Encontrar os melhores fornecedores de materiais de construção para compra online não é uma tarefa fácil. Infelizmente, ainda são comuns as empresas que não tem comprometimento com seus clientes e que pensam apenas nos lucros.

Para comprar online devemos considerar como cada fornecedor lida com os prazos, verificar a responsabilidade da empresa com segurança e desenvolvimento sustentável, se possui bom atendimento e, sobretudo, saber a qualidade dos serviços prestados.

Neste artigo, você receberá algumas dicas sobre os principais pontos para prestar atenção na hora de escolher um fornecedor pela internet. Confira abaixo!

Desconfie de preços muito baixos

É claro que preços baixos são um atrativo para a compra de um produto novo, não é mesmo? Mas em alguns casos esse preço pode ser um sinal de alerta em vez de uma vantagem.

Lembre-se de que produtos em promoção ou em ponta de estoque, algumas vezes, não estão disponíveis na quantidade que você precisa para a obra ou são de difícil reposição porque podem estar fora de linha.

Esteja atento para o número do lote e/ou código do produto nesses casos, já que materiais de lotes diferentes podem apresentar pequenas variações. Esses números também são um indicativo de que a empresa trabalha com produtos originais, legais e certificados.

Se essa informação não constar no site da empresa, desconfie! Você pode estar adquirindo um produto falsificado, adulterado ou até mesmo fruto de uma carga roubada.

Em caso de dúvidas, verifique se a empresa possui um CNPJ cadastrado e confira há quantos anos está no mercado. Um endereço físico também pode ser um bom indicativo de confiabilidade. Além disso, exija sempre a nota fiscal de sua compra e jamais digite seus dados em um site que não possua credibilidade, a fim de evitar golpes.

Preze por atendimento adequado

Todo consumidor quer ser bem atendido e, quando falamos em atendimento, tudo precisa ser considerado — desde a facilidade em escolher os produtos na loja até a capacitação dos funcionários.

O site precisa ser organizado e bem-apresentado, de modo a facilitar sua pesquisa pelos materiais desejados, além de deixar bem claro quais são as formas e condições para o pagamento. O ambiente deve ser seguro e os contatos da empresa precisam ser facilmente identificáveis, caso seja necessário atendimento por outros canais.

A quantidade dos materiais disponíveis também deve ficar evidente para que você não acabe comprando um produto esgotado ou fora de estoque — como dissemos no último tópico —, assim como os prazos de validade dos itens.

Veja se a loja possui uma página destinada a responder as questões mais frequentes e/ou um local para que você possa realizar perguntas ou fazer sugestões. Se preferir, procure um site que possua atendimento em tempo real para solucionar suas dúvidas antes da aquisição. Esse serviço também costuma ser prestado por meio das redes sociais de algumas empresas.

Valorize o conhecimento sobre os produtos

A loja de materiais escolhida precisa, necessariamente, demonstrar conhecimento profundo sobre os produtos com os quais está trabalhando para poder solucionar quaisquer dúvidas que seus clientes venham a ter antes e depois da compra.

Quanto mais informações o site tiver a respeito de um produto, mais fácil será para comprá-lo, afinal, saber detalhes importantes sobre os materiais a serem adquiridos auxilia bastante no momento de decidir por uma compra.

Bons sites costumam ter uma tabela detalhada com todas as especificações técnicas dos materiais — como medidas, peso, marca e outros detalhes. Portanto, verificar essas informações pode nos poupar muito tempo, já que diminui as chances de arrependimento e dores de cabeça futuras.

Outra dica importante é olhar as mídias sociais dos fornecedores de materiais de construção e averiguar se eles possuem uma página ativa e um blog atualizado. Isso indica que eles estão preocupados em compartilhar seus conhecimentos com os consumidores e criar uma rede de informações.

Veja os prazos de entrega

No ato da compra, as melhores empresas vão informar o prazo de entrega dos materiais a serem adquiridos para que você possa elaborar o cronograma da sua obra.

Lembre que alguns materiais podem ser armazenados por mais tempo que outros, então é importante avaliar a necessidade de utilização daquele produto na obra antes da aquisição. Areias e cimentos, por exemplo, possuem validade baixa e necessitam ser entregues pouco antes da utilização para que mantenham sua qualidade.

É uma boa ideia verificar se a loja de materiais de construção escolhida possui um centro de distribuição próximo ao local da obra para que as compras possam chegar em tempo hábil e sem grandes dificuldades.

Outra medida importante é olhar o código de rastreamento presente no pedido, para averiguar a situação da entrega por parte da transportadora. Isso pode deixar mais tranquilos aqueles que costumam ficar ansiosos pelo recebimento da encomenda.

Em último caso, se a empresa não cumprir os prazos estabelecidos, reavalie sua parceria para evitar maiores problemas e encontre um fornecedor que possa atender melhor às suas demandas.

Verifique a qualidade dos serviços oferecidos

Antes de realizar sua compra esteja atento às marcas com as quais os fornecedores de materiais de construção trabalham para ver se são produtos de confiança e que atendem às normas para uma boa obra.

Produtos certificados e com selos de qualidade devem ser valorizados em detrimento daqueles que não oferecem o mesmo grau de confiabilidade, assegurando que sua obra obtenha sempre o melhor resultado.

Outro ponto importante é a garantia que apenas um material licenciado pode oferecer, atestando seus atributos. Dessa maneira, fica mais fácil a troca em caso de não receber aquilo que foi prometido.

Verifique sempre se a empresa escolhida para fornecer seus materiais possui certificados como o ISO 9000, o ISO 9001 e o ISO 14001, referentes à gestão da qualidade e à proteção do meio ambiente.

Por fim, também é importante avaliar se a empresa possui preocupação com o desenvolvimento sustentável, além de sua responsabilidade social e econômica. Dessa forma, você também exercerá sua cidadania e incentivando empresas que contribuem para fazer do mundo um lugar melhor.

Gostou do conteúdo? Se ainda ficou alguma dúvida sobre como escolher os melhores fornecedores de materiais de construção, entre em contato com a PraConstruir! Nós ficaremos felizes em poder ajudar!