organizacao-da-casa organizacao-da-casa

As Melhores Dicas Para a Organização da Casa Do Cliente

5 minutos para ler

É simplesmente impossível se sentir confortável em uma residência, manter o espírito calmo, a mente criativa, e trabalhar de forma eficiente em meio ao caos. 

Nem todos tomam consciência disso, mas manter os ambientes que habitamos em ordem é fundamental – pela nossa saúde e também da residência. E, em tese, sabemos o básico sobre como organizar a casa. Mas será que isso basta?

Por qual razão valeria a pena, nesse caso, contratar um profissional da área de arquitetura e decoração? 

Bem, é que estes especialistas têm muito mais domínio espacial e, além disso, conhecem alguns truques – como de design mobiliário – que poderiam ajudar a criar resultados impactantes, de forma rápida, simples e até barata. Reunimos algumas das suas indicações e compartilhamos com você no texto a seguir. Confira.

#1 União e divisão de setores de forma coerente e equilibrada

Arquitetos, decoradores e também designers de interiores enxergam a questão da organização de uma casa além do que muitos estão acostumados. Para eles, a ordem começa já em saber distribuir adequadamente os ambientes e seus móveis em planta baixa. 

A consequência disso é percebida em uma melhor circulação em todos os locais, o que torna as atividades de casa também agradáveis e fáceis de serem executadas.

Então, se conseguimos circular e agir melhor dentro dos ambientes, certamente será possível também colocar mais rapidamente a casa em dia. 

Esse conceito ganha uma importância maior quando olhamos para setores de serviços e também home offices. Se tudo é disposto de forma coerente no espaço, dificilmente objetos se perdem ou zonas são invadidas.

#2 Uso de planos contínuos e marcenaria combinando

Como uma casa pode parecer mais arrumada? Existe um segredo por trás desse questionamento. Sabe-se que alguns procedimentos estéticos podem enganar o olhar humano quase sempre desatento. Então, o que fazer?

Algo que estraga a harmonia de qualquer cenário são os recortes e desníveis desnecessários. Quando isso acontece, a atenção é chamada e a pessoa pode reparar em qualquer item minimamente fora do lugar ou, pior, pode ter essa impressão mesmo de um cômodo impecável na limpeza e arrumação. Sabendo disso, os projetistas tendem a evitar também texturas e estampas, além de cores chamativas em excesso nos cenários.

organizacao-da-casa
Bancada de granito preto e banqueta de veludo azul de Cozinha compacta de INÁ Arquitetura e Cozinha com Mesa de Madeira no Corredor de Cozinha planejada de Gisele Organizer & Decor

#3 Priorização por simetria

“Menos é mais”; essa frase sempre ajuda quem deseja ter uma casa mais bem organizada. Menos pertences, menos exageros e menos contrastes. Ao ter equilíbrio visual, acredita-se que tudo está bem. E como conseguir esse equilíbrio? Em parte tem a ver com amenizar os efeitos dos próprios elementos e suas cores. Por exemplo, em um ambiente “quente” demais por vermelho e cerâmica, acrescentar toques de azul e itens de metal e vidro.

A sensação de que tudo está em ordem também pode ser gerada por uma decoração simétrica. Traduzindo, uma decoração que distribui os “pesos” igualmente em todos os cantos dos ambientes ou de um lado a outro nas superfícies. Um exemplo é quando temos uma cama de casal com criados mudos iguais, nas mesmas proporções e cor, acompanhados dos mesmos objetos, como abajures.

organizacao-da-casa
Cabeceira estofada neutra e gavetas espelhadas de Quarto de casal de Maria Laura Coelho – Viva Decora

#4 Planejamento de móveis com subdivisões personalizadas

É claro que, quando o assunto é a organização da casa, não há nada que ajude mais do que ter móveis planejados sob medida, atendendo as necessidades dos usuários. Suas dimensões são compatíveis com todos os pertences guardados dentro, sejam eletrodomésticos, roupas, sapatos, artigos de higiene, de limpeza, e mais. Como exemplo, podemos citar os armários especiais para closets e os armários multiuso para lavanderias.

organizacao-da-casa
Móveis em marcenaria branca e máquina de lavar de Lavanderia de Idealizzare Arquitetos – Consultoria em Projetos – Viva Decora

#5 Instalação de nichos abertos multifuncionais de todos os tamanhos

Muitos outros móveis instalados dentro de casa podem ser classificados como multifuncionais e também coringas para a decoração. Os melhores são os nichos abertos. 

Eles podem ser feitos de diversos materiais e ter muitos acabamentos e cores, além de larguras e profundidades diferentes. Sendo assim, podem servir de sapateiras, garrafeiros, estantes para brinquedos e mais.

Podemos juntar dentro destes nichos vários objetos que, certamente, ficariam soltos sobre outras bancadas e até espalhados pelo chão da casa. Os itens menores ainda podem ser colocados dentro de cestos ou caixas organizadores, estrategicamente dispostas dentro dos nichos, ajudando também a tornar mais bonita a decoração dos ambientes.

 E não podemos nos esquecer dos nichos com rodízios, que funcionam também para guardar brinquedos, mantas e mais.

#6 Aproveitamento de cantos sem utilidade 

A última estratégia dos projetistas é analisar os cantos ociosos da casa e encontrar alternativas de aproveitamento para estes espaços.

Essa otimização também pode acontecer pela instalação de nichos abertos ou armários planejados sob medida. Não podemos nos esquecer das prateleiras, sempre muito úteis. 

E, por fim, dos nichos embutidos, que ajudam demais na organização da casa, ajudando a “esvaziar” tampos de balcões, gabinetes e mais. Contudo, só podem ser feitos sob orientação de um especialista em estruturas, como um arquiteto de interiores.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário