Ao construir ou reformar sua casa, vários fatores são levados em consideração, como a estética, conforto ou praticidade daquela obra. A porta, em especial, é uma parte importante, pois é o verdadeiro cartão de visitas da sua casa.

São diversos modelos, tamanhos e formas de portas, por isso a escolha nem sempre é tarefa fácil. Afinal, devem combinar com o estilo da construção que a cerca para garantir um resultado mais harmonioso.

No nosso artigo de hoje separamos algumas dicas e explicações sobre os diferentes tipos de porta para te ajudar a escolher a porta perfeita para sua casa! Acompanhe:

Estrutura das portas

As portas são, de um modo geral, estruturas formadas por folha, guarnição, maçaneta, dobradiças e batentes. A folha não é a porta em si, mas sim, a chapa utilizada para vedar a parede enquanto a porta estiver fechada, e varia entre os diferentes tipos de porta.

Os batentes são os perfis presos à parede. São geralmente feitos de metal ou madeira, e sua função é fixar as folhas da porta. A guarnição é responsável por esconder o espaço entre o batente e a parede, melhorando a estética.

Já as dobradiças têm a função de movimentar a porta, enquanto as maçanetas possibilitam abrir e fechar a porta em conjunto às fechaduras e trincos. Todos esses elementos compõem o funcionamento de uma porta.

Quais os tipos de porta existentes?

Hoje em dia existem diferentes tipos de porta no mercado, cada uma com um material. As mais usadas em geral são as portas de madeira, vidro, aço e PVC. Cada uma delas possui características diferentes, e por isso, seu uso é recomendado para diferentes ambientes. A seguir você confere cada uma delas:

Porta de madeira

Esse tipo de porta é usada geralmente ao considerar a beleza e elegância do ambiente, sendo comumente vista nas regiões internas da casa.

Pode ser usada também nas áreas externas, no entanto, é importante que seja um local protegido da chuva pois a constante exposição à água afeta a durabilidade do material.

Porta de vidro

Mesmo que sejam geralmente vistas em boxes para banheiro, as portas de vidro estão ganhando cada vez mais espaço com o passar do tempo.

Além de sofisticada, a porta de vidro suaviza a transição dos cômodos, e em áreas externas, como o jardim, funciona como um elemento de separação extremamente elegante. Também são uma forma fácil de garantir a possibilidade de integração entre ambientes.

Porta de aço

A grande vantagem da  porta de aço é que a sua manutenção é feita com facilidade, além de serem extremamente resistentes. Esses tipos de porta costumam ser feitos sob encomenda, o que também contribui para que seu custo seja um pouco mais alto do que as portas de demais materiais.

A porta de aço acaba se assemelhando bastante à porta de ferro, pois ambas utilizam-se de materiais resistentes e duráveis na sua composição. Também por isso, acabam sendo mais usadas em regiões externas da casa até por uma questão de segurança.

Porta de alumínio

As portas de alumínio são duráveis, modernas e sua manutenção e limpeza são bem simples. A grande diferença entre a porta de ferro e a porta de alumínio, é que o alumínio não enferruja, o que pode ser um ponto positivo em construções em locais com tempo úmido, por exemplo.

Isso por que,  mesmo que a porta esteja em constante contato com a chuva ou umidade, esse tipo de material não sofre impacto algum.

Porta de PVC

Entre os tipos de porta mencionados anteriormente, o PVC é menos sofisticado. Por se tratar de plástico, não é um material que apresenta uma estética tão atraente quanto os outros modelos de porta.

No entanto, além de serem uma opção mais em conta, são também versáteis e duráveis, sendo boas opções em ambientes que necessitam de isolamento acústico e térmico, além de não serem facilmente oxidáveis.

Escolha uma porta adequada

As portas são como o cartão de visitas da nossa residência, e por isso devem ser escolhidas com cautela. Por estarem em evidência, podem inclusive valorizar uma propriedade.

Os tipos de porta são muitos, podendo variar em tamanho, estilo, e material. Os modelos mais utilizados são madeira, ferro, aço, vidro, alumínio e PVC, e embora alguns sejam mais sofisticados que outros, como o vidro, cada porta possui seus benefícios.

Para fazer a escolha certa, atente-se às necessidades do ambiente, e claro, ao estilo da construção.

E você, tem alguma dica para facilitar a escolha de portas em um ambiente? Comente aqui para a gente!