Se você é um profissional da construção civil então certamente sabe que reformar e construir são duas atividades complexas, que envolvem a gestão de uma grande quantidade de variáveis. Nesse cenário, a sua eficiência no canteiro de obras pode ser determinante para que seja possível obter os resultados desejados.

Desde a definição do espaço até os materiais e insumos necessários, no artigo de hoje você confere as melhores dicas para tornar a sua equipe de obras mais eficiente. Boa leitura!

As etapas da construção

Já falamos em outros artigos aqui do blog sobre como a etapa de planejamento é importante para evitar desvios de rota. Nesse sentido, o  cronograma de obras é o grande auxílio para a execução dos trabalhos a serem realizados. 

Pense na quantidade de atividades que devem ser realizadas ao mesmo tempo, e por diferentes profissionais. Sem um planejamento adequado das etapas de obra é praticamente impossível entregar um projeto dentro do prazo estipulado. 

Isso quer dizer que, para garantir a sua eficiência no canteiro de obras, é preciso controlar não só a ordem das atividades, mas também os prazos de entrega dos materiais, os horários de serviço e até a forma que serão feitas as correções de rota, quando necessárias. Para te ajudar com essas tarefas, você pode e deve contar com um software de gestão de obras. 

Por exemplo: no caso de uma obra grande, é comum que seja necessário realizar processos de demolição. Somente após a conclusão dessa etapa de obra, é que é possível começar a dar vida ao novo projeto executivo de arquitetura.

Nesses casos onde a etapa de demolição é necessária, recomenda-se contar com uma equipe especializada. Se você é de São Paulo,  pode procurar por demolição em SP.

Esse tipo de planejamento é importante inclusive para que os clientes possam planejar a sua rotina durante o período de obras.

Além disso, um cronograma bem feito também é capaz de auxiliar no orçamento do cliente, que é capaz de planejar o seu fluxo de desembolso de acordo com as fases de obra. 

Para garantir a eficiência no canteiro de obras, é importante contar com profissionais das diferentes áreas para que seja possível desenvolver um cronograma que seja o mais próximo da realidade possível.

Sustentabilidade na construção

Um ponto que muito tem sido discutido no meio da construção civil é a sustentabilidade. É possível unir as duas coisas? A resposta é sim! 

Evite o consumo de energia em excesso

Assim como em qualquer outra situação, diminuir o consumo de energia é sinônimo de redução de gastos desnecessários. Optar por materiais sustentáveis pode inclusive, ser uma outra forma de aumentar eficiência no canteiro de obras.

Por isso, a dica é, desde o momento do planejamento da obra, analisar a possibilidade da utilização de luz e ventilação natural

Fora isso, é possível também procurar por opções de geração de energia própria, como por exemplo, o uso de painéis solares, sistemas para captação de chuva, como comentamos anteriormente, entre outros. 

Mas caso seja necessário, aposte em luz e ventilação artificial, no entanto, de uma maneira controlada.  No entanto, lembre-se de realizar as manutenções necessárias, como a do filtro de ar industrial .

Faça opção por materiais sustentáveis

Um dos pontos mais importantes em uma obra é a escolha dos materiais que serão utilizados no decorrer do trabalho. Isso consegue garantir a sustentabilidade e também o orçamento controlado. 

O reaproveitamento de determinados materiais pode ser uma opção interessante, tal como pedras, revestimentos, móveis de madeira rústica, ajudam na redução do preço final. 

Comprando os materiais

Na hora de realizar a compra dos materiais necessários, todo cuidado é fundamental.

Para tanto, contar com  bons fornecedores é o que faz toda diferença. Há alguns itens básicos e essenciais para serem usados em uma reforma, eles consistem em:

  • argamassa;
  • cimentos;
  • resina epóxi;
  • tijolos;
  • azulejos;
  • tintas;
  • pisos laminados.

As opções disponíveis no mercado são muitas, por isso, a escolha dos materiais deve ser feita em conjunto com os clientes, levando em conta o custo benefício. 

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.