gestao-de-obra-online gestao-de-obra-online

Gestão de Obra Online: O Que é e Como Aplicar Na Prática Na Empresa

7 minutos para ler

Não é novidade que a adoção de tecnologias no canteiro de obras é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. O uso de softwares especializados que auxiliam a realizar a gestão de obra online é cada vez mais comum nas empresas do setor da construção civil. 

Ainda que seja um mercado relutante ao uso dessas tecnologias, a pandemia causada pela Covid-19 tornou ainda mais necessária a mudança no modelo de trabalho nesse e em todos os outros setores. 

Atividades que antes pareciam impossíveis de serem realizadas a distância, provaram-se viáveis. Isso contribuiu de forma direta para a desmistificação do modelo de gestão de obras online. 

Àqueles que eram céticos com relação à possibilidade de realizar o acompanhamento e controle da obra sem um gestor in loco, passaram a acreditar na eficiência e eficácia do uso de softwares de gestão de obra online.

Isso pode vir carregado de uma grande mudança no setor, pois abre espaço para novos métodos de gestão. Por isso, neste artigo falaremos sobre os benefícios de contar com uma gestão de obra online e como você pode dar início a esse processo na sua empresa. Boa leitura! 

Por que apostar na gestão de obra online? 

Mas afinal, é possível obter os mesmos resultados realizando a gestão de obra online? A resposta é sim, claro! No entanto, esse é um processo que precisa de certa estrutura para acontecer de forma eficiente.

Um dos grandes problemas enfrentados por empresas da construção civil é a falta de estrutura de processos internos relacionados à gestão de obras. Atividades relacionadas ao planejamento e principalmente ao controle de execução da obra, acabam ficando em segundo plano. 

O resultado disso é uma gestão focada em “apagar incêndios” no canteiro de obras, o que é péssimo do ponto de vista da saúde do seu negócio. Afinal, os projetos acabam custando caro para a empresa e também para o cliente final, pois são entregues com atrasos e, muitas vezes, acima dos limites de orçamento estipulados na etapa de planejamento. 

Mas calma! Não é difícil iniciar a sua jornada na adoção de tecnologias capazes de auxiliar a sua empresa a realizar a gestão de obra online, basta contar com a ferramenta certa e um bom plano de ação. 

No entanto, antes de partir para o plano de ação, confira algumas informações importantes sobre o processo de gestão de obra online. 

Qual é a forma mais eficiente de trabalho? 

A gente sabe que a presença física no canteiro de obras é fundamental para garantir a gestão eficiente da obra. A ideia de automatizar os processos por meio do uso de tecnologias não é e nunca foi promover a extinção da presença física no local da obra. 

O que ocorre é que, utilizando esses softwares de gestão de obra online de forma estratégica, é possível otimizar o seu tempo ao mesmo tempo em que maximiza os seus ganhos. 

Afinal, mesmo que você esteja habituado a realizar a gestão da obra de maneira 100% presencial, você ainda conta com ferramentas tecnológicas para facilitar o seu dia-a-dia, certo? Aqui me refiro a planilhas de excel, e-mails, mensagens de Whatsapp, ligações telefônicas, etc.

Os softwares de gestão de obra online permitem que você acompanhe os acontecimentos do canteiro de obras em tempo real e de forma remota, o que permite que você se organize para realizar visitas estratégicas no canteiro de obras, por exemplo. 

Além disso, facilitam e organizam as informações sensíveis da obra de forma clara, o que ajuda a evitar ruídos de comunicação com a sua equipe e cliente, e também contribui para um processo de tomada de decisão mais claro e assertivo.

Qual a dificuldade de implementação? 

A resposta para essa pergunta é: depende. Para empresas que possuem processos bem estabelecidos e um fluxo de trabalho entre os colaboradores bem definidos, esse processo costuma ser livre de empecilhos. No entanto, para empresas que ainda não foram capazes de se organizar internamente, essa mudança pode parecer um pouco mais traumática.

Afinal, ainda que tenham sido feitos para automatizar parte dos processos internos de uma empresa, o momento de setup do software precisa de atenção e cuidado.

Para te ajudar a começar esse processo, preparamos algumas dicas imperdíveis! 

1) Organizando processos básicos

Esse é o momento de organizar todos os documentos e informações da empresa de forma que seja possível obter os ganhos previstos. Isso quer dizer padronizar nomenclaturas, organizar planilhas em um modelo específico para serem importadas, convidar os colaboradores e parametrizar as informações às quais terão acesso, e claro, aprender a executar as tarefas do dia-a-dia dentro do software. 

É claro que todo esse momento de configuração de conta leva tempo, no entanto os esforços empregados nos primeiros acessos podem fazer toda a diferença na hora de colher todos os benefícios propostos pelo uso desses softwares de gestão de obra online. 

Lembre-se: Ter processos bem definidos é o que ajuda a evitar gargalos tanto na etapa de planejamento quanto na etapa de execução e controle das obras 

2) Incentive o trabalho colaborativo

Para garantir o sucesso em qualquer projeto – independente do seu tamanho e complexidade – é preciso contar com uma equipe entrosada e alinhada. No entanto, isso só será possível se o gestor responsável criar uma cultura de comunicação entre os colaboradores do projeto. 

Crie métodos para o registro das informações nos softwares de gestão de obra online para tornar mais simples e organizado o processo de compartilhamento de informações. A ideia é que todos sejam capazes de encontrar qualquer informação relacionada ao projeto de forma simples e prática. 

Outra boa prática é criar uma rotina de atualização das informações cadastradas, assim você evita imprevistos de obra, erros e re-trabalhos decorrentes de ruídos de comunicação no canteiro de obras. 

Tudo isso ajuda a encurtar a distância entre os profissionais do canteiro de obra e os da área administrativa! 

3) Foque no longo prazo 

Não adianta ter pressa, e esperar que a sua gestão de obra online se encaixe da noite para o dia. É preciso ter foco no longo prazo para conseguir do seu software de escolha todos os benefícios que ele pode oferecer! 

Para que você possa colher dados expressivos e ter insights relevantes para o seu negócio, é preciso alimentar o sistema com as informações dos projetos em andamento de forma frequente e por algumas semanas. 

Antes de decidir por seguir com uma plataforma ou não, não se esqueça de considerar alguns pontos importantes, como o tempo de adaptação dos seus colaboradores à nova ferramenta e suas funcionalidades e as novas necessidades que naturalmente surgirão no seu negócio. 

No caso de softwares que oferecem um período de teste gratuito, como é o caso do VEJA OBRA, aproveite os dias sem custo para colocar a mão na massa e realmente utilizar as ferramentas que o software oferece.  

Posts relacionados

Deixe um comentário