os problemas levantados e defina prazos e responsáveis pela resolução de cada um deles.

3. Promova palestras e treinamentos

Muitos problemas nos canteiros de obras surgem pela falta de capacitação das pessoas envolvidas. Pensando nisso, é recomendável que você promova palestras e treinamentos para tirar dúvidas e informar os funcionários sobre os procedimentos a serem executados.

4. Sinalize o canteiro adequadamente

A sinalização do canteiro — por meio de placas, avisos e quadros — ainda é uma ferramenta de comunicação muito importante. Informações sobre equipamentos de segurança, áreas de risco e procedimentos de emergência devem estar visíveis por todo o canteiro.

Nos quadros, precisam constar informações relevantes para a rotina da obra como:

  • Horários de chegada e de saída;
  • Intervalos de descanso;
  • Detalhes sofre feriados;
  • Telefone úteis etc.

Também podem ser incluídas informações sobre o andamento da obra e o cumprimento de prazos.

5. Use celulares e mensagens instantâneas de forma inteligente

Os celulares e os aplicativos de mensagens instantâneas — como o WhatsApp — já fazem parte da rotina de muitos canteiros. Apesar da polêmica quanto ao uso desses apps, eles são benéficos, desde que utilizados de maneira racional.

O WhatsApp agiliza a troca de informações e permite acesso instantâneo a fotos e vídeos. Utilize-o quando precisar tomar decisões rápidas, mas não se esqueça de registrar os acordos em uma plataforma formal de comunicação, como o e-mail corporativo.

6. Invista em tecnologias para comunicação

Sua rotina de trabalho fica muito mais simples se você utiliza tecnologias que facilitam a comunicação. Já é possível encontrar aplicativos que permitem acesso mais rápido a todas as informações, aumentando a sua produtividade.

Os softwares de gestão de obra ajudam no gerenciamento de documentos, obras, plantas e orçamentos e, também, facilitam o contato com clientes e fornecedores. Eles permitem mais agilidade na tomada de decisões e aumentam a transparência para com os clientes.

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7. Não se esqueça do básico

Não se esqueça de que, apesar de toda a tecnologia, muitas pessoas nos canteiros de obra ainda dependem de informações básicas para desenvolver seus trabalhos.

Muitos colaboradores trabalham em áreas isoladas ou sujas e não têm acesso a computadores nem possuem conexão com a internet. Plantas, desenhos, cronogramas e outros documentos precisam estar disponíveis na obra e devem ser fornecidos em papel.

Como usar a comunicação para aumentar a produtividade?

Uma comunicação eficaz diminui os erros, aumenta a segurança e reduz o retrabalho nas obras. Uma boa comunicação permite que cada colaborador entenda seu papel e faça exatamente aquilo que se espera dele.

Além disso, os canais de comunicação garantem que informações sobre normas, padrões e regras da empresa sejam repassados a todos os funcionários. De maneira semelhante, eles também permitem que a equipe da obra se comunique com os arquitetos e engenheiros para tirar dúvidas, solicitar alterações no projeto ou informar sobre o progresso da obra.

Por fim, podemos dizer que a indústria da construção demanda canais de comunicação cada vez mais ágeis e a tecnologia é uma grande aliada de engenheiros e arquitetos. O uso de softwares, aplicativos, smartphones e tablets é ganha crescente importância para diminuir os problemas de comunicação no canteiro de obras.

Gostou da leitura? Não deixe de conferir mais dicas interessantes em nosso artigo sobre como fazer um planejamento de obra do início ao fim!