Se você é um profissional que executa obras, sabe que imprevistos fazem parte do dia a dia em um canteiro de obras, sendo responsáveis por grande parte dos atrasos, erros de projeto e gastos excessivos.  

A melhor forma de mitigar esses riscos é por meio de um planejamento completo de obras, que permita garantir a continuidade dos trabalhos e a produtividade da sua equipe, mesmo quando algo saia fora do planejado. Para te ajudar, separamos nesse artigo como lidar com 4 imprevistos comuns no canteiro de obras.

Condições Climáticas

Para que seja possível planejar de forma eficiente as atividades no canteiro de obras, é preciso acompanhar a previsão do tempo no local da obra. O ideal é obter a previsão do dia atual e dos próximos três dias, tudo para garantir que você não terá imprevistos na hora de iniciar uma atividade programada. Assim, caso o tempo comece a mudar, será possível adiantar alguma tarefa e mover outras para locais cobertos.

Todo esse planejamento evita atrasos no cronograma de obra, e custos extras com paralisação dos trabalhos, o que resulta em mão de obra ociosa no canteiro.

Atrasos na entrega de materiais

Para evitar problemas relacionados a entrega de materiais, o mais recomendado é que sejam tomadas atitudes preventivas com relação a isso. Ou seja, na hora de elaborar o cronograma de obras, certifique-se de que sejam especificados as datas de entrega, e inclua uma “gordurinha” no planejamento. Isso vale tanto para ter certeza que o material recebido irá durar o tempo estimado, quanto para garantir que não haja alteração no andamento do cronograma de obra.

Mas e se mesmo assim a entrega atrasar? Uma alternativa é realizar um pedido de emergência antes dos insumos necessários chegarem ao fim,  evitando a paralisação das atividades no canteiro de obras. Porém, é importante atentar-se ao fato de que pedidos de última hora prejudicam o seu poder de negociação com os fornecedores, o que provavelmente irá resultar em preços menos competitivos.

Problemas relacionados a mão de obra

Um dos maiores problemas enfrentados por profissionais da construção civil são aqueles envolvendo mão de obra. Exatamente por isso, é importante que o contratante esteja ciente de todos os seus direitos e deveres com relação aos profissionais contratados.

Para tanto, contar com um colaborador na área jurídica pode ser útil tanto para prevenir problemas trabalhistas, quanto para resguardar o profissional contratante em relação a cobranças indevidas e garantir a regularidade e cumrpimento da lei nas diferentes modalidades de construção.

Atrasos na execução de tarefas

Outro problema comum em construções e reformas é o atraso por insuficiência de profissionais envolvidos na execução. Para garantir que as etapas importantes de obra sejam executadas com menor chance de atraso, o ideal é alocar uma quantidade maior de funcionários em atividades mais cansativas e que exigem mais mão de obra.  

Em alguns casos, vale a pena considerar a contratação de funcionários extras apenas por alguns dias, até que o trabalho necessário seja desenvolvido.

Use a Tecnologia para evitar imprevistos

Se você chegou até aqui, deve ter reparado que todos esses imprevistos podem ser evitados quando existe um planejamento completo da obra. Afinal, um bom planejamento nos dá consciência sobre todos os aspectos que o projeto demanda, preparando você e a sua equipe para futuras alterações que ele pode sofrer.

São inúmeras as variáveis que devem ser consideradas na hora de planejar e gerir um projeto, justamente por isso existem algumas ferramentas que ajudam no controle e na organização dessas informações.  É o caso de softwares de gestão como o Veja Obra, que te ajudam desde o planejamento até o controle da execução de um projeto. Teste grátis por 30 dias!