A contratação de profissionais é uma das etapas mais importantes para garantir o sucesso de uma obra. Mas quais profissionais não podem faltar na sua equipe de obra? O primeiro passo é entender que existem algumas funções imprescindíveis para que a obra aconteça em tempo hábil e de forma eficiente.

É claro que antes de tudo, é preciso contar com um profissional responsável pelo processo criativo, ou seja, pela elaboração e desenvolvimento do projeto de obra. Isso envolve não só um estudo detalhado da planta do local, mas também do perfil do cliente e do que ele espera para o resultado final do projeto. Mas um arquiteto sozinho não é capaz de entregar o projeto dos sonhos, é necessário contar com a expertise de profissionais de outras áreas de atuação.

Nesse artigo iremos te ajudar a escolher os melhores profissionais para cada área do projeto! Boa leitura!

Mestre de Obras

Esse profissional é que será responsável por delegar as tarefas no canteiro de obras, certificando-se de que as atividades serão cumpridas de acordo com aquilo que consta no projeto final. A sua principal função é liderar a equipe de obras, mantendo a ordem no canteiro de obras e garantindo a produtividade da equipe

Por estar sempre a frente de uma equipe composta por diferentes profissionais, o mestre de obras tem maior entendimento acerca de todas as ações que devem ser executadas, e de como executá-las.

Pedreiro

O pedreiro é um profissional essencial para qualquer construção, pois é ele quem dá forma ao projeto! Esse profissional é o responsável por toda a parte de concretagem, alvenaria, assentamento de pisos e outros revestimentos.

Uma dica aqui é sempre buscar por indicações de conhecidos, e buscar sempre por profissionais com mais anos de experiência, já que a prática aperfeiçoa o serviço prestado, o que confere maior qualidade.

Outra dica é sempre buscar por pedreiros especialistas: a profissão possui várias especialidades diferentes, e nem sempre um profissional domina todas elas. O pedreiro de acabamento é especialista em assentamento de cerâmicas e outros tipos de acabamento, o que não quer dizer que ele não seja capaz de executar uma parede de alvenaria. Por outro lado, o pedreiro especialista em alvenaria poderá lhe oferecer um serviço de melhor qualidade.

Não se esqueça que, sempre ao contratar um pedreiro é necessário também contratar um auxiliar. Esse profissional é designado a ajudar o pedreiro na execução dos serviços, principalmente no transporte de materiais, remoção de entulho, confecção das massas, etc.

Eletricista

Hoje em dia os sistemas elétricos possuem tecnologias muito avançadas, por isso é necessário atentar-se a contratação desse profissional: uma instalação elétrica bem feita é sinônimo de segurança e economia de energia.

O eletricista participa da obra em diversas etapas: na fase de projeto, na execução e no acabamento. Primeiro ele verifica os pontos de luz indicados no projeto, em seguida ele embute as tubulações e por fim, faz a passagem dos conduítes, tomadas e interruptores.

Lembre-se que no caso de reformas, pode ser necessário realizar alterações que são da responsabilidade de outros profissionais, como pedreiros por exemplo, e isso pode incorrer em custos extras. Por isso atente-se aos itens que são incluídos na hora de realizar o orçamento desse profissional.

Por fim e não menos importante, nunca contrate eletricistas que não assumam responsabilidade caso a obra apresenta problemas futuros!

Encanador

Esse profissional é o responsável por instalar toda a parte hidráulica do projeto, cuidando da rede de canos de água e esgoto.  Certifique-se de que o mesmo é capacitado e possui certificação comprovada, afinal a economia de hoje pode ser o grande transtorno de amanhã!

Assim como qualquer outro serviço, é importante possuir referências do trabalho realizado, bem como acompanhar a execução do projeto. Além disso, inclua no seu contrato de trabalho a garantia de que o profissional é responsável por todo o serviço executado.

Pintor

O pintor é um dos últimos profissionais a atuar na obra, pois é responsável já pela parte de acabamento, como pintura e textura da casa. Sabemos que uma pintura nova pode dar um visual totalmente diferente para um cômodo, mas isso só acontece quando bem feito! Por isso, não se esqueça de que é necessário realizar o controle daquilo que está sendo executado para garantir a qualidade do serviço.

Agora que você já sabe como sua equipe de obras deve ser composta, que tal aprender um pouco mais sobre a gestão desses profissionais no canteiro de obra? Clique aqui para baixar o nosso ebook grátis “Como planejar e gerenciar sua obra do início ao fim”.