material-de-construcao material-de-construcao

Material de Construção: Como Não Esquecer de Nada na Obra?

6 minutos para ler

Só quem passou por isso sabe! A ‘Obra’ é frequentemente associada a ‘dores de cabeça’, mas não precisa ser sempre assim. Quando existe um bom planejamento da obra, fica mais fácil impedir uma série de imprevistos, incluindo a falta de material de construção. 

A pior coisa que pode acontecer é você perder prazos ou etapas de trabalho por conta da não compra, ou compra equivocada de algum material de construção. Afinal, em ambos os casos você será obrigado a paralisar a obra – e isso é um grande problema! 

É por isso que os arquitetos e decoradores profissionais montam cronogramas de obra bem detalhados dos seus trabalhos, incluindo não só os prazos de conclusão das atividades, mas também as datas de compra e entrega de material, profissionais responsáveis e mais. 

Mas e se você for o responsável pelo andamento de um serviço? Ou se você quiser apenas acompanhar melhor o andamento de uma obra realizada dentro da sua casa? O que pode fazer de diferente para evitar que falte material de construção? Bem, iremos comentar sobre isso no texto a seguir. Acompanhe as nossas dicas.

O que o projeto arquitetônico pode lhe dizer?

O primeiro passo para evitar a falta de material de construção é dedicar tempo à etapa do levantamento quantitativo da obra. Mas como calcular os materiais necessários?

Com o projeto arquitetônico em mãos, você será capaz de identificar o tamanho dos ambientes, as principais dimensões de cada um deles e, claro, quais os materiais e insumos que serão utilizados em cada ambiente do projeto. 

Tudo isso serve para que você possa, a partir dessas informações, realizar algumas estimativas – considerando sempre a cotação de cada insumo em mais de um fornecedor. 

A ideia é que você seja capaz de realizar uma previsão de gastos, montando uma relação de cada material de construção que será utilizado na obra. 

Lembre-se que você pode criar diferentes listas de compra, consolidando os insumos de acordo com preço, fornecedor ou de acordo com a preferência do cliente. O importante é que você ofereça mais de uma opção para o seu cliente, assim ele pode escolher quais materiais irá utilizar de acordo com os seus próprios critérios.

material-de-construcao

O que não pode faltar na sua obra?

Cada país ou cultura mantém sistemas de construção diferentes. Isso acontece pelos materiais disponíveis em cada região ou por conta das legislações locais, influências de culturas passadas, costumes construtivos e mais. 

Podemos dizer, por exemplo, que as construções no Brasil são mais “molhadas”, pois envolvem bastante a utilização do preparo de massas como de concreto, massa corrida e mais.

E o que isso tudo quer dizer? Quer dizer que muitos processos utilizados nas obras do nosso país seguem um caminho bastante semelhante. 

Com base nisso, fica mais fácil identificar aqueles materiais de construção que não podem faltar na sua obra ou reforma. De forma simplificada, são eles: cimento, areia, concreto e argamassa. No mais, podemos ainda citar os seguintes materiais:

  • Estruturas: cimento, brita, areia, fôrmas de madeira, armaduras e tijolos;
  • Vedações: como portas e janelas de madeira;
  • Telhado: estruturas metálicas ou de madeira – como ripas e caibros – e telhas;
  • louças, metais e revestimentos;
  • Componentes elétricos, entre fios, cabos, plugs, adaptadores e disjuntores, filtros de linha, canaletas, abraçadeiras e mais, 
  • Componentes hidráulicos, principalmente em PVC;
  • Produtos de pintura e itens menores para instalação de aparelhagens.

    material-de-construcao

O que deve ser mais observado no momento da compra?

Mais importante, e acima de tudo, qualidade. Muitas vezes, até mesmo na hora de realizar a compra de materiais de construção, nos empolgamos demais com as promoções. Erro grave. 

Isso porque uma “economia besta” é o que de pior você pode fazer quando o assunto é obras e reformas. Mas se o orçamento está apertado, qual a alternativa? 

Foque primeiro no custo benefício! Um material pode ter um custo alto hoje, mas a longo prazo pode ser a melhor opção. Por isso não esqueça de avaliar fatores como a durabilidade do material e a facilidade de manutenção. 

Além disso, é importante relacionar o que é prioridade e deixar o resto das aquisições para depois. É por isso que você precisa de uma Curva ABC de produtos!

Essa ferramenta irá ajudar a entender quais os insumos que consomem maior parte dos recursos disponíveis, de forma que você possa priorizá-los na hora de realizar a compra. 

Para te ajudar no planejamento

E por falar em economias, lembre-se que o pior momento para economizar é na construção da fundação! Afinal, essa é a base da sua construção, e qualquer erro nesta etapa da obra pode custar caro lá na frente.  

Outra etapa que merece atenção é a etapa de construção de paredes e teto. Isso porque utilizar materiais de má qualidade nesses momentos pode levar a estrutura a apresentar, mais tarde, graves patologias como problemas de resistência -, uma ameaça a segurança de todos.

Por isso, a dica de ouro aqui é conseguir montar um checklist que inclua todo e qualquer material de construção que será utilizado nas etapas da sua obra. 

Pesquise bastante a respeito dos materiais selecionados, peça o feedback de conhecidos sobre fornecedores e até materiais específicos, assim será mais fácil estabelecer prioridades e controlar gastos. 

Não deixe de conferir dados como dimensões, resistência, durabilidade, funcionalidade, mudanças com ação de calor e frio, e também impactos contra o meio ambiente. Faça compras conscientes e lembre-se do seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade – ou seja, ecologia e sustentabilidade.

Para te ajudar no planejamento da obra, você pode contar com a ajuda do Diagrama de Ishikawa, uma ferramenta maravilhosa para te ajudar a antecipar imprevistos na obra! 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Posts relacionados

Deixe um comentário