adaptar-os-ambientes adaptar-os-ambientes

Como Adaptar os Ambientes da Casa para o Período de Quarentena

5 minutos para ler

Devido a crise pandêmica na qual se encontra o mundo, e na necessidade de isolamento da população para conter a proliferação do novo coronavírus, o nosso lar ganhou novo significado. Mas como adaptar os ambientes da casa para o período de quarentena?

Para grande maioria de nós, é a primeira vez que estamos vivenciando o nosso lar de maneira tão intensa. A nossa casa deixou de ser apenas um abrigo noturno, e passou a ser também espaço de trabalho, lazer e alimentação durante o isolamento. 

Essa ruptura na rotina trouxe novos hábitos e novas necessidades para a população. Nesse sentido, a casa precisa se reinventar para atender a esses novos tempos e usos,  que vão desde a necessidade de um espaço para o home office, até uma área de brincadeira com as crianças. 

No artigo de hoje, compartilhamos algumas dicas de como adaptar os ambientes da casa para o período de quarentena! 

Mudança de Rotina  

A relação com o nosso lar mudou, e os desejos, e prioridades dentro dele também. Aqueles ambientes inacabados, que antes passavam despercebidos por conta das nossas rotinas apressadas, agora gritam por atenção.

Ao mesmo tempo, atividades que antes eram consideradas rotineiras, agora ganham atenção e significado especial. 

O isolamento social também aumentou a necessidade das pessoas de estarem em ambientes aconchegantes e confortáveis, por isso o setor de decoração – especialmente àqueles negócios relacionados a cama, mesa e banho – disparou em vendas. 

A qualidade de vida foi ressignificada, e fez necessária a adaptação dos ambientes da casa durante o período da quarentena. Confira aqui alguns principios de Feng Shui para aplicar hoje mesmo !

De repente, Home Office 

Talvez essa tenha sido a maior de todas as mudanças durante a pandemia do Covid-19. O trabalho remoto ainda é prática incomum no Brasil, por isso manter os níveis de produtividade pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas. 

A nossa dica para adaptar os ambientes da casa aqui é: setorize o lar para que cada espaço tenha um significado. 

Separe um cômodo ou um espaço e faça dele o seu escritório. O ideal é que você monte esse espaço próximo a uma janela para que o seu espaço receba iluminação natural. 

Outra dica importante é escolher móveis que tragam maior conforto, de forma que não prejudiquem a sua postura corporal durante o período de trabalho. 

Em geral, recomenda-se que as mesas de trabalho tenham entre 70 e 75 cm de altura, assim você mantém a postura adequada. Além disso, é importante que opte por um local de decoração clean para evitar possíveis distrações. 

Idosos em Casa

A realidade de uma grande parte da população mudou do dia para noite quando tiveram que acolher familiares da terceira idade. E a verdade é que, dificilmente, essas casas são adaptadas para receber idosos. 

No entando, existem algumas precauções que podem ser tomadas na hora de adaptar os ambientes da casa de forma a garantir a segurança e bem-estar dos novos moradores. Os pontos que merecem maior atenção são: iluminação e mobilidade. 

Tome medidas necessárias para deixar os ambientes o mais claros possíveis para auxiliar na visão, especialmente ambientes que possuem degraus ou desníveis. Identifique esses locais com o uso de fitas adesivas coloridas para chamar atenção. 

Para facilitar a mobilidade, tire do caminho vasos de planta e móveis com pontas que podem machucar. Outra boa dica é eliminar os tapetes para evitar possíveis acidentes domésticos! 

Diversão Com segurança Para As Crianças 

Para aqueles que tem crianças em casa, a dica é definir espaços de brincar. Na hora de adaptar os ambientes da casa para essa função, certifique-se de remover móveis pontiagudos e objetos de vidro e espelho. 

Para evitar a bagunça no lar, uma boa dica é estabelecer um único local para armazenar os brinquedos. Você pode usar caixas organizadora e até baldes para isso. 

A ideia é tornar os ambientes mais amplos para a circulação e seguro para brincadeiras! 

A importância de Adaptar os Ambientes da Casa

Adaptar os ambientes da casa é mais que uma forma de integrar a sua nova rotina. É uma forma de preservar a qualidade da vida das pessoas que habitam o lar! 

Uma boa dica aqui para diminuir a ansiedade do distanciamento social é focar em estabelecer fortes vínculos emocionais com a família, realizando atividades com todos juntos, que podem ir de receitas na cozinha até um filme ou uma série no sofá! 

Se você quer ficar por dentro de mais dicas como essas, então é só se inscrever na nossa newsletter! 

Posts relacionados

Deixe um comentário