gestão-da-obra gestão-da-obra

5 Funcionalidades Do VEJA OBRA Que Te Ajudam Na Gestão Da Obra

8 minutos para ler

Não existe espaço para improvisos no canteiro de obras! Isso quer dizer que, para garantir que a execução da obra sairá conforme o seu planejamento, é preciso haver uma boa gestão da obra. 

Essa tarefa complicada cabe aos arquitetos e engenheiros, que devem ser os responsáveis por fazer o acompanhamento da obra e garantir que a mesma será entregue dentro dos limites de orçamento, prazo e qualidade esperados. 

No entanto sabemos que fazer a gestão da obra pode ser uma tarefa complicada, não importa se o projeto é grande, médio ou pequeno. Afinal, o número de variáveis a serem controladas são muitas, e qualquer deslize pode acabar custando caro. 

É por isso que o uso de softwares e tecnologias para auxiliar na gestão da obra se torna cada vez mais comum no mercado. A necessidade de automatização de processos, evitar falhas e também os altos níveis de exigência do mercado hoje tornam necessária a substituição das velhas planilhas de controle, por softwares mais desenvolvidos e precisos. 

No artigo de hoje você confere o importante papel do uso de tecnologias para que seja possível desempenhar uma melhor gestão da obra. Boa leitura! 

O Que é a Gestão Da Obra? 

Mas afinal, o que é a gestão da obra? A gestão da obra vai muito além do projeto arquitetônico. De forma geral, a gestão da obra é a atividade de acompanhar e controlar todas as variáveis da obra – desde a definição do cronograma, levantamento de custos, compra dos recursos necessários, logística, equipe, segurança e até a documentação da obra. 

Esse controle é necessário para que seja possível detectar qualquer problema com o máximo de antecedência possível e, claro, pensar soluções para mitigar qualquer tipo de risco. Tudo isso para garantir que a obra seja entregue dentro dos padrões de qualidade esperados pelo cliente. 

A ideia aqui não é apenas organizar todas as informações e processos da obra, mas sim garantir que cada uma das etapas tenha o melhor planejamento e, principalmente, a melhor execução possível. Isso é o que irá garantir o sucesso do projeto!

O Uso De Tecnologias Na Gestão Da Obra

Até aqui você já percebeu que contar com a ferramenta certa na hora de fazer a gestão da obra é fundamental para garantir o sucesso do projeto. Afinal, já pensou ter que fazer o controle de todas essas informações de forma manual e independente?

Em um mercado cada vez mais competitivo, entregar o projeto dentro dos prazos e limites financeiros definidos na etapa de planejamento é essencial para manter-se vivo no mercado. 

A verdade é que realizar a contratação de um software para auxiliar na gestão da obra pode ser considerado um investimento no seu negócio. Isso porque o uso da tecnologia viabiliza não só melhorar o planejamento e controle sobre o projeto, mas também ajuda a aumentar a produtividade da sua equipe, a otimizar o seu tempo no canteiro de obras e, principalmente, a melhorar o seu relacionamento com o cliente final. 

 Neste sentido, a grande vantagem por trás do uso de softwares de gestão como o VEJA OBRA é a melhoria da qualidade do serviço, de forma a entregar obras cada vez mais melhores. O resultado disso? Maiores lucros para o seu escritório!  

Como o VEJA OBRA Pode Te Ajudar! 

Agora que você certamente já entendeu a importância de contar com softwares e tecnologias na hora de realizar a gestão das suas obras. Por isso, a seguir você confere 5 funcionalidades do VEJA OBRA que te ajudam a fazer a gestão da obra de forma eficiente.

1) Gestão de Atividades

O prazo da obra está diretamente relacionado com os níveis de satisfação do seu cliente. Por isso, na etapa de planejamento da obra, certifique-se de dedicar tempo o suficiente à etapa de montagem do Cronograma da obra.

A nossa ferramenta de Cronograma permite que você organize as atividades da obra em uma sequência lógica de execução, indicando quais delas são dependentes entre si e quais podem ser executadas simultaneamente. Isso é o que ajuda a evitar atrasos, imprevistos e re-trabalhos. 

gestão-da-obra
Imagem: Ferramenta de Cronograma de Obra do Software VEJA OBRA

Além disso, no VEJA OBRA você pode incluir o tempo de duração estimado para cada uma das atividades, a sua data de início e término, e claro, indicar quem é o profissional responsável por cada uma delas. 

