Todo profissional da construção civil sabe que o dia-a-dia no canteiro de obras é marcado por eventos que podem surgir inesperadamente. É por isso que fazer o controle de execução da obra deve ser tarefa obrigatória.
Quem nunca viu o cronograma da obra ir por água abaixo por conta de atrasos na entrega do material pelo fornecedor ou por conta de uma alteração de última hora no projeto? Os imprevistos fazem parte do dia-a-dia na construção civil, não importa quanto tempo você dedique a etapa de planejamento.
Confira as melhores dicas de como realizar o controle de execução da obra de maneira assertiva e evite complicações
Qual a Importância Do Controle De Execução Da Obra?
Não se engane: fazer uma gestão eficiente de obras não se resume a prever as datas das atividades e o custo para a execução do projeto. Parte importante para conseguir entregar a obra dentro dos limites estipulados e com segurança e qualidade, é a atividade de controle da execução da obra.
É verdade que os imprevistos fazem parte da rotina no canteiro de obras, mas quando se tem uma equipe preparada para lidar com eles de forma eficiente, fica mais fácil mitigar os riscos causados por eles, como por exemplo os desvios no orçamento da obra.
É para isso que existe a etapa de planejamento! É nesse momento que você deverá determinar o que são, quando e como serão executadas cada uma das atividades previstas na etapa de execução da obra, diminuindo assim possíveis falhas que podem comprometer os limites estipulados pelo cliente.
Acontece que, por falta de planejamento, é comum encontrar profissionais e empresas que não realizam o controle de execução até o final da obra. Sabe qual o grande problema com isso?
Que sem o acompanhamento, quando os imprevistos acontecem, é preciso recorrer aos improvisos – e estes dificilmente trazem bons resultados quando o assunto é obra e reforma.
Diário de Obra: O Seu Braço Direito
Usualmente chamado de Diário de Obra, o Relatório de Acompanhamento de Obras (RAO) é um documento regulamentado pela Resolução nº 1.024 de 21 de agosto de 2009, e deve conter os principais eventos que impactaram na execução de um empreendimento, sendo esses eventos previstos ou imprevistos.
É no Diário de Obras que o gestor ou responsável pela obra deverá incluir informações técnicas sobre as atividades planejadas para o dia da obra, os profissionais responsáveis pela execução das atividades planejadas, avaliar os motivos de eventuais falhas técnicas, registrar qualquer acidente de trabalho, e o que mais achar necessário.
A ideia é que esse documento seja uma espécie de livro preto da obra, e deve servir de fonte de dados para que seja possível tomar decisões assertivas sobre a obra.
Gestão do relacionamento com o cliente
Suponha que você tenha planejado a execução do revestimento da fachada do imóvel para aquele dia em questão. No entanto, nesse mesmo dia, a obra foi acometida por uma forte tempestade de chuva, tornando a atividade impraticável.
Agora imagine que você prometeu a entrega dessa mesma obra para o cliente no prazo de 900 dias, mas entregou a obra em atraso pois ao longo do caminho o cronograma sofreu algumas alterações.
É importante entender os motivos pelos quais esse atraso ocorreu: a sua equipe foi improdutiva ou o planejamento foi alterado por conta de imprevistos que fogem do seu controle? Ter esse entendimento é fundamental para que seja possível justificar possíveis atrasos para o cliente e também para planejar futuras obras de maneira mais assertiva.
Antecipe imprevistos
Outro grande benefício de realizar o controle de execução da obra é, justamente, a possibilidade de antecipar imprevistos.
Conforme você acompanha os acontecimentos no canteiro de obras, é possível identificar possíveis desvios de rota de maneira mais clara e efetiva.
Imagine que os materiais disponíveis em estoque na obra estão acabando, e o seu fornecedor não conseguiu entregar os materiais na data combinada.
Nesse caso você tem duas opções: atrasar as atividades da obra (o que certamente irá acarretar em custos extras com mão de obra) ou realizar a compra suficiente de materiais para não parar a obra até a entrega do restante do material atrasado.
Sabemos que fazer a compra de materiais com urgência costuma sair mais caro, mas isso pode evitar que você fique com mão de obra ociosa (o que pode custar ainda mais caro).
Quando você faz o acompanhamento e controle de execução da obra, você tem tempo hábil para tomar essa decisão considerando todas as variáveis, mitigando os riscos envolvidos.
Os erros para você evitar
Até aqui você já entendeu que fazer o controle de execução da obra é fundamental para que seja possível entregar o projeto sem estourar o orçamento do cliente. Mas como preencher o diário de obras da melhor forma possível? A seguir você confere os erros para evitar.
Alterar os fatos
O grande propósito do uso diário de obras é justamente ter acesso rápido a informações e dados precisos da obra, para que seja possível não só tomar decisões de maneira mais assertiva, mas também realizar análises de desempenho e planejamento para projetos futuros.
Sendo assim, não faz sentido omitir ou alterar as ocorrências do canteiro de obras nesse documento, pois isso permite que os mesmos erros que comprometem a sua lucratividade continuem acontecendo.
Falta de padrão
Outro ponto importante para garantir a eficiência no controle de execução da obra é contar com um padrão na hora de realizar os registros no diário de obras. Dependendo do projeto, pode ser que mais de uma pessoa seja responsável por realizar esse registro, e sem a criação de um padrão você corre o risco de ruídos de informação.
Não definir um responsável
É igual aquele velho ditado: “cão que tem dois donos morre de fome”. Independente de quem seja, é preciso apontar um responsável por realizar o registro dos acontecimentos da obra no diário de obras. Isso ajuda na organização e compartilhamento das informações da obra.
Não aproveitar o histórico da obra
Um dos principais pontos positivos de realizar o controle de execução da obra por meio de um diário de obras é a possibilidade de criar um histórico da obra.
Aproveite as informações que tem em mãos para identificar os possíveis gargalos na sua operação, e foque em corrigi-los. Esse momento de análise e aprendizado é o que permite que você seja capaz de executar projetos cada vez melhores e mais eficientes no futuro.
Não contar com um software de obra
Por fim, mas certamente não menos importante, contar com um software de obra como o VEJA OBRA é cada vez mais importante para o sucesso de qualquer projeto de obra – especialmente por conta do grande número de variáveis a serem controladas.
Nossa tecnologia permite o registro e compartilhamento dos acontecimentos da obra em tempo real, facilitando assim o trabalho colaborativo. Você ainda conta com a possibilidade de ilustrar o seu diário com imagens do local, para deixar o registro ainda mais completo!
Além disso, no VEJA OBRA você conta com a previsão do dia e dos próximos 3 dias no local da obra. Assim é possível planejar as atividades da obra sem nenhuma surpresa e também indicar se o dia foi praticável ou não de acordo com as atividades planejadas.
Quer saber mais sobre as funcionalidades do VEJA OBRA? Acesse o link e cadastre-se para conferir todas as nossas ferramentas grátis e na íntegra por 14 dias.