decoração-japandi decoração-japandi

Decoração Japandi: 5 Acessórios Para Ter Em Casa!

5 minutos para ler

O estilo de decoração Japandi é uma das grandes tendências do ano de 2021. Ela nasceu através da mistura entre a decoração japonesa e a escandinava, unindo elegância e minimalismo em um estilo só. Juntos, eles tornam a casa mais prática, cheia de beleza e aconchego, sem grandes extravagâncias.

Portanto, se você deseja ter um lar ainda mais funcional e confortável para aproveitar os dias com mais intensidade, descubra o que não pode faltar na sua casa de decoração japandi!

A origem do estilo de decoração Japandi

De certo que, à primeira vista, pode ser difícil associar duas culturas tão diferentes unidas em um único estilo. 

Enquanto a decoração no estilo escandinavo é marcada pelo ar aconchegante, cores simples e muita iluminação natural, o estilo japonês dá maior ênfase ao minimalismo, funcionalidade e simplicidade – sempre em busca de trazer uma sensação zen aos ambientes.

E o que acontece quando esses dois estilos se misturam? O resultado é uma decoração de estilo rústico e ao mesmo tempo sofisticado.

Para tanto, o Japandi tem como referência o uso de matérias primas naturais para compor a decoração dos ambientes, como por exemplo a madeira, o vime, o bambu e até o metal. Além isso, o estilo de decoração Japandi também faz ênfase ao uso de cores mais simples, como branco, cinza, verde, azul e também os tons terrosos.

1) Vasos de cerâmica para plantas

Um dos principais materiais usados no estilo Japandi é a cerâmica. Ela pode ser encontrada em louças para a cozinha e também em vasos para todos os cômodos de casa. O ideal é sempre optar por acessórios em tons claros, pois são capazes de tornar todo o ambiente mais confortável.

Por se tratar de uma tendência aliada ao minimalismo, prefira folhagens e suculentas ao invés de plantas muito coloridas. Você pode plantar cactos, Bambu da sorte, Peperômia, Palmeira-dama, entre outras espécies que, além de lindas, sobrevivem dentro de casa sem esforços.

decoração-japandi

2) Quadros decorativos

Os quadros são parte essencial para a decoração de qualquer casa, porque revelam um pouco mais sobre os gostos e personalidade dos donos do lar. No caso da decoração Japandi, para os moderninhos de plantão, a dica é investir em quadros modernos,

E, para não deixar o estilo minimalista de lado, escolha modelos que caibam na parede, sem exageros. Além disso, aposte em quadros com tons terrosos em evidência, já que combinam com o estilo Japandi, de modo a contrastar harmoniosamente com as paredes brancas (base para o estilo escandinavo).

3) Tapetes felpudos

A decoração Japandi é marcada por muito conforto em todos os detalhes. Na sala de estar, por exemplo, você pode posicionar um tapete branco ou bege, sob o sofá. Assim, é possível convidar todo mundo para se reunir em casa de maneira aconchegante!

O tecido linho é muito valorizado nesse estilo, portanto é uma sugestão natural que vale a pena investir. No entanto, se o orçamento for mais limitado, prefira modelos feitos em algodão. Hoje é possível encontrar opções de tapete felpudo e macios na mesma proporção!

4) Mesas de madeira

O uso da madeira também é outro ponto que merece destaque. Seja para a cozinha, sala de estar, sala de jantar, ou até mesmo no quarto: escolha sempre mesas de madeira. Este é outro material natural apreciado no estilo de decoração Japandi, por isso não pode faltar no seu lar!

O ideal é reaproveitar móveis antigos, aqueles usados em casas de familiares, ou até mesmo aquela peça que você achava não fazer sentido com a decoração de casa. Escolhas inesperadas como essa tornam o lar ainda mais autêntico e personalizado, com a sua cara.

Uma boa dica é usar mesas de madeira em tons claros. Além de se encaixarem perfeitamente no estilo de decoração Japandi, são peças muito resistentes e que fazem toda a diferença na decoração!

5) Luminárias de palhinha

A luz natural é grande aliada neste tipo de decoração. Mas, se sua casa é pequena, uma boa dica para aproveitar a luz vinda da janela ao máximo é posicionando um espelho contra ela. Dessa forma, toda a iluminação é refletida, gerando profundidade ao ambiente.

Aliado a luz natural, não se esqueça das luminárias. Elas podem ser feitas em palhinha, um material natural elegante, aumentando a sensação de aconchego. Outra sugestão moderna e minimalista são as luminárias lanternas japonesas.

Nesse caso, essas peças geralmente são feitas em papel arroz e seu formato agrega elegância onde são posicionadas. É possível substituir pendentes sobre a mesa de jantar, por várias lanternas japonesas, colocá-las no centro da sala, ou ao lado da cama.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se que, para ter um lar amistoso e único, ao verdadeiro estilo de decoração Japandi, a dica é investir em acessórios, materiais naturais e em uma paleta de cores suaves que realmente transmitem quem você é!

Posts relacionados

Deixe um comentário