Se você é um leitor assíduo do blog do VEJA OBRA, sabe o tamanho da importância que damos a etapa de planejamento de um projeto, afinal são muitas variáveis a ser consideradas.

Hoje, com os inúmeros avanços tecnológicos, surgiram importantes recursos de automação para ajudar gestores de todas as áreas a lidarem com as tarefas do dia-a-dia. As possibilidades são muitas e já se mostraram eficientes, por isso contar com uma ferramenta para otimizar a gestão dos seus projetos pode ser o diferencial que faltava na sua empresa!

No artigo de hoje falaremos sobre o Gráfico de Gantt, e como ele pode nos ajudar a potencializar o crescimento do seu escritório. Boa leitura!

MAS O QUE É O GRÁFICO DE GANTT?

O Gráfico de Gantt é uma ferramenta de gestão criada em meados de 1890 e que, até os dias de hoje, vem sendo utilizada como estrutura para ajudar no planejamento das etapas de obra, bem como no controle e análise de processos.

Um dos grandes atributos desse tipo de gráfico é a forma como os dados são representados, o que possibilita uma compreensão bastante intuitiva por todos os colaboradores envolvidos no projeto.

Mas como? Por meio do uso de barras que representam uma linha do tempo, esse recurso torna-se muito útil para que se tenha uma visão clara do tempo investido em cada uma das tarefas planejadas e do prazo total para a entrega do projeto finalizado. É por conta desse monitoramento que o Gráfico de Gantt é uma das principais ferramentas utilizadas no gerenciamento de projetos até os dias de hoje.

COMO FUNCIONA?

Na maioria das vezes, o uso dessa ferramenta é feito para o controle de atividades que envolvem duas ou mais pessoas. Isso porque quanto mais pessoas envolvidas em um projeto, mais difícil se torna administrar o andamento das tarefas. Mas isso não quer dizer que você não possa usar ele para monitorar as atividades que estão só sob sua responsabilidade.

Agora que você já entendeu a teoria, vamos a prática. Cada uma das barras do eixo horizontal do gráfico corresponde ao início e ao fim de cada uma das etapas do projeto em andamento.

Sendo assim, cada barra é atrelada a uma determinada demanda, e por isso representa não só a tarefa em si, mas também o tempo disponível para executá-la e o profissional responsável pela execução da mesma.

A seguir, você irá conhecer os maiores benefícios associados ao uso dessa ferramenta:

SEGMENTAÇÃO DE TAREFAS

Ao usar o Gráfico de Gantt você automaticamente desmembra as atividades do projeto em tarefas menores. Isso permite que você tenha uma maior previsibilidade acerca dos prazos estipulados, dos profissionais responsáveis, e claro, da atividade que deve ser executada. Tudo isso diminui as chances de erro, e como consequência, elimina os retrabalhos.

CULTURA DA RESPONSABILIDADE

É importante registrar qual profissional é responsável por cada uma das tarefas, assim você garante que todos estejam devidamente informados sobre suas atribuições.

INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AS ATIVIDADES

Se você é um profissional da construção civil sabe que é mais que comum ter atividades interdependentes em uma obra. Essas são aquelas atividades que precisam que a atividade A tenha sido concluída para que seja possível dar início a atividade B.

Exemplo: Para instalar o ar  condicionado, eu preciso ter concluído as instalações elétricas.

Utilizando o gráfico de Gantt você consegue identificar essas interdependências de forma visual, o que é uma forma de conscientizar os colaboradores acerca do impacto que o seu trabalho possui no planejamento total da obra.

TECNOLOGIA COMO SUA ALIADA

Se você chegou até aqui já percebeu que são diversas as possibilidades de aplicação do Gráfico de Gantt na hora de fazer a gestão de projetos. Graças a avanços tecnológicos, hoje existem softwares que contam com a ferramenta já agregada as suas funcionalidades, como é o caso do VEJA OBRA.   

Usando o VEJA OBRA você consegue não só estipular um período de duração para as atividades, mas também é possível indicar o profissional responsável pela sua execução, se existe dependência entre as tarefas, indicar o percentual de conclusão da tarefa, criar uma legenda de cores para aplicar nas diferentes atividades e por fim, fazer observações acerca do processo de conclusão de uma determinada tarefa.

Por meio do nosso software em nuvem, é possível compartilhar as informações com os seus colaboradores de obra em tempo real. Isso facilita o controle do desenvolvimento do projeto, bem como a verificação dos prazos de execução.

Se você quer entregar os seus projetos dentro do prazo estipulado, você precisa conhecer o VEJA OBRA! Clique no link www.vejaobra.com.br e acesse grátis por 30 dias.