Quando se fala em reforma, é comum que muitos desistam por conta do medo de gastar muito. Mas escolhendo os materiais certos, com custo acessível e claro, que combinem com o estilo desejado, é possível criar novos ambientes sem a necessidade de desembolsar muito dinheiro.

Confira nesse post 7 ideias de materiais econômicos que podem fazer toda a diferença na reforma da sua casa!

POLICARBONATO

Na hora de reformar, é comum associarmos opções mais baratas a uma qualidade inferior, mas isso não é verdade! É possível encontrar uma ampla variedade de materiais que podem contribuir de forma única na decoração de um ambiente de forma econômica sem comprometer a qualidade.

É o caso do policarbonato. Se a ideia é ter superfícies com transparência, seja ela uma divisória, portas ou forro, esse material é uma ótima opção. Em diferentes espessuras, o policarbonato é um material de bastante resistência, diferente do vidro, por exemplo, além de ser uma opção mais econômica. Como não bloqueiam a luz natural, é possível deixar os ambientes mais claros, mas sem a necessidade de deixar itens totalmente expostos.

Pinterest: casasmodernas.com.br

 

PISOS LAMINADOS

Para quem busca um visual aconchegante e confortável, o pisos laminados são o material ideal. Por serem mais quentes, os pisos laminados trazem maior sensação de conforto principalmente quando caminhando descalço, por isso são ótimas opções para revestir quartos e salas.

As opções para esse tipo de piso são cada vez maiores, podendo resultar em efeito similar ao da madeira e também outros tipos de materiais. Outro ponto positivo é que são de fácil e rápida aplicação, mas é preciso atenção aos preços, que podem oscilar de acordo com a espessura e o tipo de madeira utilizado para laminar o revestimento.

Pinterest: casa.com.br

 

PINTURA

Apesar de ser uma ideia simples, mudar a pintura de um ambiente é com certeza uma das opções mais econômicas disponíveis, e o resultado pode ser incrível!

São diversas as possibilidades, podendo ousar não só nas cores, mas também na forma como será pintado o ambiente – há a possibilidade de pintar todo um ambiente, apenas o teto ou apenas uma das paredes, por exemplo. Mas lembre-se: para ter um efeito realmente incrível, é preciso que a pintura seja feita em uma superfície sem imperfeições, furos, rachadura ou descascados.

Em áreas como cozinha e banheiro, recomendamos o uso de tintas especiais com proteção contra mofo, sujeira e acúmulo de gordura, para facilitar a manutenção e garantir um efeito mais durável.

Pinterest: justlia.com.br

 

PAPEL DE PAREDE

Seguindo a mesma linha das tintas, o papel de parede é uma opção barata para transformar ambientes de forma completa. São uma peça coringa, de aplicação rápida e fácil, e as opções são infinitas: desde diferente tipos, cores e texturas, e os preços podem variar bastante entre as opções.

Para a sua aplicação é recomendado a contratação de mão-de-obra especializada pois é comum que formem bolhas caso mal instalados.  

Pinterest: historiasdecasa.com.br

 

AZULEJO

Os azulejos são materiais bastante duráveis e de fácil manutenção, além de serem muito fáceis de limpar. As opções no mercado são enormes, podendo variar em tamanho, formato, textura ou até mesmo desenhos e cores.

Toda essa variedade permite a criação de inúmeras composições, podendo ser aplicados em uma parede toda ou apenas um pedaço de parede, por exemplo. A moda vem e vai, mas o azulejo está sempre em alta! Por isso, para composições diferentes e modernas, aposte nesse revestimento sem medo!

Pinterest: construction2style.com.br

 

OSB

As placas de OSB (Oriented Strand Board) são feitas a partir de tiras de madeira que geralmente sobram de processos de corte e tratamento de madeira nas fábricas. Inicialmente recomendadas para montagem de canteiro de obras, pisos, tapumes e forros, esse material tem sido cada vez mais utilizado nos móveis. Além de terem uma boa capacidade de isolamento termoacústico, são ainda uma opção de material sustentável, e deixam o ambiente mais aconchegante. Outro ponto positivo é que são de fácil e rápida instalação, e facilmente encontradas a preços super acessíveis.

Pinterest: ru.pinterest.com

 

PISO VINÍLICO

O vinil vem ganhando bastante espaço na decoração de ambientes, pois a enorme opção de estampas e cores é capaz de transformar ambientes neutros em ambientes incríveis!

Uma das tendências da atualidade é a utilização do vinil não só em pisos, mas também em paredes: pequenas composições em grandes áreas apresentam são capazes de modificar todo um espaço.

Por conta do seu baixo custo e da facilidade de aplicação, são uma opção rápida e simples de transformar um ambiente, mas não se engane: é preciso contratar um profissional para realizar esse trabalho. Apesar de não ser necessário remover o piso anterior, é indispensável que ele esteja em boas condições para receber o novo revestimento por cima, sem rachaduras, desníveis ou fissuras.

Pinterest: tuacasa.com.br

Hoje em dia sabemos que o arquiteto não é só um idealizador e executor de ideias: o profissional também lida com as ambições e a realização dos sonhos das pessoas, seja na construção de uma casa ou reforma de um ambiente. Agora que você já conhece alguns materiais econômicos, fica mais fácil transformar ambientes inteiros sem a necessidade de gastar muito!