Toda ideia de casa e lar é baseada no lugar que você consegue materializar sua personalidade, gosto e caráter. Para agregar um sentimento de conforto e acolhimento é fácil perceber como a casa pode falar um pouco de si. Então, imagine a impressão que você causaria se convidasse amigos ou clientes para uma casa contêiner mega moderna e capaz de demonstrar tudo aquilo que você tem a oferecer como pessoa e profissional.

Esse conceito de casas sustentáveis voltou à tona quando as pessoas perceberam o potencial e o custo benefício desse estilo de habitação moderno e focado em uma arquitetura diferenciada.  

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar tudo sobre o assunto. Então, aproveite para ler até o fim e entender tudo sobre os benefícios, cuidados e como são feitas as casas contêineres!

Conceito das casas contêineres

Imagine a quantidade de mercadorias que circulam no mundo hoje em dia. A maior parte delas é transportada por meio de contêineres. Isso acontece, já que trata-se de uma forma extremamente eficiente para a locomoção de grandes quantidades de cargas — independente do seu peso, tamanho ou material.

Entretanto, todo contêiner possui determinado “prazo de validade” até ser descartado e inutilizado. Geralmente isso acontece quando a devolução para o país de origem é mais onerosa do que comprar um novo, criando um depósito significativo nos portos.

Esse ciclo faz com que inúmeros contêineres sejam abandonados sem nenhuma utilidade, gerando um grande desperdício, pois a vida de um contêiner no mercado de transportes é, em média, 8 anos. Apesar disso, um contêiner bem estruturado pode ser utilizado perfeitamente por 100 anos.

Por esse fato, profissionais focados com o meio ambiente e a construção sustentável tiraram proveito do inutilizado como alternativa criativa e econômica, transformando esse objeto em casas contêineres modernas, dinâmicas e de alto nível.

Existem dois tipos específicos de contêineres que podem ser aproveitados para a construção:

  • Contêiner marítimo comum: resistente à corrosão, feito de aço, baixo isolamento térmico e acústico;
  • Contêiner reeferI: muito utilizado para cargas que devem ser transportadas congeladas, o que garante um melhor isolamento térmico, porém tem um preço mais elevado no mercado.

Cabe ao consumidor avaliar as necessidades na escolha do contêiner ideal para transformar sua casa ou escritório em um lugar acolhedor e aconchegante.

Cuidados na construção das casas contêineres

Contêineres são objetos extremamente resistentes e leves, entretanto, como são feitos de aço, conduzem bem o calor. Por isso, essa estrutura precisa ser totalmente revestida com um isolante térmico. Porém existem no mercado alguns isolantes totalmente ecológicos (elaborados com garrafas PET), não tornando esse fator um ponto impeditivo para a construção de um imóvel sustentável.

No momento da reforma, alguns pontos da estrutura precisam de soldagem e cortes. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, é importante contratar um profissional especializado, entretanto, isso pode ser um pouco difícil. Apesar dessas particularidades, esse tipo de construção ainda sim é muito mais vantajosa e econômica quando comparada com a tradicional.

O aço do contêiner também deve ser tradado e devidamente higienizado para que não ocorra nenhuma contaminação de detritos que antes foram transportados. Após essa limpeza, a pintura deve ser feita com tintas não tóxicas.

Por não ser um método de construção tradicional, não existe normas específicas, o que pode gerar dificuldades na hora de requerer a licença para construção perante aos órgãos regionais competentes. Por esse motivo, o financiamento também pode ser um ponto difícil de ser aprovado.

Benefícios das casas contêineres

Casas contêineres chegaram com uma proposta de construir lares ou escritórios por um preço muito mais baixo do que as construções convencionais — e com um tempo de execução muito menor. Além disso, é a forma mais limpa e sustentável de construção, reduzindo entulhos, desperdícios de obras e reutilizando objetos que seriam antes descartados.

Além dessas vantagens que destacamos, existem outras:

Baixo preço

Sem dúvidas, um dos principais motivos que as casas contêineres estão se tornando cada vez mais populares e conquistando o mercado é por conta do custo benefício inquestionável. Elas têm um valor financeiro muito mais acessível, comparadas com as casas convencionais.

Sustentabilidade

Um número significativo de pessoas tem se tornado mais consciente do meio ambiente, principalmente com as mudanças climáticas e os impactos ambientais.

Isso fez com que uma grande proporção da população mundial desejasse unir forças para formar um mundo mais sustentável. Assim, uma das formas encontradas foi construir e viver em casas ecológicas, com selos de sustentabilidade.

As casas contêineres são as melhores opções de moradias ecológicas, uma vez que são construídas por recipientes de transporte reciclados e não precisando de materiais adicionais, como concreto, tijolo, areia.

Rápida

Evidentemente, os fatores de custo e sustentabilidade são os principais motivos para as pessoas optarem pela construção das casas contêineres, mas eles não são os únicos.

Nesse mesmo sentido, outra ótima razão em investir nessa modalidade habitacional é pelo fato de que elas podem ser construídas em pouquíssimo tempo. Na construção com contêineres, o imóvel já vem com chão, paredes e telhado preparados, sendo necessário apenas ajustes nos detalhes — de acordo com o gosto de cada pessoa.

Isso significa que a construção de casas contêineres podem levar apenas um mês para entrega. Ah, e completamente prontas para morar.

De acordo com o estilo pessoal

Como destacamos na introdução, casa é aquele lugar que as pessoas buscam sempre dar um toque de sua personalidade. Aqui não é diferente! A casa contêiner permite que o proprietário personalize todos os detalhes, do teto até o piso.

Normalmente, as casas convencionais permitem que o dono mude apenas as decorações internas e a cor das paredes. Aqui, além de ter todos os benefícios mencionados acima, a arquitetura da casa é totalmente livre para transmitir exatamente a personalidade dos proprietários.

Então, sinta-se livre na hora de planejar sua casa contêiner e certifique-se que tudo que você valoriza e preza estejam presentes, refletindo o que você tem de melhor a oferecer.

E então, leitor? Entendeu um pouco mais sobre casas contêineres e suas vantagens? Deixe um comentário para a gente e compartilhe sua opinião!