Não é nenhum segredo que a indústria da Construção Civil pode ser um pouco atrasada no que diz respeito a mudanças. Mesmo assim, o advento de novas tecnologias influenciou de forma dramática a modernização da indústria como um todo, muito por conta dos sérios problemas de produtividade encontrados em grandes mercados, como Estados Unidos e Reino Unido.

Algumas das mudanças já são aparentes no mercado hoje, mesmo que em menor evidência no Brasil, enquanto a expectativa para as novidades que estão por vir nos próximos anos aumentam cada vez mais.

A seguir você confere 5 grandes mudanças para o futuro que merecem maior destaque na indústria da construção civil!

1. Softwares de gestão e integração total

A primeira e mais esperada mudança está relacionada ao uso de softwares na Construção Civil, que promete revolucionar o mercado. Aliás, as empresas que já adotam o uso de softwares nas atividades do dia-a-dia reportam melhorias significativas nos seus processos de gestão, especialmente no que diz respeito a diminuição de ruídos de comunicação entre as partes envolvidas em um projeto.

Um dos elementos que tornam o uso de softwares de gestão indispensáveis no canteiro de obras é o fato de que a tecnologia permite a troca de informações em tempo real entre todos os colaboradores do projeto, o que representa uma queda significativa na incidência de erros no orçamento e atrasos do projeto.

Com o uso de tecnologias voltadas para gestão, é possível integrar todas as áreas da empresa, pois permite o controle tanto dos processos e das atividades realizadas no escritório e na obra quanto da relação com os clientes, agregando mais valor ao serviço prestado.

2. Realidade Aumentada e Realidade Virtual

O uso de tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual também vem ganhando espaço na Construção Civil, elevando o processo construtivo para outro nível.

Graças a essa tecnologia de ponta, o gestor de obra é capaz de ter informações detalhadas do projeto antes mesmo de colocar a mão na massa, o que permite um planejamento mais assertivo de todas as atividades de obra. Isso implica em menor desperdício, menos atrasos e diminuição de custos extras ao longo de todo o processo, além de ser também uma vantagem para no que diz respeito ao planejamento da segurança no canteiro de obras.

3. Ferramentas do futuro

As novas tecnologias emergentes tem assumido forma de software e hardware. Ou seja, podem ser constantemente atualizadas, e eventualmente até podem aprender com o trabalho que está sendo executado. Isso significa que, dentro de 20 anos, os trabalhadores de médio e baixo nível, podem potencialmente ser substituídos por máquinas.

Mas não se preocupe! Ainda que a tecnologia já exista, o custo para a adoção dela é extremamente alto. 

4. Força de trabalho

Claro que, todas essas mudanças previstas terão impacto no perfil dos trabalhadores da indústria da Construção Civil, que terá a oportunidade de atrair profissionais cada vez mais educados e habilidosos, independente do cargo a ser ocupado. Isso por que o advento das novas tecnologias combinado com o uso de softwares, e de uma geração cada vez mais confortável com o uso de tecnologias, tornará as carreiras do setor cada vez mais promissoras.

5. Sustentabilidade

Por fim, mas certamente não menos importante, a melhoria dos processos de construção – com a diminuição de desperdícios, por exemplo –  viabiliza o surgimento de processos cada vez mais voltados para o meio ambiente. O objetivo principal aqui é estabelecer processos sustentáveis na construção, ajudando a reduzir o desperdício de energia e aumentando a produtividade. Apesar dos benefícios claros de adotar uma abordagem sustentável na hora de construir, muitos ainda são relutantes com relação ao conceito”green” por conta dos altos investimentos necessários na escolha de materiais.

É evidente que a indústria da construção civil está caminhando para uma era na qual o uso de tecnologias de ponta está cada vez mais eminente. A utilização de softwares de gestão para integrar todas as fases do projeto, como é o caso do Veja Obra, é o primeiro passo para melhorar os processos da sua empresa e aumentar o rendimento e a lucratividade do seu escritório.

Se você ainda não utiliza nenhuma tecnologia para fazer a gestão dos processos do seu escritório, clique aqui para conhecer o Veja Obra e testar grátis por 30 dias!