Os dias de gerenciamento de dados offline estão chegando ao fim! É verdade que o mercado da construção civil foi um dos últimos a embarcar na era da transformação digital. Mesmo assim, o advento de novas tecnologias influenciou de forma dramática a modernização da indústria como um todo, fomentada pelos sérios problemas de produtividade encontrados em grandes mercados, como Estados Unidos e Reino Unido.

Diante das grandes mudanças previstas para o futuro, as empresas do mercado passaram a ter maior consciência acerca da necessidade de potencializar sua atuação no mercado por meio do aprimoramento de processos de gestão, que viabilizem agilidade, aumento da produtividade, gestão eficiente dos recursos, e melhora da qualidade do projeto, entre outros.

Neste artigo você irá aprender como a tecnologia móvel pode ser uma grande aliada na otimização de processos de gestão!

O EMINENTE FIM DO GERENCIAMENTO DE DADOS OFFLINE

Você já deve ter percebido que, quanto mais fragmentado os setores e colaboradores envolvidos em cada etapa do processo de obra, maiores as chances de erro. Isso acontece por conta da perda de informações no canteiro de obras, responsável por custos extras e atraso na entrega de projetos, entre outras coisas.

Isso acontece porque, com a ausência de dispositivos móveis no canteiro de obras, torna necessário que as informações passem por intermediários antes de chegar até o escritório, o que gera falhas e dados contraditórios.

À medida que os projetos se tornam mais complexos e as equipes mais diversas, o uso de uma ferramenta capaz de unificar as informações do projeto e que viabilize  o compartilhamento em tempo real e acesso das mesmas, torna-se fundamental. Por meio de softwares e plataformas digitais é possível também obter um maior controle das horas produtivas da sua equipe, já que fica mais fácil monitorar a apropriação dos funcionários nas tarefas desempenhadas.

Portanto, ao unificar e facilitar o relacionamento dos colaboradores de obra por meio do uso de tecnologias em nuvem, os ganhos são imensos. Entre eles:

  1. Agilidade na realização e no acompanhamento das tarefas planejadas no canteiro de obras;
  2. Evita atrasos, pois permite uma precisão maior na hora de planejar prazos para a execução das atividades no canteiro de obras;
  3. Facilita a gestão das informações no canteiro de obras, evitando a assimetria de informações;
  4. Redução de custos pois viabiliza a melhor gestão dos recursos disponíveis;

Em última análise, ao facilitar o trabalho colaborativo, é possível que os profissionais envolvidos no projeto tomem suas decisões baseadas em dados e métricas de execução reais, o que torna o processo de execução da obra mais previsível e transparente, tanto para quem o executa quanto para o cliente final. Isso significa maior controle e menos risco sobre a execução de projetos, o que resulta em melhores resultados.

Ainda não utiliza uma tecnologia móvel para ajudar na gestão das suas obras? Conheça agora o Veja Obra, e teste grátis por 30 dias!