decoração-clean decoração-clean

Decoração Clean: Como Escolher Mesa e Cadeiras Para Sala De Jantar

5 minutos para ler

Hoje mais do que nunca, as pessoas cada vez mais buscam por uma vida mais simples e descomplicada, e na decoração da casa não é diferente. É por isso que hoje vamos falar da decoração clean.

Há inúmeras vantagens em optar por uma linha mais clean na hora de fazer a ambientação dos cômodos do seu imóvel, como por exemplo por meio da escolha de mesas e cadeiras de design mais neutro na sala de jantar.

No artigo de hoje você confere as melhores vantagens de apostar nesse tipo de decoração! Boa leitura! 

Você pode seguir uma linha mais clean para a ambientação dos cômodos do seu imóvel. Há inúmeras vantagens em ter, por exemplo, mesa e cadeiras de design mais neutro na sala de jantar. Quer saber quais? Então, continue lendo este texto.

decoração-clena
Pendente metálico rose moderno e mesa de madeira de Sala de Jantar de Vilaville Arquitetura – Viva Decora

Por que apostar numa decoração clean para dentro de casa?

Mas o que seria uma decoração clean, você pode estar se perguntando. Uma casa no estilo clean é composta por elementos de decoração mais básico; e diferente do minimalismo, pode receber mais pontos de textura. 

O seu maior diferencial, certamente, está nos acabamentos e nas cores dos elementos que utiliza, o que dá aos ambientes um visual mais suave, calmo, tranquilo e límpido – que muito agrada a todos.

decoração-clean
Cadeira com estofado branco e luminárias metálicas de Sala de Jantar de Lili Giudice – Viva Decora

Uma das grandes vantagens em utilizar o estilo clean na decoração de interiores, é que os acabamentos em cores neutras como branco, bege e palha dão a sensação de amplitude e claridade ao ambiente.

A madeira entra na composição de uma forma bem delicada, em pontos estratégicos e também em uma tonalidade mais clara. Além disso, outros elementos comumente encontrados nessa proposta são os toques de palha, plástico, vidro transparente e espelho – natural, cinza ou bronze.

decoração-clean
Sala de jantar clara com pendente prata de Sala de Jantar de Bianchi & Lima Arquitetura – Viva Decora

Quase sempre, quando a proposta é a utilização de um estilo como este, os outros ambientes da casa também seguem a mesma linha de decoração, o que mantém a unidade. 

Para diferenciar cada setor da casa, são acrescentados de forma sutil elementos com formas mais ousadas e cores mais vivas. E, para quebrar qualquer monotonia espacial, são utilizados elementos naturais como plantas e flores. 

decoração-clean
Móveis branco e espelho na parede de Sala de Jantar de Iara Kilaris – Viva Decora

Como seria uma sala de jantar com decoração clean?

Espaços voltados às refeições quase sempre possuem uma ambientação bastante simples. Basicamente o seu layout é composto de poucas peças mobiliárias. 

O foco principal do conjunto – ou seja, aquilo que realmente não pode faltar no local – são a mesa e as cadeiras. Para complementar o ambiente, algumas pessoas contam com uma cristaleira ou balcão no estilo buffet como suporte extra, e também para o armazenamento de louças mais valiosas. 

Se a ideia é uma sala de jantar com decoração clean, então os móveis devem apresentar linhas simples, sem muito ou com quase nenhum ornamento, e claro, em cores neutras. No entanto, é importante contar com um ou outro detalhe em textura para tornar o local mais aconchegante. 

decoração-clean
Espaço Gourmet com Revestimento 3D e Madeira de Cozinha planejada de Henrique Yokoyama Ortis – Viva Decora

Claro que o segredo para que esta composição dê certo está no jogo de contraste. Por exemplo, se a mesa de jantar escolhida para a sala é na cor branca, as cadeiras acompanhantes podem ser em tom acobreado e com detalhes em madeira na cor mel. 

O balcão de buffet ao lado da mesa também deve seguir o mesmo padrão, enquanto o centro de mesa pode contar com um toque de cor – assim como se vê em alguns exemplos desse texto. 

Como utilizar cadeiras de cores neutras na sala de jantar?

As cadeiras utilizadas nas decorações clean de salas de jantar são as mais simples que você pode imaginar! Principalmente por conta dos seus acabamentos e cores, elas trazem um ar de sofisticação ao ambiente.

Uma dica para a hora de escolher as cadeiras para a sala de jantar no estilo clean é prestar atenção nos materiais utilizados em sua composição. 

Como a base e o encosto quase sempre são revestidas em tecido, é preferível que o mesmo seja impermeabilizado ou possa ser limpo facilmente. Isto porque estes móveis estão sujeitos a receber respingos de comida e mais.

decoração-clean
Ambiente com cadeiras acrílicas e mesa branca de Varanda gourmet de Isabel Leite Arquitetura e Interiores – Viva Decora

Fazendo uma rápida pesquisa de mercado, logo podemos encontrar diversos modelos de cadeiras nos catálogos dos lojistas que se adequam bem a esta ideia de decoração clean. 

A maioria delas apresenta partes em cores como bege ou cinza. Mas se você quiser variar um pouco, alterar o visual l da sua sala de jantar, pode optar por cadeiras com partes em cores frias, como tons de azul e verde claro. 

Como você viu, belos modelos de cadeiras para decoração clean não faltam. Agora é só pesquisar a ideal para sua sala e iniciar esse projeto!

Essas dicas de decoração clean foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe um comentário