Decoração De Quarto: Como Escolher Cama, Criado-Mudo e Mais Móveis

6 minutos para ler

Os quartos são ambiente de grande importância dentro de casa. Sua principal função na arquitetura é oferecer aos moradores um local reservado para o descanso e relaxamento do corpo. Nesse sentido a decoração de quarto tem influência direta na atmosfera do ambiente. 

É claro que é possível aproveitar a área de muitas formas diferentes, tudo de acordo com as necessidades e desejos de cada usuário: existem pessoas que gostam de reservar o quarto apenas para local de descanso, enquanto outras precisam de um espaço para estudo e trabalho.

A finalidade para qual o ambiente será utilizado é o que irá determinar a escolha de móveis como cama, criado-mudo e mais na decoração de quarto. Continue a leitura para saber mais! 

decoração-de-quarto
Quarto de Casal de Quarto de casal de Marília Veiga – Viva Decora

Diferentes funções para quartos

O quarto é um ambiente particular onde as pessoas têm a liberdade de realizar várias atividades. Além de dormir, é possível também namorar, brincar, ver televisão, receber amigos, ler um livro, meditar e mais no cômodo. 

No entanto, isto só será possível se o espaço decorado oferecer as condições básicas necessárias. Tudo vai depender do arranjo de peças mobiliárias que irão compor a decoração – além da área livre de circulação que sobrará disso.

Em quartos infantis, pode-se pensar em acrescentar ao conjunto uma zona com móveis e acessórios que ajudem no desenvolvimento físico e psíquico das crianças.Sendo assim, este ambiente pode conter mesinha, cadeirinha, quadrinho risque e rabisque e muito mais.

Agora se o ambiente em questão é um quarto para um adolescente, é interessante ter uma escrivaninha para estudos e até um rack com TV para a prática de games, por exemplo. 

Já a decoração de quarto de adultos deve levar em consideração o uso de peças como penteadeira, closet e poltrona. 

Móveis essenciais em decoração de quarto

Quando pensamos em um quarto, a principal função para qual o espaço será utilizado é para o descanso físico e mental, e por isso o móvel mais importante é sem dúvida a cama.  

Sendo assim, na hora de pensar na decoração de quarto, a cama deve ser a maior preocupação, seguida por peças imobiliárias importantes para a organização do ambiente – como armários, closets, gaveteiros, entre outros. 

As opções de modelo de cama para o quarto são muitas, por isso é preciso avaliar algumas variáveis importantes antes de optar por algum modelo e para que seja possível orientar a peça da melhor forma dentro do cômodo. 

Algumas questões básicas que irão ajudar na decisão são: gostos e preferências, estilo, orçamento, e a localização de portas e janelas.

decoração-de-quarto
Armário Espelhado Embutido no Quarto Branco de Quarto de casal de Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design – Viva Decora

É importante saber que camas de linhas retas e cores neutras são mais fáceis de combinar com qualquer modelo de decoração, e por isso acabam sendo uma peça coringa.

No entanto, se a ideia é fazer deste móvel o grande destaque na decoração de quarto, basta marcar o seu local com uma cabeceira ou dossel de design bem chamativo. 

Já quanto à sua posição no cômodo, o melhor é que a cama fique de lado entre a porta de entrada e a janela, jamais estando de costas para uma porta balcão ou em ângulo para o canto do ambiente.

Essa e outras dicas incríveis você confere nesse artigo com princípios do Feng Shui para você aplicar hoje mesmo! 

Móveis complementares para decoração de quarto

Até aqui você já sabe que a cama é o móvel que merece maior atenção na hora de planejar a decoração de quarto. No entanto, outra peça que pode fazer toda a diferença no resultado final do ambiente é o criado mudo.

Esse móvel complementar serve de assistência no momento de dormir, podendo ser usado como apoio para uma luminária, por exemplo. O uso de iluminação indireta é fundamental para garantir uma atmosfera aconchegante e relaxante no ambiente! 

Já pensando em comodidade e praticidade, o uso de um recamier serve de apoio para calçar sapatos, se vestir ou ainda apoiar roupas e outros acessórios. 

Ambos os móveis complementares para a decoração de quarto são comuns de serem encontrados em quartos de casal, pois normalmente possuem um espaço e necessidade de organização maior. 

decoração-de-quarto
Fio de luz na cabeceira e cortina cinza no quarto de Quarto de casal de INÁ Arquitetura – Viva Decora

Como precisam acomodar as necessidades de dois usuários ao mesmo tempo, os projetos de arquitetura de quarto de casal costumam ser mais complexos. Para ajudar nessa tarefa, uma boa ideia é separar o ambiente em zonas individuais, podendo estender o pensamento inclusive para o interior dos móveis, como no guarda-roupa. 

O grande desafio na hora de separar o ambiente em zonas individuais é fazer a marcação dos limites de espaço para cada atividade – esse é o grande diferencial de poder contar com o auxílio de um arquiteto ou design. Escolher o móvel certo na decoração de quarto faz toda a diferença para conseguir os resultados desejados.

Por exemplo, é possível que a cabeceira, o criado, a penteadeira, e o rack  sejam uma peça única, apenas uma linha de marcenaria se desdobrando em vários móveis diferentes. No entanto, o observador precisa ser capaz de entender estas mudanças no cenário.

O jeito mais fácil de fazer isto é trabalhar com recortes, cores e texturas dos móveis. Outra coisa que deve ajudar muito neste caso é o tratamento de iluminação artificial, criando efeitos de luz e sombra, e de profundidade – algo bem teatral. 

E o toque final deve vir com os acessórios – ornamentos, cortina, tapete e roupa de cama.

Essas dicas para a decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe um comentário