cores-na-decoração cores-na-decoração

Combinação de Cores Para a Decoração da Casa

6 minutos para ler

Será que é possível pecar na quantidade de cores na decoração de um ambiente? A verdade é que as cores podem fazer toda a diferença no resultado de um ambiente. 

No entanto, para que o resultado seja agradável aos olhos e transmita emoções positivas para quem habita o espaço, é preciso considerar algumas particularidades como temperatura, peso e significado das cores. 

Pensar numa combinação capaz de harmonizar o ambiente nem sempre é tarefa fácil. Por isso neste texto, vamos falar um pouco sobre as cores na decoração de interiores. Veremos como elas se dividem e quais as combinações que podemos fazer para deixar os ambientes de casa muitos mais bonitos. Boa leitura! 

Como funciona a “temperatura” das cores?

Se imagine num ambiente totalmente fechado e pintado de cima a baixo em apenas uma cor, o vermelho. Agora imagine o mesmo ambiente só que na cor azul. 

Certamente, você deve ter percebido a diferença nas sensações que esse exercício provocou em você. É isso que queremos dizer quando falamos de temperatura de cor: no primeiro caso a sensação seria de muito calor, enquanto  no segundo de muito frio. 

Pela mesma lógica, seriam cores quentes também, por exemplo, amarelo e laranja; e frias, verde e roxo.

Isso acontece pois as cores na decoração, independente de quentes ou frias, emitem ondas diferentes. No caso das cores quentes, as ondas são mais longas por isso são mais perceptíveis do que as ondas emitidas pelas cores frias, por exemplo. 

E é exatamente por isto, resumindo, que as superfícies pintadas em cores quentes parecem ganhar mais destaque nas decorações. Já as frias se retraem e nos dão sensação de maior amplitude de espaço.

decoração-azul-de-sala
Estante amadeirada e tapete com listras azuis de Sala de Estar de Rua 141 Arquitetura – VivaDecora

Outro fenômeno comum às cores é a questão do “peso”. De acordo com a intensidade da luz emitida, a impressão que se tem é diferente. Aquelas mais “fortes” ou “berrantes”, como vermelho intenso e azul escuro, são consideradas “pesadas”. 

Enquanto cores como azul claro, rosa claro, verde água, amarelo e mais, seriam as tais cores “leves”. Nesse sentido, quando pensamos na decoração de um ambiente, é preciso encontrar o equilíbrio. É exatamente por isso que existem as chamadas cores “neutras”, que são aqueles tons que não parecem nem tão quentes e nem frios, nem pesados e nem leves. Eles são uma ótima aposta para manter os estímulos em equilíbrio.

Alguns bons exemplos que fogem do branco, são bege, areia, marrom e, ao contrário do que muitos acreditam, até o preto. 

Outra forma de conseguir esse efeito neutro é por meio do uso de metais dourados e prateados e também texturas de madeira como pano de fundo na decoração de ambientes.

decoração-neutra-de-sala
Parede com pintura preta e mesa de centro baixa de Sala de Estar de Renata Basques – VivaDecora

O que as cores representam?

Você sabia que as cores na decoração podem influenciar a maneira como nós percebemos os ambientes, tanto dentro quanto fora de casa? Além disso, o uso das cores é capaz de influenciar fortemente os sentimentos que nutrimos a respeito de um determinado cômodo da nossa casa ou escritório.

Sendo assim, é de suma importância que, na hora de decorar o seu ambiente, você pense quais as sensações que você deseja estimular. Esse entendimento é fundamental na hora de encontrar uma cor ou combinação de cores na decoração capazes de transmitir uma mensagem emocional positiva. 

Isso por que, em certas situações, uma mensagem por ser intensificada ou anulada, dependendo da combinação de cor realizada. 

decoração-amarela-de-sala
Luminárias metálicas pretas e pintura amarela de Sala de Estar de Pietro Terlizzi – VivaDecora

Por isso, antes de propor combinações para as cores, é importante entender um pouco sobre o significado geral de cada uma delas. 

De forma geral, as cores quentes são responsáveis por emitir mensagens de alegria, de aconchego, de movimento. Já as cores frias podem nos dar sensações agradáveis de repouso, tranquilidade, frescor e delicadeza. A pergunta que fica é: como você quer que sua casa pareça? 

cores-na-decoração
Ambiente com pé duplo e mesa de centro de vidro de Sala de Estar de Estúdio DC55 – Viva Decora

Como combinar cores na decoração da sua casa?

A forma como harmonizamos as cores na decoração de um ambiente influencia diretamente na impressão que temos sobre aquele mesmo ambiente. Por isso, a ideia é sempre projetar as cores de forma que elas se complementem de maneira harmônica. 

Existem aquelas combinações de cores que se harmonizam entre si e satisfazem mais facilmente ao olhar. Mas você pode “brincar” com as opções e descobrir, com o tempo, que é possível combinar cores que nem imaginava.

Por exemplo, o que você acha de combinar, numa única decoração, elementos em amarelo e roxo? Esta seria uma composição ‘complementar oposta’. 

Também é possível fazer uma mistura com três cores bem próximas – como dois tons de azul e um de verde – na chamada ‘harmonia análoga’.  E escolher quatro tons opostos, duas frias e duas quentes – como rosa escuro, azul escuro, vermelho e verde -; ou uma tríade – laranja, rosa e verde.

decoração-azul-de-banheiro
Banheiro Branco e Azulejo Geométrico Lilás no Box de Banheiro simples de Duda Senna e Ambiente com marcenaria azul e iluminação preta de Armário de Cozinha de Revista Viva Decora – VivaDecora

Usar cores em sua casa pode transformar o ambiente! Inspire-se em nossas imagens e use toda sua criatividade para deixar sua casa cada vez mais bonita.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe um comentário