Para desenvolver projetos diferenciados para seus clientes, profissionais da arquitetura têm cada vez mais investido em pesquisas e referências no seu meio, e a tecnologia se mostrou uma grande aliada.

Felizmente para nós, a internet hoje é um grande facilitador. É possível encontrar uma infinidade de sites para arquitetos visitarem, desenvolverem padrões e chegarem nos melhores resultados possíveis. Além disso, você encontra detalhes de projetos já executados que podem servir de inspiração para os seus projetos futuros. É aquela velha máxima: hoje em dia nada se cria, tudo se copia.

Mas é importante ressaltar: siga apenas sites confiáveis e com relevância no mercado, assim você sempre estará alinhado com as tendências e inovações. Hoje vamos falar sobre os melhores modelos — nacionais e internacionais —, para estudo e planejamento, a serem seguidos na internet. Se interessou? Então acompanhe e não perca nada!

1. Arts & Architecture

O Arts & Architecutre foi uma revista publicada entre 1929 e 1967 contendo trabalho dos mais renomados arquiteros do sul da Califórnia, como John Lautner, Frank Llyod Wright, Rudolf Schindler, entre outros.

A ideia do site surgiu para digitalizar as edições impressas, então atualmente é possível ter acesso a quase todas as publicações feitas por esses profissionais.

Além de desenhos, é possível ler entrevistas e explicações de cada projeto arquitetônico encontrado nas publicações, uma fonte de referência que conta com mais de 200 edições.

2. Colossus

A NCMH — sigla para North Carolina Modernist Houses —, em parceiria com a Hanley Wood desenvolveu o Colossus, focado em publicações de desenhos dos anos 60 a 80.

A biblioteca online ainda está em desenvolvimento, mas há previsão de se tornar o maior arquivo digital para arquitetura, oferecendo mais de 1 milhão de páginas com dados, estudos e modelos.

3. Biblioteca Virtual Getty Publications

A Gettyy Publication foi lançada em 2014, oferecendo gratuitamente mais de 250 títulos diferentes para leitura e download.

Além de arquitetura, essa plataforma conta ainda com informações complementares sobre arte fotografia, conservação e ciências humanas, permitindo o desenvolvimento de projetos completos.

4. ISSUU

Contando com cerca de 21 milhões de peças publicadas, a desenvolvedora da ISSUU trabalha com um software atualizado voltado para publicação de catálogos e periódicos específicos para arquitetura.

A companhia oferece desde edições consagradas no meio até periódicos de novos profissionais, criando uma mescla, não só temporal, mas cultural.

É um site para arquitetos estudarem e postarem seus projetos em mídias digitais, capaz de melhorar a qualidade das suas atividades e divulgar trabalhos. Ele conta com plano gratuito e premium, que influenciam na resolução e qualidade das imagens.

5. Archnet

Desenvolvido com foco nas construções e edifícios do mundo islâmico, o Archnet contém imagens, desenhos, seminários e até monografias de profissionais dessa região.

É um site para arquitetos com interesse em projetos inovadores, que fogem do padrão comum do mercado. Eles podem ser adaptados e complementados de maneira diferenciada para destaque da carreira.

6. RIBApix

Para qualquer profissional do meio, o Royal Institute of British Architects é um nome comum, devido aos seus vários prêmios e promoções da arquitetura britânica.

O RIBA, além do instituto, oferece uma biblioteca com mais de 85 mil imagens e projetos emitidos pela Biblioteca Britânica de arquitetura, um dos modelos de referência no mundo.

São disponibilizados downloads em baixa resolução, desde edifícios emblemáticos até propostas simplistas, além da venda em alta qualidade para uso profissional.

7. Harvard Library’s VIA

A VIA — Visual Information Access — é uma plataforma da Harvard que fornece registros, desenhos arquitetônicos e fotografias para fins exclusivamente educativos.

A ideia é criar um catálogo em constante crescimento para que cases sejam criados cada vez com melhores qualidades, aprimorando consequentemente a própria biblioteca de onde partiram os estudos.

Como novos materiais são adicionados diariamente, o VIA é uma boa fonte de estudo e referência para profissionais que querem se alinhar com as tendências do mercado, otimizar o trabalho e melhorar o tempo de produtividade.

