A tecnologia têm transformado as relações de trabalho nas mais diversas áreas, e a construção civil não ficou de fora. Hoje, é possível planejar e fazer o acompanhamento digital da obra do começo ao fim, com o apoio de softwares específicos que tem como objetivo principal a otimização de todas as etapas do seu projeto.

Desde a redução de gastos até a melhoria na relação com o cliente, são diversos os benefícios de fazer um acompanhamento digital da sua obra. A possibilidade de atualização em tempo real sobre o andamento do projeto torna a equipe de obra muito mais consciente sobre as diferentes etapas que fazem parte do projeto, desde o seu planejamento até a sua execução, o que viabilizar uma visão mais ampla e transparente sobre como a função de cada um dos colaboradores se encaixa nas etapas de obra.

A visão globalizada do projeto permite ainda um maior controle sobre o cronograma e orçamento do projeto, facilitando a gestão de possíveis riscos e  imprevistos. Confira todos os benefícios de optar por uma gestão de obra com suporte da tecnologia.

Planejamento transparente e decisões mais assertivas

Quando se faz a gestão de uma obra através de um software, fica mais fácil identificar os custos totais do projeto, e também os custos por etapa de obra (o que pode fornecer métricas importantes para que seja possível melhorar a gestão financeira do escritório responsável pela execução). Isso por que o acesso aos dados se torna mais transparente, o que permite que tomadas de decisão relacionadas aos recursos financeiros da obra sejam feitas de forma mais assertiva e consciente sobre o seu real impacto no planejamento de obra como um todo.

O mesmo vale para o cronograma estabelecido para a obra: o software de gestão simplifica o acompanhamento das atividades e insumos necessários para realização de cada uma delas em tempo real.  Nesse sentido, alterações no andamento das diferentes etapas da obra por eventualidades comuns desse tipo de processo – como atrasos por parte dos fornecedores ou adiamento de atividades programadas por conta de questões climáticas, por exemplo -, podem ser feitas sem grandes dores de cabeça para o gestor, que pode reorganizar o processo com uma visualização acessível de todos os seus aspectos.

O acesso ao histórico de obras anteriores é outro grande benefício da gestão de obras auxiliada pela tecnologia. O acesso a  dados de projetos já executados é essencial para formulação de novas práticas mais eficientes de gestão, além de permitir um maior planejamento contra erros que já aconteceram. Outro ponto positivo é que, com um histórico em mãos, fica mais rápido calcular custos e quantidades de matéria-prima e mão de obra com base nas execuções passadas.

Por fim, é também uma ótima ferramenta para que seja feita a comparação entre fornecedores, custo de serviços já executados, e material à qualquer momento.

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Aumento da produtividade no canteiro

No dia a dia do canteiro de obras, muitos imprevistos acontecem por conta de ruído de comunicação  entre os profissionais envolvidos. Etapas que se atropelam por falta de conhecimento de um membro da equipe sobre a função do outro, materiais danificados por serem deixados em locais inadequados no canteiro de obras,, são apenas alguns dos problemas que a falta de comunicação entre os profissionais contratados para a obra pode gerar.

Com o apoio de um software de gestão, as funções de cada um dos membros da equipe de construção ficam bem definidas e claras para todos os envolvidos, assim como o regime de trabalho no dia a dia do canteiro. Os profissionais contratados passam a ter uma visão mais globalizada sobre o projeto, com acesso às atividades detalhadas da obra e maior entendimento sobre a participação dos envolvidos em cada uma delas.

Os softwares garantem também uma consciência maior sobre os prazos de entrega de cada etapa, permitindo que ajustes sejam feitos no dia a dia de trabalho com o objetivo de cumpri-las como planejado e evitando atrasos que comprometam o orçamento do projeto. Tudo isso garante uma equipe mais produtiva, consciente de todas as atividades que a obra demanda e o seu papel dentro de cada uma delas, facilitando a interação e cooperação entre profissionais e reduzindo os gastos com imprevistos ao longo da obra.

Transparência com o cliente

Softwares de gestão permitem também que o próprio cliente do projeto tenha acesso às informações e andamento do projeto. É possível enviar relatórios diários sobre as atividades que estão sendo executadas no canteiro de obras, permitindo que o cliente tenha o controle sobre cada etapa de obra, e como os recursos disponíveis estão sendo empregados. A facilidade de compartilhamento de informação confere maior transparência ao relacionamento entre o contratante e o contratado.

Os resultados disso são claros: Trabalhar com um cliente seguro sobre o trabalho que está sendo executado no canteiro é importante para o rendimento da equipe, além de render ainda bons frutos para o futuro, trazendo a possibilidade de conquistar novos negócios à partir de indicações do cliente satisfeito com todo o processo.

Se você chegou até aqui, percebeu que fazer o acompanhamento do seu projeto de maneira digital tem enormes vantagens, tanto para a etapa de planejamento, quanto para a execução do mesmo. Além disso, o uso de softwares de gestão para fazer o acompanhamento do projeto traz maior credibilidade para o profissional responsável, já que todas as etapas são executadas com maior controle e consciência sobre os recursos demandam, e também permite maior sinergia entre os membros da equipe.  

Quer saber mais sobre os benefícios de usar um software de gestão de obras? Confira o nosso ebook sobre Como planejar e gerenciar sua obra do começo ao fim, e entenda como a tecnologia pode ajudar a melhorar os seus resultados!