Vai Comprar Imóvel? Veja 5 Dicas Para Escolher Corretamente

9 minutos para ler

Comprar imóvel demanda planejamento e organização. Além disso, é necessário estar atento a algumas características da casa ou do apartamento. Nesse texto você confere as orientações para fazer uma boa escolha

Comprar um imóvel representa um grande passo na vida de muitas pessoas. Seja pela conquista da independência ou por outro motivo, se mudar para uma nova casa ou um novo apartamento significa adquirir uma nova rotina.

Por ser um investimento de alto valor, é importante fazer um bom planejamento antes da compra. Para muitos brasileiros, uma casa ou um apartamento representa a realização de um sonho, então é necessário ter cautela para que a negociação não se torne um pesadelo.

Para que a tarefa de comprar imóvel seja menos complexa, o que acha de conferir algumas dicas para não errar na escolha da propriedade? Nesse texto você vai conferir:

  • Casa ou apartamento?
  • Dicas para comprar imóvel corretamente

Casa ou apartamento? Como decidir?

Antes de comprar imóvel, você deve analisar qual o tipo ideal de moradia: casa ou apartamento. A escolha depende das preferências e das necessidades dos moradores e, por isso, você precisa verificar essas questões antes de tomar uma decisão.

Casa

As casas são imóveis indicados, na maioria das vezes, para pessoas que desejam usufruir de um espaço mais amplo. Esses imóveis possuem quintais e jardins e, por isso, oferecem mais possibilidades de implementação de áreas de lazer.

Além disso, é válido considerar que as casas conferem mais privacidade para os moradores do que os apartamentos. Isso porque, em condomínios, os vizinhos moram muito próximos uns dos outros e, às vezes, é possível até mesmo ouvir conversas que acontecem no interior do imóvel.

Entretanto, é preciso considerar que as casas são menos seguras do que os apartamentos. Em empreendimentos, há um grande investimento em equipamentos de vigilância e em profissionais especializados, então os moradores têm maiores garantias de proteção aos seus bens.

 Apartamento

Os apartamentos, por outro lado, são indicados, principalmente, para pessoas que moram sozinhas ou que não desejam morar em um imóvel tão espaçoso. São boas opções, também, para indivíduos que gostam de viver em conjunto, uma vez que irão precisar conviver com os demais condôminos.

Diante disso, é possível citar que a segurança é uma das principais vantagens obtidas por quem opta por comprar um apartamento. Na maioria dos casos, os condomínios contam com portarias 24 horas e com câmeras de vigilância.

Entretanto, há, também, desvantagens. A obrigatoriedade de seguir as regras do condomínio é uma das principais. Isso porque, ao conviver com outros moradores, é esperado que você se porte de uma maneira específica, que é determinada pelo regimento interno.

Para fazer uma boa escolha antes de comprar imóvel, considere suas preferências e necessidades. Não se esqueça de, também, conversar com sua família a respeito do assunto.

comprar-imoveis

Dicas para comprar imóvel corretamente

O processo de comprar imóvel envolve várias etapas e seu sucesso depende da atenção que o comprador direciona aos pequenos detalhes. Quanto mais você evitar erros durante a compra, mais fácil e rapidamente terá acesso à sua nova casa ou apartamento.

Para que cada etapa saia conforme o planejado, é importante estar atento a algumas dicas, que você verá na sequência:

  1. Tenha um bom planejamento

Conforme mencionado acima, comprar imóvel envolve uma grande quantia de dinheiro. Por isso, deve ser um processo realizado com muita calma, organização e, é claro, planejamento.

E o planejamento não se refere apenas ao aspecto financeiro. Nessa primeira etapa você deve considerar todas as questões relacionadas ao processo de compra. 

Em muitos casos, será necessário conversar com toda a família para verificar as necessidades e opiniões de cada um e, assim, elaborar um plano de ação conjunto.

Preste muita atenção no planejamento, pois esse passo irá determinar todo o sucesso da negociação. Nesse momento, é válido elaborar listas, uma vez que estas facilitam a visualização e a elaboração de um raciocínio.

  1. Avalie as necessidades e preferências

Após elaborar um bom planejamento, chegou o momento de listar e avaliar as necessidades e as preferências dos moradores do local. Se você for morar com sua família, por exemplo, deve considerar as opiniões de todas as pessoas envolvidas. 

