Se você é um arquiteto profissional ou em fase de formação, certamente já ouviu falar no Sketchup, o software que opera num ambiente em 3D e possibilita a criação de esboços e projetos tridimensionais.

A realidade virtual está se tornando uma das principais aliadas dos arquitetos na apresentação de projetos, afinal esse recurso permite que o cliente final consiga enxergar de maneira mais precisa o resultado final do projeto. Exatamente por isso, aprimorar-se cada vez mais na utilização de softwares específicos é tarefa importante, já que são capazes de aumentar o valor percebido do trabalho realizado.

No entanto, sabemos que a criação de projetos pode ser trabalhosa, e foi pensando em te ajudar com os recursos disponíveis da melhor forma possível, que criamos esse artigo com 7 dicas de como se tornar mais produtivo no Sketchup!

Dica 1: Utilize um mouse de três botões

Hoje em dia com o uso comum de laptops, é comum que muitos de nós aposentem o mouse para fazer uso do trackpad. Essa solução pode ser conveniente para muitas ocasiões, mas não quando se trata do uso do Sketchup!

Além de facilitar a navegação no programa, o botão scroll do seu mouse terá uma função muito útil dentro do Sketchup e dos desenhos 3D: alterar a visão e perspectiva do seu objeto em quando você o desenha, economizando alguns cliques em direção a barra de ferramenta.

Dica 2: Grupos e Componentes!

É comum vermos muitos profissionais deixarem de usar essa funcionalidade por que acham muito complexo e trabalhosos. A verdade é que os grupos e componentes no Sketchup facilitam muito a vida, especialmente em projetos grandes e com elementos que se repetem ao longo do projeto.

Além de organizar melhor os seus modelos, você também consegue “esconder” algumas partes do seu desenho enquanto trabalha em outras, sem que para isso seja necessário apagar nenhuma linha!

Os grupos são responsáveis por isolar partes da sua geometria, pois permite que você manipule e mova partes mais complexas do seu projeto sem que seja necessário mover cada peça individualmente. O mesmo serve para as opções de Subgrupos, que permitem que você organize os elementos de um projeto de acordo com uma hierarquia.

Já os componentes permitem que você crie cópias idênticas de algo, de forma que qualquer mudança em um dos componentes seja replicada para os demais de maneira rápida e fácil.

Mas vamos lá, como colocar isso na prática? Para criar um grupo, selecione as partes que deseja agrupar e com o botão direito clicado, selecione “Make Group”. O mesmo serve para a criação de Componentes, bastando selecionar a opção “Make Component”.

Pronto! Agora você já pode trabalhar com grupos e componentes!

Dica 3: Criando várias cópias de um mesmo objeto

Vamos supor que você quer desenhar um móvel ripado. Para isso, será necessário criar uma ripa de cada vez, para depois agrupá-las, certo? Isso pode ser feito de maneira simples com uso desse próximo recurso.

Comece pela criação de uma ripa, e com o botão “mover” juntamente com a tecla CTR, arraste o objeto para o lado criando uma nova cópia. Sem clicar em nada, digite a distância desejada entre as ripas, na caixa de “complemento” no canto inferior esquerdo.

Com a distância correta, é hora de definir o número de cópias desejadas. Para isso, deve-se inserir um asterisco e número de cópias, e clicar “Enter”. Por exemplo, se desejo que o meu móvel tenha 20 ripas, *20.

Dica 4: Ajustar posição de texturas

A composição de materiais, texturas e luzes no Sketchup são recursos muito utilizados. Mas é comum as vezes quando aplicamos uma textura em uma superfície que ela fique mal posicionada.

Para garantir um resultado bacana, clique duas vezes na superfície para selecionar apenas uma independente. Em seguida, com o botão direito selecione a opção Texturas > Posição. Agora é só mover a textura com o cursor para que ela fique no lugar desejado, escalonando-a ao mesmo tempo.

Dica 5: Aumento do campo de visão

Para facilitar a criação de cenas no Sketchup, um dos recursos mais úteis é o aumento do campo de visão. Com a cena já concluída, basta clicar na Lupa na barra de ferramentas, e selecionar o grau desejado. Essa ferramenta é ótima para que tenhamos uma imagem que abrange maiores informações e também é mais realista.

Dica 6: Reduzindo o tamanho do arquivo

Nós profissionais de arquitetura já estamos acostumados com os famosos bugs em softwares como o Sketchup. Isso acontece muito por conta do tamanho dos arquivos, que acabam sempre muito pesados.

Infelizmente não temos uma solução única para esse problema, mas a dica de ouro aqui é eliminar todos os itens que não estão sendo utilizados, mas que acabam por contribuir para o tamanho do arquivo.

Na barra de ferramentas, existe a opção “janela”. Ao clicar nessa opção você irá visualizar “informações do modelo”, onde você encontrará detalhes sobre o arquivo em questão. Selecione a opção “Estatísticas” e elimine os itens que não estão sendo utilizados no arquivo.

Essa é uma medida simples que faz uma grande diferença na performance e desempenho do programa quando estamos trabalhando em arquivos muito grandes. Experimente você também!

Dica 7: Os melhores atalhos do teclado!

Até agora você já aprendeu alguns truques para agilizar o processo de modelagem, que pode ser trabalhoso e complexo. Mas para te ajudar ainda mais, separamos alguns atalhos básicos do teclado que te ajudam a ganhar tempo na hora de trabalhar com o Sketchup. Confira:

L – Linha (Line)
A – Arco (Arc)
R – Rectângulo (Rectangle)
C – Círculo (Circle)
P – Puxar/empurrar (Push/pull)
M – Mover/Copiar (Move/Copy)
Q – Rotar (Rotate)
Z – Zoom (Zoom)
O – Orbitar (Orbit)
H – Panorâmica (Hand)
B – Pintura (Paint Bucket)
E – Borracha (Eraser)
T – Fita métrica (Tape)
S – Escala (Scale)
F – Equidistância (OffSet)

E também:

Ctrl + A = Seleciona tudo
Ctrl + Z = Desfazer
Ctrl + Y = Refazer
Ctrl + S = Salvar como
Ctrl + O = Abrir
Ctrl + P = Imprimir
Ctrl + N = Fechar o programa
Ctrl + C = Copiar
Ctrl + V = Colar

Pressionando botão do meio do mouse + Shift = Panorâmica.

Pressionando Shift e usando borracha = Ocultar linhas.

Pressionando Ctrl e usando borracha = Atenuar e Suavizar.