A participação em eventos é um dos principais requisitos para se manter atualizado a respeito de um mercado ou setor. No caso das feiras de arquitetura, elas oferecem um amplo panorama sobre tendências e novidades, além de reunir empresas, profissionais e clientes em um único espaço.

Assim, não é por acaso que tem crescido o número de feiras. Só no Brasil ocorrem dezenas delas todos os anos, espalhadas pelas cinco regiões do país. No exterior, os eventos atraem arquitetos, engenheiros, decoradores e designers do mundo inteiro.

Mas por que é tão importante participar das feiras de arquitetura? Quais são os eventos mais importantes no Brasil e no mundo? Continue a leitura do post e descubra!

Vantagens da participação em feiras de arquitetura

Para um arquiteto, uma carreira bem-sucedida depende muito mais do que de talento e dedicação. É fundamental saber se relacionar, inovar e criar laços fortes com as pessoas e as empresas. E as feiras de arquitetura oferecem excelentes oportunidades de colocar tudo isso em prática. Confira algumas das principais vantagens!

Contato com tendências de mercado

Como acontecem todos os anos (ou quase) as feiras precisam sempre se reinventar. Para isso, são apresentadas as principais tendências de mercado, ou seja, tudo que será destaque nas construções nos próximos meses e anos.

Cada um dos profissionais e empresas envolvidos nas mostras tentam inovar sempre, apresentando trabalhos diferenciados e intrigantes. Dessa forma, esses eventos são ótimos para se manter atualizado com o que já está sendo lançado no mercado e o que ainda será usado.

Além disso, se aprende muito com profissionais renomados e mais experientes, sendo uma boa oportunidade de se inspirar para os próximos projetos e oferecer um serviço mais inovador aos seus clientes.

Oportunidade de networking

Com tantos profissionais e empresas importantes para o setor de arquitetura e design presentes em um mesmo lugar, fica bem mais fácil expandir sua rede de relacionamentos. É possível trocar experiências e conhecimentos, ampliando sua base de contatos que podem servir para indicações e novos projetos no futuro.

Também é bom lembrar que muitos desses eventos são abertos para o público geral, clientes em potencial a procura de inspirações para seus projetos pessoais. Ou seja, pode ser uma boa chance de conhecer mais pessoas e fechar novos negócios.

Possibilidade de novas parcerias

A maioria das feiras de arquitetura é formada por um grupo de empresas e profissionais selecionados, que podem ajudar você a formar novas parcerias, tanto com fornecedores quanto com organizações.

Nesses eventos, muitas empresas disponibilizam preços e condições especiais, além de contratos de exclusividade que podem garantir bons negócios. Ou seja, dá para contar com diversas possibilidades financeiras e no lado criativo.

Principais feiras nacionais

Agora que você já viu por que deve participar de feiras de arquitetura, separamos uma lista com os maiores e mais importantes eventos que acontecem no Brasil. Vejamos!

CASACOR

Há mais de 30 anos a CASACOR, que ocorre em São Paulo capital, apresenta uma mostra variada com diversas ideias de decoração. Trata-se da maior feira desse tipo da América Latina e a segunda maior do mundo. Nela, arquitetos renomados decoram ambientes planejados, mostrando toda a sua criatividade. Portanto, serve de inspiração para tantos profissionais, ou mesmo, os aficionados por arquitetura e design.

Abimad

Também na cidade de São Paulo, a Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração (Abimad) é uma enorme mostra de objetos de luxo. Eles servem tanto para apresentar tendências quanto para inspirar cores, texturas e formas. Vale a pena visitar!

Paralela Móvel

Outra mostra de móveis, a Paralela é um dos eventos mais longos. Em 2018, a exposição durará de fevereiro a julho, na Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O destaque fica não apenas para a criatividade, mas ainda para a inovação na utilização de materiais sustentáveis e reaproveitáveis.

Expo Revestir

Mais uma feira que ocorre em São Paulo, a grande diferença da Expo Revestir é o foco em pisos e revestimentos. Além das exposições, também acontecem palestras e cursos, ótimos para os profissionais que desejam se aperfeiçoar na área, principalmente estudantes e jovens arquitetos.

Design Weekend

Um evento mais diversificado, o Design Weekend reúne novidades em arquitetura, decoração, design, arte, inovação e gestão de negócios. Nele ocorrem muitas atividades, como cursos, palestras, exposições concursos e exposições artísticas. Isso mesmo, em um único evento pode-se aprender mais sobre os projetos em diferentes aspectos.

Maiores feiras internacionais

Talvez seja mais difícil visitar estas feiras de arquitetura ao redor do mundo. Mas elas valem muito a pena. Portanto, se estiver de passagem pelo país ou puder comparecer, não perca!

NycX Design

A cidade de Nova Iorque (EUA) recebe todos os anos no mês de maio a NycX Design. Assim como a nossa Design Weekend, a feira é bem diversa, com cursos, palestras e mostras nos setores de arquitetura, design, entretenimento, tecnologia, entre outros.

Design Shanghai

Parecida com a feira anterior, só que do outro lado do mundo, a Design Shanghai (China) é um dos maiores eventos desse tipo na Ásia. O diferencial fica por conta das dicas e amostras de como aproveitar melhor os espaços e os materiais, além dos objetivos de decoração típicos chineses e asiáticos.

Maison et Objet

A feira de móveis e decoração Maison et Objet é considerada um dos maiores eventos artísticos da Europa e acontece duas vezes ao ano em Paris, na França. Ela atrai não só profissionais da área, como também inúmeros apaixonados por arte que visitam a cidade.

Feira de Milão

Para terminar, não poderíamos deixar de falar sobre o maior evento de arquitetura do mundo. O Salão Internacional do Móvel de Milão (Isaloni), ou apenas Feira de Milão, é realizado anualmente na cidade italiana que se destaca pelo apreço às artes e à moda. Neste ano, foram 2.407 expositores, distribuídos em 207.000,00 m², atraindo 372.151 visitantes!

Essas são apenas as principais feiras de arquitetura nacionais e internacionais. Mas vale muito a pena participar mesmo dos eventos menores e locais. Procure saber quais existem na sua região e não perca a oportunidade de se atualizar, conhecer pessoas e fechar importantes parcerias.

O que achou de conhecer a importância dessas feiras de arquitetura? Quer conferir mais posts como este? Então, siga-nos no LinkedInFacebook e Instagram e acompanhe todas as nossas novidades!