Você sente necessidade de crescer seu negócio, melhorar seus resultados ou até assumir mais obras e projetos? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, o caminho para o sucesso é conquistar novos clientes! 

A nossa #dicavejaobra de hoje é focada na conversão de clientes potenciais, aqueles que já estão em fase de negociação, em clientes! Para tanto,  um bom exercício é nos colocarmos no lugar dessa pessoa que busca reformar ou construir. Infelizmente, criou-se o mito de que reformar e construir resulta em dores de cabeças, custos extras e extensão de prazos. Mas isso não é real! Nessas obras, muito provavelmente, não houve o planejamento adequado.

Nesse sentido, a boa condução da gestão da obra, dentro de tudo aquilo que estava previsto no projeto arquitetônico, se torna cada vez mais um diferencial para o arquiteto na conquista e fidelização de clientes. O nosso desafio então, é mostrar para esses clientes em prospecção que você possui processos de gestão claros e transparentes, que permitem que ele entenda e controle tudo o que está acontecendo no canteiro de obras. Esses são fatores importantes tanto para o negócio quanto para uma imagem de competência do profissional perante ao mercado de trabalho.

Ficou curioso para saber como o VEJA OBRA vai te ajudar nesse processo? Então continue lendo!

Faça uma boa apresentação

A nossa primeira dica é: mostre sua capacidade artística! Utilize os seus projetos anteriores para vender suas credenciais como projetista. Por isso a exposição da sua proposta deve ser tão clara quanto possível para convencer o cliente de que a solução mostrada é ideal e que você pensou em cada detalhe para atender às necessidades dele.

Para te ajudar a expor ideias de maneira clara, existem as plantas 3D, capazes de transformar simples desenhos em demonstrações muito próximas da realidade.

Utilize a nossa ferramenta de Arquivos para criar um portfólio com todos os seus melhores projetos já concluídos, e claro, para trocar com o cliente as referências que ele gostaria que você utilizasse na hora de desenvolver o projeto em questão. A facilidade de compartilhamento garante a boa comunicação entre as partes, e ainda assegura que o resultado final saia conforme o planejado.

A importância do planejamento

Claro que a questão estética é importante, mas uma boa gestão de obras vai muito além do projeto arquitetônico: é preciso mostrar para o cliente que você é capaz de executar uma obra sem grandes traumas, respeitando o prazo e orçamento estipulados.

Isso por que, muitas vezes, um projeto 3d apresentado com um grande nível de detalhes, pode parecer complexo aos olhos do cliente, podendo gerar dúvidas do tipo “será que isso não vai dar muito trabalho e aumentar a margem para erros e custos extras?”.

Como um bom gestor de obras, você deve mostrar para o seu cliente que o seu escritório possui processos de gestão bem estabelecidos e um padrão de qualidade. Mas como? Comece explicando que o uso de ferramentas de gestão avançadas, como é o caso do VEJA OBRA, pode ser responsável por reduzir os custos de um projeto em até 6%.

No entanto, para que isso seja possível, é necessário que seja feito um planejamento minucioso das etapas de obra antes de colocar a mão na massa. Foi pensando nisso que desenvolvemos a nossas ferramentas de Cronograma e Orçamento de obras.

CRONOGRAMA

Uma vez que o projeto de obra for aprovado, o próximo passo da sua equipe é desenvolver um cronograma inicial de obra, com base nas atividades que serão necessárias para que seja possível transformar o projeto em realidade.

Depois de definir as atividades necessárias, você deve realizar uma estimativa de tempo para a conclusão das mesmas, e depois estabelecer uma ordem sustentável para a execução das mesmas.

cronograma-veja-obra

Imagem da ferramenta Cronograma do Veja Obra

O diferencial do VEJA OBRA, é que a nossa ferramenta permite que você indique não só o tempo de duração e a sequência das atividades, mas também os profissionais responsáveis por executá-las, a relação de dependência entre as atividades, percentual de conclusão, legenda de cores, e até mesmo inserir uma observação.

Caso você queira aprender algumas práticas para criar um cronograma de obras matador, não deixe de conferir o nosso ebook gratuito!  

ORÇAMENTO

Até aqui já foi possível mostrar para o cliente que o seu planejamento de obra é minucioso, o que viabiliza que você identifique gargalos e problemas que podem gerar custos extras com maior facilidade.  Agora é hora de mostrar que além de cuidar da organização das atividades, sua equipe é capaz de estimar os preços da obra com precisão!

Foi pensando em te ajudar nessa complexa tarefa que desenvolvemos a nossa ferramenta de Orçamento de obras. É certo que, cada uma das atividades previstas no cronograma precisa de determinados insumos e de um profissional específico para que seja possível executá-la.

Faça uma lista dos insumos que serão absolutamente necessários, e registre a estimativa de preços para cada um dos itens. Você deve fazer o mesmo com os profissionais que estiver cogitando contratar para realizar a execução dos serviços, e claro, também será necessário estimar o custo de atividades que ainda não temos certeza de que serão necessárias.

Utilizando a nossa ferramenta de Orçamento você consegue não só listar os insumos necessários,  mas também identificar suas quantidades, valores, fornecedores, data limite para aprovação de orçamento (para que você possa planejar a ordem de execução das atividades de maneira mais eficiente), entre outras informações que viabilizam um maior controle dos recursos empregados no projeto.

ornament-veja-obra

imagem da ferramenta Orçamento do Veja Obra

Isso é importante para mapear para o cliente todas as possibilidades, e prepará-lo para o cenário mais pessimista possível. Afinal, sabemos que, mesmo com um planejamento minucioso, nenhuma obra é igual a outra e imprevistos podem acontecer.

Acompanhamento de obra

Até aqui falamos da importância de um bom planejamento de obras para garantir a execução do projeto sem dores de cabeça. Mas é necessário também acompanhar todo o processo de perto para garantir a execução dentro dos limites estipulados.

Para ajudar nessa difícil tarefa que é o acompanhamento de obras, desenvolvemos a nossa ferramenta de Diário de Obras, que permite que você faça o registro dos acontecimentos e fatos relevantes do dia-a-dia da obra.

Isso permite que o arquiteto e os demais envolvidos documentem todos os acontecimentos-chave da obra, sem deixar que nenhuma informação passe despercebida e permitindo, assim, que a sua equipe aja de forma rápida diante das surpresas, desafios e contratempos. Esses registros compõem uma memória para a equipe e facilitam o trabalho integrado de todos os envolvidos.

DIÁRIO DE OBRAS

Utilizando o VEJA OBRA é possível fazer esse registro de forma ilustrada, com vídeos e imagens. Além disso, o software também registra as condições climáticas do dia e permite que o usuário indique se aquele foi um dia “praticável” ou “impraticável” de obra, com base nas atividades que foram programadas.

diario-de-obra-veja-obra

Imagem da ferramenta de Diário de Obra do Veja Obra

Ter um software de gestão de projetos de arquitetura pode ser o detalhe que falta para aumentar o rendimento e a lucratividade do seu escritório. O uso de ferramentas adequadas para o planejamento e gestão de obra pode ser o diferencial para mostrar para o seu cliente em prospecção que você é o profissional ideal para tornar o sonho dele em realidade, sem que seja necessário ultrapassar os limites estipulados.

Nem toda obra precisa ser uma dor de cabeça, basta que o profissional responsável por executa-la tenha processos bem estruturados e uma comunicação clara com o cliente. Aproveite a nossa tecnologia em nuvem para convidar o cliente para participar de todas as etapas do processo, demonstrando confiança e transparência no seu trabalho. Crie uma obra no VEJA OBRA, e teste grátis por 30 dias