papel-do-arquiteto papel-do-arquiteto

Entenda o Fundamental Papel do Arquiteto Para o Planejamento de Obra

4 minutos para ler

Como todo planejamento de obra começa pelo projeto arquitetônico, é fácil entender a importância do papel do arquiteto desde o início do processo de obra. Afinal, é o entendimento deste profissional acerca dos processos construtivos que torna viável uma construção com o menor custo possível.  

Sem um planejamento de obra bem feito as chances do projeto ser entregue dentro dos prazos e limites financeiros estipulados pelo cliente são mínimas. 

No artigo de hoje você confere o papel fundamental que o arquiteto possui no processo de obra. Boa leitura! 

O papel do arquiteto 

A arquitetura é uma profissão ampla que abrange várias áreas como magistério, consultoria, perícia e execução de obras. Além do projeto de arquitetura em si, o profissional da arquitetura também está apto a elaborar e gerenciar os projetos de instalação elétrica, hidráulica, esgoto, gás, estrutura e paisagismo.

Vale lembrar que isso não exclui a importância e nem a necessidade de contar com profissionais da engenharia civil na sua equipe de colaboradores de obras! 

Justamente por esse entendimento geral acerca dos processos de obra é que o arquiteto também está capacitado a realizar a execução do projeto, sendo de sua responsabilidade o cumprimento das exigências legais, o perfeito funcionamento das instalações e a solidez da construção durante um período de 5 anos após a conclusão da obra. 

Nesse sentido, o papel do arquiteto e sua função vão muito além de questões estéticas e design. O profissional deve ser não só um idealizador mas também um facilitador de todo o processo e obra. 

É o arquiteto que pensa se vale a pena ou não aplicar a manta térmica para telhado, soleira de mármore ou outros itens de acabamento que podem parecer simples, mas que fazem muita diferença no resultado final.

Ele faz o controle total da obra, desde assuntos organizacionais até o uso e descarte de materiais, reciclagem de eletrônicos, entre outros.

Conheça a principal função do arquiteto

A principal função e papel do arquiteto é desenvolver um projeto que seja capaz de suprir as necessidades espaciais e pessoais do cliente. No entanto, ao contrário do que se imagina, a gama de atividades que todo esse processo engloba é enorme. 

O arquiteto é responsável por acompanhar todas as etapas da obra, desde o seu planejamento até a sua execução, de forma a instruir o correto entendimento do projeto pelo construtor ou mestre de obras. 

Justamente por ser o idealizador do projeto e por conhecer cada detalhe do mesmo, o arquiteto é o único profissional que possui uma visão panorâmica do projeto. Além disso, é ele quem se relaciona com o cliente desde a fase de concepção do projeto, visando suprir as expectativas e necessidades do mesmo.

Tudo isso, é claro, com grande preocupação acerca do design final e funcionalidades do projeto final, levando em conta a distribuição dos ambientes, implantação e conceito das construções, projeto de iluminação, contrastes, tendências do mercado, impacto ambiental e outros aspectos. 

Veja as responsabilidades do arquiteto

Para além da criação de espaços inovadores e funcionais, o arquiteto também é o profissional responsável por realizar o projeto dentro dos limites financeiros estabelecidos pelo cliente, bem como pela organização e sequenciamento das atividades que deverão ser realizadas para que seja possível chegar no resultado final desejado. 

Como você deve saber, isso envolve um grande número de variáveis como a contratação de mão de obra especializada, lista de materiais e insumos, logística no canteiro de obras, relacionamento com fornecedores, e muito mais. 

Entenda o por que desse profissional

Se você chegou até aqui então já percebeu que as responsabilidades e competências de um arquiteto vão muito além de desenhos técnicos, projetos renderizados e design e funcionalidade. 

O profissional é responsável também pelo planejamento de obra e pelo acompanhamento da sua execução, visando o cumprimento dos prazos e limites financeiros acordados com o cliente. 

Sem o arquiteto e o seu conhecimento geral acerca do projeto, muito provavelmente a obra se tornaria defasada, não apresentando todos os recursos esperados e necessários. um desses profissionais pode adicionar com o seu conhecimento específico.

Agora que você sabe a importância do papel do arquiteto para a finalização da obra, contrate um agora mesmo e garanta um planejamento de obra muito mais eficaz.

Posts relacionados

Deixe um comentário