Não é novidade que administrar um negócio e cuidar das finanças é um grande desafio. E quando falamos de profissionais da área criativa, como é o caso de arquitetos e designers, a área financeira do negócio muitas vezes fica em segundo plano até existir uma grande crise. Nesse cenário, a lucratividade do seu escritório de arquitetura se torna um problema! 

Ficar atento às despesas e as receitas é fundamental para que você consiga alcançar os lucros desejados. No artigo de hoje você confere os principais fatores que podem estar destruindo a lucratividade do seu escritório de arquitetura!

#1 Misturar o seu dinheiro com o dinheiro da empresa

Esse é um erro grave que a maioria dos arquitetos empreendedores cometem e que acaba prejudicando tanto o seu bolso quanto os resultados do seu negócio. 

Não importa se você tem uma empresa de arquitetura ou se atua como um profissional autônomo: o primeiro passo é entender que o seu negócio profissional deve ser capaz de girar independentemente da sua vida pessoal. E para isso, nada mais importante do que separar as suas finanças pessoais das finanças do negócio. 

Sem a diferenciação entre o seu dinheiro e o dinheiro da empresa, fica impossível saber qual a sua reserva e também qual a reserva da empresa! Para evitar que isso aconteça, recomendamos que você estipule um salário mínimo fixo para você. 

Quando você sabe exatamente quanto irá receber ao final do mês, fica mais fácil planejar os seus gastos, poupar ou investir dinheiro. No âmbito do negócio, um salário mensal fixo viabiliza a previsibilidade das custos necessárias para manter o seu negócio ativo. 

Tudo isso significa um maior controle financeiro tanto pessoal, quanto empresarial. Se você ainda não entendeu por que isso é importante para garantir a lucratividade do seu escritório de arquitetura, então não deixe de ler o próximo item!  

#2 Não possuir uma reserva financeira 

Todo negócio, não importa o quão bem sucedido seja, passa por momentos de crise. Essa premissa é especialmente verdadeira em um país com uma economia tão instável quanto o Brasil. 

Justamente por isso é que o seu negócio precisa estar preparado para possíveis crises! E a melhor forma de fazer isso é por meio de uma reserva financeira bem planejada. 

A ideia por trás é bem simples: se tudo der errado, você ainda terá fôlego para repensar e reestruturar o seu negócio, e tentar algo novo. 

Especialistas indicam que o ideal para garantir a sobrevivência do seu negócio mesmo em momentos de incerteza, é que você tenha uma reserva que contemple pelo menos 6 meses dos seus custos fixos. 

Mas como assim? Para fazer essa conta, você deve considerar todos aqueles custos fixos da sua empresa que não podem ser cortados em caso de contenção de despesas e também o seu salário (esse que falamos no item 1). 

Se você ainda tem dúvidas sobre os tipos de custos de um negócio, então você precisa ler esse artigo

#3 Não precificar o seu serviço da maneira correta

A precificação correta dos serviços de arquitetura é uma das maiores dúvidas de profissionais da área. E isso é um problema grave, pois a precificação equivocada contribui e muito para sabotar a lucratividade do seu escritório de arquitetura. 

Essa premissa é verdadeira até para escritórios que possuem uma carteira robusta de clientes. Isso por que, quando você não cobra o valor correto pelo seu serviço, você trabalha muito e não recebe o equivalente. 

Por isso a nossa dica principal aqui é: conheça bem os seus custos e saiba muito bem qual a sua proposta de valor

A lucratividade do seu escritório de arquitetura

Lembre-se de que nem sempre é o profissional mais habilidoso que irá se tornar referência no mercado. 

Em realidade, quando falamos em lucratividade do seu escritório de arquitetura, na maioria das vezes o maior player do mercado não é o que possui a maior qualidade no trabalho entregue. Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo como o da arquitetura, é necessário ter um bom negócio! 

É claro que a qualidade do serviço entregue faz diferença, mas uma gestão financeira eficiente é essencial para se alcançar os resultados desejados!