produtividade produtividade

As Lições Sobre Produtividade no Escritório Que Você Precisa Aprender

4 minutos para ler

Em um mundo no qual o mercado está cada vez mais competitivo, atentar-se aos níveis de produtividade da empresa é uma questão de sobrevivência. Isso por que, com o dinamismo do mercado, as empresas que possuem problemas de produtividade acabam perdendo mercado e enfrentando prejuízos.

No ramo da construção civil, os principais fatores que comprometem a produtividade das empresas são as longas horas de reuniões improdutivas e também as taxas de desperdício no canteiro de obras.

No artigo de hoje separamos algumas dicas incríveis para que você consiga ter reuniões mais produtivas. Boa leitura!

Direcionamento das reuniões

 De certo que as variáveis a serem consideradas na hora de planejar e executar uma obra são muitas. Por isso, é de extrema importância não só saber organizar as informações a serem compartilhadas em uma reunião, mas também direcioná-las para as pessoas certas.

Um erro muito comum são reuniões que contam com a presença de profissionais que não possuem a necessidade de estarem presente.

Por exemplo: se o assunto da pauta é sobre a utilização correta da cinta de carga, ou sobre como utilizar o sistema de combate a incêndio, ou até mesmo sobre como utilizar o equipamento de proteção individual (EPI), procure identificar quais os colaboradores que precisam realmente dessa informação. São essas pessoas que devem estar presentes na reunião.

Para te ajudar com esse direcionamento, a nossa dica aqui é contar com aplicativos capazes de ajudar no registro da pauta da reunião, e que permitam o compartilhamento das informações com outros usuários. O Trello possui uma versão gratuita e pode ser de ótima ajuda!

Organização das Informações

Outro ponto essencial para ter mais produtividade na construção civil é a organização dos assuntos que serão passados na reunião.

Defina o objetivo da reunião e os tópicos que serão abordados, e compartilhe essas informações com os participantes da reunião com antecedência. Isso permite que os seus colaboradores de obra se preparem para a reunião, separando dúvidas e comentários que acharem relevantes.

Isso ajuda a tornar a reunião mais produtiva e também no direcionamento das informações, conforme citamos no tópico anterior.

Uma dica interessante é realizar reuniões periódicas, assim você diminui a necessidade de longas horas de reunião, e ainda consegue identificar possíveis riscos com antecedência. Você pode separar um dia na semana ou a cada quinze dias para que todos possam se atualizar sobre o projeto em questão.

O Asana tem uma versão gratuita que permite criar uma lista de todas as tarefas a serem realizadas, com o descritivo, e também quais os profissionais responsáveis por executá-las.

Anote todos os feedbacks, sugestões e pendências

Para que seja possível fugir daquelas reuniões maçantes e improdutivas, é extremamente necessário contar com o feedback e sugestões de todos os seus colaboradores de obra. É comum que as reuniões se tornam improdutivas por conta dos mesmos assuntos serem repassados.

Justamente para evitar esse problema, é que é importante ouvir dos seus colaboradores qual a necessidade deles, para que seja possível planejar reuniões com informações novas e relevantes!

Tecnologia na Construção Civil

É fato que o setor da construção civil ainda tem algumas ressalvas quanto a adoção de tecnologias capazes de auxiliar tanto no planejamento quanto na execução de uma obra.

No entanto, o uso correto dessas ferramentas tecnológicas pode ser capaz não de ajudar no planejamento e execução da obra, mas também no compartilhamento de informações entre os colaboradores da obra em tempo real.

Por meio do uso de softwares especializados como o VEJA OBRA, é possível acessar as informações da obra como orçamento, cronograma e diário de obras, diretamente do canteiro de obras.

Tudo isso evita ruídos de comunicação entre as diferentes áreas da empresa, evitando assim retrabalhos.

Se você chegou até aqui então já percebeu que a produtividade na construção civil depende de uma série de fatores. Sem dúvida, com um pouco de organização, planejamento e tecnologia, é possível garantir mais produtividade para as suas reuniões. Pode até demandar um pouco de adaptação e esforço no início, mas, com a prática, a otimização de tempo se tornará rotina para você!

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com alguém que precisa ver isso também.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Posts relacionados

Deixe um comentário