descomplicar-a-gestão-de-obras descomplicar-a-gestão-de-obras

O Guia Definitivo Para Descomplicar A Gestão De Obras

7 minutos para ler

Realizar a gestão de obras é uma tarefa repleta de desafios, que vão desde o  controle do tempo do projeto, da organização do fluxo de trabalho, do controle de custos da obra, e da gestão da equipe de colaboradores até o controle de expectativas do cliente.

É verdade que a gestão de obras não é para qualquer um: existe um conjunto específico de habilidades e características que todo bom gestor de obras deve ter! 

Para te ajuda, preparamos esse guia definitivo para você descomplicar a gestão de obras!

A Importância Do Planejamento De Obras

Se você deseja descomplicar a gestão de obras, então o seu primeiro passo deve ser dedicar mais tempo a etapa de planejamento da obra.

É mais que comum escutarmos de conhecidos que a obra estourou o orçamento e demorou o dobro do prazo combinado. Mas, certamente, esses casos poderiam ter sido evitados se o profissional responsável pela gestão da obra tivesse feito um bom planejamento de obras.  

Dedicar tempo a etapa de planejamento é o que previne erros na etapa de execução! Claro que nem sempre será possível antecipar todos os imprevistos no canteiro de obras, mas certamente com um bom planejamento será possível diminuir os impactos desses imprevistos.

Além de te guiar para entregar o projeto dentro dos limites estipulados, o planejamento também serve para ilustrar para o cliente a complexidade e o valor do seu trabalho.

Existe uma frase famosa no mundo da construção civil que diz que o tempo de execução de um obra será inversamente proporcional ao tempo dedicado ao seu planejamento.

A verdade é que muitos clientes nem imaginam os problemas que alterações no planejamento da obra após o seu início podem causar como, por exemplo, retrabalhos, desperdícios e atrasos.

Por Que O Briefing De Projeto Merece Atenção

Não dedicar tempo o suficiente para conhecer o seu cliente é o maior erro que os profissionais da arquitetura cometem. Isso por que, sem conhecer o seu cliente, é praticamente impossível entregar um projeto que cumpra com as suas expectativas.

Por isso é tão importante que você colete as informações corretas na hora de realizar o briefing de arquitetura. Aqui, não estamos falando apenas dos dados técnicos do local, mas também de informações como: objetivos e necessidades do cliente, gostos e preferências, e claro, o valor disponível para investimento. 

Dedique tempo para conhecer o seu cliente e entender melhor como funciona a sua rotina, seus hobbies e passatempos. Isso ajuda, e muito, a descomplicar a gestão de obras.

Somente ao passar por todas essas questões é que você será capaz de entender exatamente qual o problema que essa pessoa busca solucionar e quais os pontos que você deve considerar para que ela fique 100% satisfeita ao final do processo!

Como Gerenciar O Cronograma De Obra

A gestão do tempo do projeto está diretamente relacionada à satisfação do cliente. Por isso, se o seu objetivo é descomplicar a gestão de obras, então criar um cronograma sustentável de obra deve estar entre as suas prioridades. 

Essa etapa do planejamento é fundamental, pois é por meio do cronograma que será possível estimar um prazo de execução para a entrega da obra. 

No entanto, para que isso seja possível, é preciso não só identificar todas as diferentes atividades que deverão ser realizadas e o tempo estimado para a sua execução, mas também a ordem cronológica de execução dessas atividades. 

Esse pode ser o diferencial entre uma obra atrasada e uma obra entregue dentro do prazo estipulado. Por isso, a dica aqui é quebrar as atividades mais complexas em pequenas atividades, assim fica mais fácil estabelecer um sequenciamento lógico para a execução das atividades. 

A Importância Do Orçamento De Obras

Construir e reformar são decisões financeiras importantes. Por isso, entregar um projeto dentro dos limites estipulados pelo cliente é fundamental para o sucesso da relação entre as partes.

É nessa etapa do planejamento que devemos determinar quais os recursos físicos necessários e suas quantidades para que seja possível realizar as atividades previstas no Cronograma de obras. 

Esse entendimento é crítico para que você possa determinar qual a complexidade do projeto a níveis financeiro e estrutural, e também como serão investidos os recursos de obra. 

Lembre-se que para um orçamento de obras completo e assertivo, é preciso considerar muito mais do que somente os custos dos materiais da obra.

Esse cálculo envolve também a mão de obra e as especificações técnicas de cada serviço, além de questões de logística e taxas relacionadas à execução e ao próprio local da obra. 

Por Que Fazer O Acompanhamento Da Obra? 

Não é segredo que no Brasil o método de ensino das faculdades de arquitetura e design dá maior ênfase ao desenvolvimento e implementação de projetos, e deixa a parte prática do processo um pouco de lado. 

O que vemos hoje é um cenário no qual maioria dos profissionais da arquitetura não realizam o acompanhamento de obra, mas esse cenário precisa mudar. 

Como são os idealizadores do projeto, ter a presença ativa dos arquitetos no processo de gestão e execução da obra pode ser um grande diferencial para garantir não só a qualidade do projeto, mas também a sua rentabilidade.

O número de visitas necessárias vai variar de acordo com a complexidade do projeto, mas certamente ajuda a descomplicar a gestão de obras. 

Isso por que, somente por meio das visitas ao canteiro de obras e do acompanhamento da obra é que será possível identificar se o projeto está sendo executado de acordo com as especificações do projeto executivo de arquitetura, e seguindo à risca aquilo que foi planejado. 

Além disso, o acompanhamento da obra também permite que você antecipe alguns imprevistos, o que certamente contribui para a entrega da obra dentro do prazo e do orçamento estipulado pelo cliente. 

O Software Ideal Para A Sua Gestão De Projetos

Processos claros de planejamento e controle da execução são vitais para descomplicar a gestão de obras. Por isso, contar com as ferramentas tecnológicas certas pode ser o grande diferencial para o sucesso do seu escritório. 

O uso de um software de gestão de obras é fundamental para estruturar o fluxo de trabalho da sua equipe, e dessa forma combater as grandes aflições de gestores, como o acompanhamento de prazos e custos, a distribuição de tarefas, a comunicação com os colaboradores, e claro, se o projeto segue os padrões de qualidade estipulados.

Como são alimentados por dados, esses softwares permitem que você faça o acompanhamento das principais métricas para mensurar o desempenho do seu escritório, o que torna o processo de tomada de decisão mais assertivo. 

Se você quer descomplicar a gestão de obras, então acesse o www.vejaobra.com.br e teste grátis por 30 dias! 

Posts relacionados

Um comentário em “O Guia Definitivo Para Descomplicar A Gestão De Obras

Deixe um comentário