A falta de controle de estoque da obra é uma das principais causas de atrasos na obra. No entanto, não é incomum encontrar empresas e profissionais que deixam essa atividade em segundo plano.
Sabe por que isso pode ser um grande problema? Pois trabalhar com um bom controle de obra permite que o seu setor de compras esteja sempre alinhado com as necessidades do canteiro de obras, evitando atrasos e gastos extras por conta da falta ou sobra de insumos necessários.
.O ponto de partida para o sucesso de qualquer projeto é a sua entrega dentro do prazo, orçamento e qualidade esperados pelo cliente. No entanto, isso só será possível com um bom planejamento e controle de obra.
No artigo de hoje você confere as melhores dicas para conseguir manter o estoque da obra impecável, evitando qualquer paralisação por conta da falta de materiais. Confira!
1. Entenda as quantidades mínimas e máximas
Antes de mais nada, é preciso conhecer as quantidades mínimas necessárias de insumos (material, ferramenta e mão de obra) para que seja possível tornar o projeto realidade. Isso é o que chamamos de levantamento quantitativo, e essa etapa é fundamental para evitar que você compre demais ou de menos.
Cada processo de obra requer uma quantidade de insumos específica, portanto, a dica aqui é detalhar o máximo que puder as atividades de obra. Isso ajuda a identificar qual é a quantidade mínima necessária para executar a tarefa, e qual a quantidade máxima que pode comprar e estocar sem atrapalhar o fluxo de ir e vir no canteiro de obras.
Lembre-se que aqui é necessário atenção com os prazos de entrega de cada fornecedor já que, na eventual falta de qualquer material, compras de última hora costumam ser mais caras.
2. Se atente ao que entrou e o que está saindo
Para garantir a entrega da obra sem atrasos e custos extras, não basta manter ocontrole próximo de tudo aquilo que foi comprado. Também é preciso acompanhar de perto como cada um dos estudos está sendo utilizado na execução da obra.
Isso é o que te dará as primeiras dimensões de como os seus recursos podem estar sendo desperdiçados ou ainda o que irá te ajudar a identificar qualquer falta iminente em tempo hábil, reduzindo os riscos.
3. Atenção ao controle financeiro
Quando o assunto é controle de estoque da obra, é impossível não falar sobre a organização financeira. Afinal, entregar uma obra dentro do orçamento estipulado depende diretamente do controle de gastos e da relação entre custo e benefício dos insumos utilizados.
Nesse sentido, organizar o estoque da obra é uma maneira simples de garantir que a compra e entrega dos materiais seja entregue dentro dos limites impostos pelo cronograma de obra, evitando assim a necessidade de realizar compras em caráter emergencial.
E por que isso é importante? Porque dessa forma fica mais fácil encontrar materiais com o custo mais baixo, sem que seja necessário abrir mão da qualidade. Isso acontece porque, qual o planejamento do estoque é feito de maneira eficiente, o setor de compras possui maior poder de negociação de prazos de pagamento e desconto com os fornecedores.
No entanto, tudo isso só será possível com um registro detalhado de toda e qualquer movimentação de estoque.
4. Conte com a ajuda de outros profissionais
Outra dica fundamental para não errar na hora de realizar as compras da obra é contar com a ajuda de profissionais especializados. Não tenha medo de perguntar e pedir a opinião dos seus colaboradores de obra! Afinal, é impossível ser um especialista em tudo.
Não tenha medo de perder tempo fazendo pesquisas e entendendo as especificações de uso de cada material, pois isso é o que irá ajudar no pontapé inicial para saber o que comprar e as devidas proporções de cada item.
5. Pesquise o máximo que puder
E por falar em pesquisas, a internet hoje pode te conectar a milhares de lojas e fornecedores com os mais variados produtos e preços!
Se estiver pesquisando por produtos para decoração, por exemplo, certifique-se de olhar no máximo de sites e plataformas possíveis, cheque sites comparativos e não economize nas buscas, só assim você conseguirá o melhor custo benefício
6. Use a tecnologia a seu favor
Fazer o controle de estoque da obra pode ser uma tarefa complicada, especialmente se estivermos falando de um projeto de grande porte. É por isso que contar com a ferramenta tecnológica certa pode fazer toda a diferença nos seus resultados finais!
Hoje em dia existem softwares desenvolvidos especialmente para as necessidades do profissional da construção civil, e auxiliam de forma prática e eficiente nas etapas de planejamento e controle de execução da obra. Isso, é claro, inclui também o levantamento e controle dos insumos da obra.
A grande verdade é que construir e reformar não precisa ser um bicho de sete cabeças! Com um bom planejamento e controle de obras é possível, sim, entregar uma obra dentro dos prazos e orçamento estipulados pelo cliente. Para isso, é preciso estar no controle de estoque da obra.
Então não perca tempo, aproveite estas dicas, siga-as à risca e mãos à obra!