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Conheça 9 Dicas Para Aumentar a Receita Do Escritório De Arquitetura

6 minutos para ler

Independente do tamanho do seu negócio de construção civil, o objetivo é sempre aumentar a receita do  escritório. No entanto, esse é também um dos maiores (se não o maior) desafio enfrentado por empreendedores. 

A grande sacada é identificar os gargalos e melhorias necessários para conseguir entregar um serviço de qualidade ao mesmo tempo em que atrai mais clientes para o seu negócio.

Como sabemos que esta pode ser uma tarefa complicada, separamos aqui 9 dicas de estratégias que podem te ajudar a aumentar a receita do escritório de arquitetura. Boa leitura! 

A importância de manter um controle financeiro da empresa

Quando falamos em aumentar a receita do escritório de arquitetura, a primeira coisa que vem à mente é aumentar o número de clientes. É claro que esse raciocínio não está errado, mas não é algo tão simples assim. 

Eu tenho certeza que você conhece alguém ou até mesmo já passou pela situação de ter que tirar dinheiro do próprio bolso para conseguir manter o negócio vivo. 

A realidade é que não basta ter um alto número de clientes e projetos rodando, se os custos e despesas do seu escritório estiverem altos. Isso, inclusive, é o que compromete a sua margem de lucro ao final do mês. 

Nesse sentido, o primeiro passo para garantir um aumento da receita do escritório é ter o controle de todos os custos diretos e indiretos que você possui com a sua operação – como aluguel de sala, energia e internet, softwares de desenho, folha de pagamento dos funcionários, tributação, entre outros. 

Esse controle é importante, inclusive, para que você seja capaz de definir quanto cobrar pelo seu projeto de maneira correta! 

A ideia é que você seja capaz de encontrar um ponto de equilíbrio entre os custos e receitas do seu escritório para então, a partir daí, desenvolver estratégias capazes de trazer mais lucro para o seu escritório. 

Estas estratégias podem ser relacionadas aos esforços de marketing e comunicação da sua empresa, aos seus processos internos e operação, e claro, ao serviço que você oferece como um todo. A seguir você confere as nossas melhores dicas de como aumentar a receita do escritório:

Marketing 

1) Aposte na diferenciação 

Para conquistar mais clientes e sair na frente da concorrência é preciso saber quais são os seus grandes diferenciais. Isso pode incluir o seu nicho de trabalho, clientes com quem já trabalhou, certificações, prêmios, e características do seu serviço no geral. 

2) Invista em ferramentas de marketing

Investir em marketing pode trazer resultados significativos para o seu negócio! Aqui me refiro a criar um bom site, usar as redes sociais para se relacionar com a sua audiência, frequentar e promover eventos, etc. 

3) Sempre peça por recomendações 

Essa é uma oportunidade de ouro para conquistar novos clientes a um baixo custo! Se o seu cliente está satisfeito com o serviço que você ofereceu, então peça para ele te indicar para um amigo/familiar ou para falar do seu trabalho em suas redes sociais. Outra boa dica é criar estudos de caso mais aprofundados onde você pode falar como o seu serviço foi capaz de transformar a vida de um cliente – essa é a maior prova social do seu negócio! 

Serviços e Operação 

4) Melhore o seu fluxo de caixa 

A organização financeira da sua empresa é fundamental para que você consiga crescer o negócio e assim gerar mais receita! Esse controle e acompanhamento permite que você planeje os seus desembolsos e a geração de receita de forma a evitar que a sua empresa fique no vermelho. Sendo assim, os dados retirados da análise de fluxo de caixa são valiosíssimos para justificar o processo de tomada de decisão da sua empresa. 

5) Invista em você e na sua equipe 

Parte importante do processo de atrair mais clientes e gerar mais receita para o seu negócio é manter-se sempre atualizado sobre as novas tendências e novidades da área. Por isso investir em certificações e cursos de especialização para você e a sua equipe é sempre um investimento que pode trazer altos retornos! 

6) Escolha os projetos certos 

Por mais que pareça contra intuitivo, nem todo projeto é certo para você! Às vezes executar um projeto que foge da sua área de atuação pode não ser o melhor negócio. Isso porque você provavelmente irá precisar de mais tempo para planejar e executar as atividades necessárias. É por isso que batemos muito na tecla de que a riqueza está nos nichos de mercado! 

7) Faça o follow-up 

Tão importante quanto entender os motivos que fizeram com que um cliente optasse por trabalhar com você, é entender os motivos pelos quais um cliente escolheu outro profissional. A auto-análise pode ser um processo difícil, mas é extremamente necessário para que você seja capaz de melhorar o seu processo de captação de clientes cada vez mais – e, consequentemente, aumentar a receita do escritório. 

8) Seja consistente

A verdade é que para garantir que você estará sempre gerando receita, é preciso se dedicar a atividades de prospecção e vendas todos os dias! Acontece que, no dia-a-dia, essas atividades acabam ficando em segundo plano. 

No entanto, elas deveriam ser prioridade! Por isso, a dica aqui é realizar todos os dias uma ação que possa trazer um novo cliente ao final do dia, como por exemplo: entrar em contato com um cliente em potencial, criar conteúdo nas suas redes sociais, visitar um evento do setor, etc.  

9) Utilize um software de gestão 

Se você chegou até aqui, então já percebeu que para adotar essas estratégias de crescimento no seu negócio, é preciso dedicar tempo à etapa de planejamento e controle de uma quantidade enorme de variáveis, o que pode ser uma tarefa complicada.

Quando o assunto é o controle administrativo da empresa, as planilhas de excel ainda são a ferramenta mais popular. Mas com o avanço das tecnologias, elas têm apresentado cada vez mais risco quando o assunto é acompanhamento e controle de dados. 

É por isso que cada vez mais é possível enxergar um movimento de migração no mercado: empresas buscam aplicativos e softwares especializados da construção civil, capazes de proporcionar maior agilidade e precisão às tarefas do dia-a-dia. 

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Tudo isso torna o seu processo mais confiável e contribui para a otimização do trabalho da sua equipe, pois elimina ruídos de comunicação, aprimora o processo de tomada de decisão, e reduz a quantidade de erros e imprevistos dentro e fora do canteiro de obras. 

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