8. Arquivos Fotográficos da Biblioteca Pública de Nova York

Os documentos da biblioteca pública de NY possuem mais de 180 mil arquivos sem restrições de copyright, de livre acesso e uso!

Atualizado diariamente, ele possui cenas das ruas da cidade e de seus prédios, incluindo ainda as documentações dos projetos e construções dos edifícios Chrysler e Woolworth, referências para a história da arquitetura mundial.

Além disso, ainda é possível encontrar painéis fotográficos de modelos já destruídos, como o Crystal Palace em Londres.

9. A casa Charnel

A casa Charnel é um site para arquitetos desenvolvido por Ross Wolfe e apresenta fontes primárias e históricas da arquitetura.

Apesar de não possuir uma biblioteca ampla, pode ser importante para profissionais interessados na arquitetura modernista alemã e o construtivismo russo.

10. Canadian Architect

Com publicações de arquivos digitais desde 2018, a Canadian Architect traz uma proposta de informar sobre as práticas de arquitetura aplicadas no Canadá.

No site, são revisitados, analisados e interpretados desenhos em toda extensão do país. A ideia é explorar novos projetos observando o uso de novas tecnologias em aplicações de construções atuais.

Isso permite uma experiência com gestão de projetos, além de desenvolver habilidades do arquiteto, que pode acompanhar e se atualizar com as práticas apresentadas.

11. Magazine Rack

O Magazine Rack é um site para arquitetos interessados em publicações mensais e em periódicos digitalizados.

O Internet Archive é o responsável pela gestão e atualização das novidades e revistas, possuindo em sua biblioteca a revista mais antiga e completa do Reino Unido do meio de arquitetura e construção, o “The Builder”.

12. SAH Archipedia

Já imaginou uma enciclopédia de arquitetura para membros fechados com diversos projetos, imagens e cases históricos?

A SAH Archpedia fornece arquivos completos para os seus colaboradores, mas também disponibiliza uma prévia de 100 edifícios historicamente importantes nos EUA, uma ótima fonte de estudo para qualquer profissional.

13. ArchINFORM

A ideia do archINFORM é reunir a biografia de arquitetos famosos. Além da história de cada um, você pode acompanhar os edifícios com respectivas descrições que se desenvolveram com suas carreiras.

Assim é possível aprender desde a criação, gestão do projeto e finalização da atividade com base na trajetória de profissionais renomados da área.

14. I Want Hue

O site que, em tradução livre significa “eu quero matiz”, foi desenvolvido para ajudar o profissional a criar paletas complementares de cores que farão qualquer apresentação se destacar.

Ainda que o site apresente um design intuitivo, você encontra uma série de tutoriais que podem te auxiliar na hora de criar novas cores e paletas. Vale a pena conferir!

15. Easy Render

Hoje em dia, encontrar profissionais qualificados em um campo especializado com profundo conhecimento técnico de modelagem 3D e softwares não é tarefa fácil. O Easy Render é um serviço profissional que combina empresas de arquitetura e design com talentos freelancer de todo o mundo.

É uma ótima opção para pequenos e médios escritórios que precisam desse serviço, mas que não querem ter o custo fixo com um profissional dessa área.

16. Desgin Milk

Essa dica é pra você, que muitas vezes se encontra em um poço seco de novas ideias. No site Design Milk você encontra milhares de projetos inspiradores, desde a sua arquitetura até as últimas novidades em móveis e objetos de decoração.

Mas lembre-se: inspiração não é cópia!

17. MapChart

Essa é uma ferramenta útil para qualquer profissional que trabalhe com infográficos ou qualquer outra forma de conteúdo. Com o MapChart você consegue criar mapas fáceis e personalizados de de maneira muito simples e intuitiva.

Pode ser uma boa alternativa para indicar a localização de um empreendimento de forma bastante visual e criativa.

E aí, leitor? Gostou das nossas dicas de sites para arquitetos que você não pode deixar de acompanhar? No nosso blog temos diversos artigos interessantes, dê uma olhada nesses 10 erros de projeto que arquitetos não podem cometer