A segurança de obra é algo fundamental em qualquer tipo de construção, seja ela qual for, pois em um canteiro de obras acidentes envolvendo funcionários podem acontecer.

De acordo com pesquisa da AEPS (Anuário Estatístico da Previdência Social) só no triênio 2013, 2014 e 2015, ocorreram mais de 154 mil acidentes de funcionários na construção civil.

Por isso, a prevenção é o melhor caminho para evitar esses problemas. Isso ajuda a proteger a integridade dos funcionários e torna a construção muito mais segura.

Para tornar a sua obra mais segura, conheça as principais dicas de segurança na construção civil.

1 – Planejamento da obra

Antes da realização de qualquer obra é necessário planejar tudo, desde o os materiais utilizados, como cimento e tijolos até os equipamentos de segurança.

No planejamento também deve ser incluído um cronograma com dias e horários de trabalho detalhados. Isso ajuda os profissionais a atuarem de acordo com metas estabelecidas, evitando desordem, desperdícios de materiais e atrasos.

2 – Cumpra todas as normas de segurança

Existem várias normas e regulamentos indicados a construção civil, como a NR5, que indica a criação de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que informa os possíveis riscos da obra.

Portanto, é preciso que o gestor da obra tenha muita atenção a elas e certifique que não haja descumprimento por parte dos empregadores e dos colaboradores.

3 – Faça uma boa sinalização

Uma sinalização eficiente no canteiro de obras é importante no trânsito de pessoas, ajudando os funcionários em situações de emergência e evitando possíveis acidentes.

Exemplos de sinalização são cartazes e placas comunicando todos os locais do canteiro de obras evitam possíveis quedas de materiais e a circulação em ambientes vulneráveis de substâncias tóxicas. As vias de acesso usadas para circulação de equipamentos também precisam ser informados.

4 – Atente-se ao uso dos equipamentos

Em toda obra, todos os equipamentos como um andaime para construção e betoneiras precisam estar funcionando perfeitamente.

Para o bom funcionamento desses equipamentos, todos eles devem passar por processos de manutenções preventivas.

Isso ajuda os colaboradores a terem mais segurança no uso dos equipamentos, evitando acidentes que possam afastá-los do trabalho.

5 – Segurança individual (EPI)

As EPI (Equipamentos de Proteção Individual) são apetrechos de segurança dos funcionários que são exigidos em lei.

Alguns dos equipamentos mais utilizados são capacetes de segurança, botinas, óculos de proteção, luvas e máscaras.

Essas EPI tem um baixo custo de aquisição e são muito benéficos para obra, pois, evitam inúmeros acidentes como cortes nas mãos, lesões após quedas, entre outras enfermidades.

6 – Organização e limpeza

Um dos principais pontos da segurança na construção civil é a limpeza e organização do canteiro de obras.

Assim como a organização nas nossas casas, um ambiente de trabalho limpo é fundamental, principalmente na construção civil, ajudando no transporte de materiais e equipamentos e na maior produtividade da equipe.

Sempre planeje o destino de cada material e onde ele deve ser guardado ao final de cada dia trabalhado. Mantendo o setor de almoxarifado eficiente e mostrando a identificação dos locais.

Tenha uma obra organizada e segura

A segurança é um elemento fundamental em toda obra de construção civil, pois evita transtornos como acidentes e faltas de funcionários ao trabalho.

E para evitar esses problemas é indispensável a prevenção de acidentes.

Primeiramente faça um bom planejamento que reúna todos os elementos, desde tijolos até os equipamentos para segurança dos funcionários.

Nesse planejamento também deve-se incluir as normas de segurança. Essas normas regulamentadoras são importantes para a proteção dos funcionários.

Em toda obra, sinalize todos os locais do canteiro de obras, pois isso ajuda os funcionários a evitar possíveis acidentes e se deslocar em situações de emergência.

Além disso, é fundamental se certificar que as betoneiras e os andaimes passem por manutenções preventivas. Isso aumenta a segurança dos colaboradores, evitando acidentes e outros contratempos que podem colaborar com o afastamento do trabalho.

Outro elemento importante na obra é a segurança individual dos funcionários. Com uso de apetrechos como luvas, máscaras e capacetes os funcionários terão muito mais proteção e segurança na obra.

E para encerrar, mantenha o canteiro de obras limpo e organizado, pois auxilia a equipe a agilizar o transporte de equipamentos e na maior produtividade dos funcionários na obra.

Com essas dicas, sua obra será mais segura e produtiva.