Nesse passo, você deve listar quais fatores serão determinantes para a escolha do imóvel. Muitas pessoas prezam, por exemplo, por uma boa localização. Nesse caso, é possível descartar todos os imóveis que não se encaixam nessa característica, o que facilita o processo de escolha.

Não se esqueça de listar todas as suas necessidades e preferências, tais como:

  • Número de dormitórios;
  • Área mínima e máxima da casa ou do apartamento;
  • Localização do imóvel;
  • Infraestrutura do bairro no qual o imóvel está situado;
  • Áreas e itens de lazer, como piscina, churrasqueira e outros;
  • Presença ou ausência de áreas verdes, como quintas e jardins.

Esses fatores serão determinantes para que você faça a escolha correta nos próximos passos, então preste muita atenção e inclua a lista em seu planejamento de compra.

comprar-imoveis

  1. Verifique quais são suas condições financeiras

Após listar as necessidades e as preferências de sua família, você deverá verificar quais são suas condições financeiras. Isso porque, de nada adianta querer comprar um imóvel de três dormitórios no centro da cidade se você não possui uma reserva financeira disponível para o investimento.

Dessa forma, é importante analisar todos os valores que entram e que saem de seu orçamento mensal. Nesse aspecto, uma boa dica é elaborar uma planilha, que facilita os cálculos e a visualização dos valores.

Elaborar a planilha é uma boa dica pois, ao verificar todos os itens que fazem parte dos seus custos mensais, é possível. identificar aqueles que são realmente essenciais e aqueles custos que podem ser cortados. 

É válido que boa parte da população brasileira não tem condições de comprar um imóvel à vista. Nesses casos, é possível contar com o auxílio de soluções financeiras, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário.

O financiamento para comprar imóvel é um dos métodos mais comuns no Brasil. Entretanto, para contratá-lo, você deve oferecer um valor em dinheiro como entrada. Para isso, é essencial analisar o orçamento e começar a poupar. 

Outro aspecto importante da economia de dinheiro é conversar com toda a família. Seja explícito quanto à situação atual e quanto ao objetivo. Deixe todos cientes da necessidade de poupar e explique que o sucesso da compra depende da ação de todos.

  1. Pesquise muito antes de escolher um imóvel

A compra de um imóvel é uma atividade que jamais deve ser realizada com pressa, especialmente no que se refere ao processo de escolha da nova casa ou do novo apartamento. Afinal, estamos falando de investimentos financeiros e decisões importantes na vida de qualquer um!

Por isso, após listar suas necessidades e suas preferências, bem como verificar suas condições financeiras, é chegado o momento de se dedicar à pesquisa.

Nesse passo, você pode contar com o auxílio da internet, que está repleta de portais imobiliários. Entretanto, aqui vai uma dica: antes de entrar em contato e, principalmente, de realizar uma negociação, pesquise sobre a reputação da empresa. 

Comprar imóvel é uma grande responsabilidade e, por isso, você deve estar respaldado por uma empresa séria e confiável. Peça referência a amigos, conhecidos e familiares ou busque pelas opiniões de usuários nas redes sociais. 

E é exatamente no momento da pesquisa que você irá verificar se os imóveis estão de acordo com sua lista de necessidades e preferências. Por isso, tenha sempre essas informações em mãos para que não esqueça de considerar nenhum ponto importante na casa ou apartamento ideal. 

  1. Conte com o auxilio de profissionais especializados

Se você pretende comprar imóvel, deve saber que o processo é longo e, quando realizado de forma autônoma, pode ser muito complexo. Para que tudo se torne mais simples e fácil, é essencial contar com o auxílio de profissionais especializados.

O corretor de imóveis é o profissional mais indicado para te acompanhar em todas as etapas da negociação e, por isso, você deve buscar uma imobiliária de referência.

Além de selecionar e mostrar a você os imóveis que estão em consonância com suas necessidades e preferências, o corretor é responsável por intermediar a negociação e assegurar que cada etapa está sendo cumprida da forma correta.

Dessa forma, o profissional deve, também, verificar toda a documentação, incluindo o contrato de compra e venda. Você também precisa saber que, em caso de qualquer dúvida, pode contar com o auxílio do corretor.

Para encontrar bons profissionais e boas empresas, você precisa fazer buscas on-line e até mesmo off-line, como em conversas com amigos e familiares.

Este artigo foi escrito pela equipe da Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que detém um dos principais portais imobiliários do país. Quer comprar imóvel com quem entende de mercado imobiliário? Conheça a Arbo Imóveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário