De nada adianta ter um ótimo currículo, com diplomas e muito conhecimento técnico, se você não souber se comunicar da maneira correta. Essa premissa é especialmente verdadeira para profissionais autônomos na arquitetura (que aliás, hoje são a grande maioria no Brasil, representando cerca de 79% dos arquitetos) e também para empresas de pequeno porte. Isso por que, em meio a um mar de produtos e serviços, é necessário se destacar  dos demais e mostrar o seu diferencial. O que faria com que alguém contratasse você ao invés do arquiteto vizinho? 

Mostrar aos seus clientes o que sua empresa pode oferecer de interessante a eles é indispensável para engaja-los. É exatamente disso que se trata a proposta de valor de um negócio.

No artigo de hoje você confere como montar a proposta de valor perfeita para o seu cliente! 

O CONCEITO DE PROPOSTA DE VALOR 

Em palavras simples, o que faz um cliente optar pelo produto ou serviço de uma empresa e não outra, é justamente o valor que aquilo representa para ele. Nesse sentido, é necessário levar ao cliente uma ideia clara, concisa e transparente de como o seu produto pode ser relevante para ele. 

Naturalmente, na hora de desenvolver a sua proposta de valor, você deve fortalecer a sua empresa diante do mercado, colocando em evidência os benefícios que a sua empresa pode oferecer. É importante apontar que, para enaltecer o seu trabalho, não é necessário (e nem recomendado) depreciar o trabalho do outro! 

Reforce a sua capacidade de resolver as principais dores do seu público-alvo, indicando qual a solução que você pode oferecer. 

No caso de arquitetos por exemplo, sabemos que uma das principais dores citadas por clientes é com relação a atrasos em reformas. Nesse sentido, entregar os projetos dentro do prazo estipulado pode ser um grande diferencial para o seu negócio. 

Lembre-se que, para que você tenha chances reais de engajar o seu público, é necessário que a sua proposta de valor seja focada no cliente. Afinal, é ele quem vai usufruir da solução que você oferece. 

O DESAFIO DE UMA BOA PROPOSTA DE VALOR

Se engana quem acredita que basta oferecer um bom produto ou serviço para conquistar novos clientes. A internet tornou o acesso a informação muito mais fácil,  o que por sua vez facilita a comparação entre as diferentes opções disponíveis no mercado. Exatamente por isso, os consumidores estão muito mais engajados no processo de compra, e buscam mais do que um bom produto, mas uma boa experiência de compra. 

Essa premissa é especialmente verdadeira para escritórios de arquitetura, já que reformar e construir são decisões financeiras importantes, e normalmente, tidas como traumáticas. Nesse cenário, quanto mais confiança acerca dos processos a serem realizadas você transmitir para o cliente, maior a sua proposta de valor. 

CRIE UMA PROPOSTA DE VALOR INFALÍVEL

Até aqui você já percebeu a importância de uma proposta de valor bem definida para o seu negócio. Para te ajudar a formular uma proposta de valor infalível, separamos aqui o passo a passo, com todos os elementos necessários para tornar a sua mensagem mais relevante! 

Titulo

Essa é a parte principal da sua proposta, e por isso deve ser o mais direta e clara possível, ao mesmo tempo em que deve trazer informações relevantes sobre o seu negócio. 

Subtítulo 

É nesse momento que você deve detalhar a sua proposta de valor, utilizando-se de informações mais específicas sobre o seu negócio. 

Bullet Points 

Os bullet points são uma ótima forma de captar a atenção do leitor, já que se destacam do resto do texto. Aqui você deve evidenciar os principais benefícios do seu serviço, indicando como ele atende às necessidades do consumidor. 

Imagens 

Como profissional de arquitetura, você já deve saber o poder que as imagens tem. Por isso, utilize-se de imagens de projetos já executados para dar mais destaque à sua proposta de valor, reforçando a mensagem principal. 

Agora que você já sabe como definir a sua proposta de valor, é hora de colocar a mão na massa! Precisando de mais dicas como essa? Não deixe de seguir o VEJA OBRA no Instagram (@vejaobra) e fique por dentro de todas as dicas!