Não esqueça de usar a nossa legenda de cores para indicar o status de cada uma das atividades! Isso garante um fluxo de trabalho alinhado entre os colaboradores da obra. 

2) Gestão de Custos

Cronograma pronto? Então é hora de dar o próximo passo! O controle de custos é etapa crucial para o sucesso da gestão da obra.

Utilize o VEJA OBRA para calcular os custos da obra de acordo com cada uma das atividades e fases planejadas na etapa do Cronograma. Para te ajudar a não perder nenhum detalhe, utilizamos como base o cálculo das três variáveis mais importantes: insumos, mão de obra e ferramentas. 

gestão-da-obra
Imagem: Ferramenta de Orçamento de Obra do Software VEJA OBRA

É indicado que você faça pelo menos três cotações para cada um dos recursos identificados. Por isso, para ajudar na organização e controle dos custos da obra, para cada nova cotação você deve cadastrar informações como:

  • Nome do insumo
  • Fornecedor
  • Unidade de medida
  • Preço unitário
  • Quantidade
  • Formas de pagamento
  • Validade da proposta

Antes de finalizar o Orçamento, você deverá escolher a forma através da qual o seu orçamento será consolidado: pelas cotações de menor valor ou manualmente. Pronto! Agora é só deixar que o VEJA OBRA trabalhe para você. 

Quer saber mais sobre a gestão de custos da obra? Então não deixe de conferir como você pode realizar o cálculo do BDI

3) Acompanhamento e Controle de Atividades

Você já viu alguma obra que saiu 100% conforme o planejado? Por maior que seja o tempo dedicado na etapa de planejamento da obra, dificilmente será possível executar o projeto sem nenhum desvio de rota. 

É por isso que você precisa fazer o acompanhamento e controle das atividades no canteiro de obras. Isso é o que ajuda a identificar possíveis imprevistos de forma ágil. 

Utilize a nossa ferramenta do Diário de Obras para acompanhar e documentar o dia-a-dia da execução da obra com imagens, vídeos e arquivos.

gestão-da-obra
Imagem: Ferramenta de Diário de Obras do Software VEJA OBRA

O acesso à previsão do tempo no endereço da obra permite também que você indique se as atividades do dia foram praticáveis ou impraticáveis de acordo com o clima no dia em questão. Isso permite que você re-planeje atividades quando necessário, evitando atrasos. 

Além disso, a contagem dos dias praticáveis ao final da execução da obra permite que você metrifique os níveis de produtividade da sua equipe! 

4) Compartilhamento de Informações em Tempo Real 

Verdade seja dita: ninguém faz uma obra sozinho! E para garantir que o projeto será executado de acordo com o planejado, é preciso contar com a ajuda dos seus colaboradores. 

Um estudo realizado pela Autodesk, aponta que cerca de 35% do tempo dos profissionais da construção civil é gasto em atividades não produtivas. Isso inclui a busca por informações do projeto, questões de resolução de conflitos e também as melhores formas de lidar com erros e retrabalhos. Isso representa mais de 14 horas por semana! 

É por isso que o compartilhamento e alinhamento de informações entre a sua equipe de obras é de extrema importância para garantir o sucesso da gestão da obra.

No VEJA OBRA cada colaborador possui a sua própria chave de acesso, e você ainda pode parametrizar as informações compartilhadas com cada um deles!

5) Organização 

Fazer a gestão da obra exige o controle de uma quantidade enorme de variáveis. Sendo assim, organizar os documentos e informações da obra é fundamental para garantir que todos tenham acesso às versões mais atualizadas dos documentos da obra. 

gestão-da-obra
Imagem: Ferramenta de Arquivos do Software VEJA OBRA

Utilize a nossa ferramenta de arquivos para armazenar e compartilhar plantas, contratos, desenhos, notas fiscais, documentos e tudo mais o que desejar de forma organizada e segura. 

Tudo isso contribui para uma maior transparência no processo de obra, do início ao fim. 

Conclusão 

Se você chegou até aqui, então certamente já percebeu a importância de contar com ferramentas e softwares de gestão para te ajudar na gestão da obra – desde a etapa do planejamento até o controle da execução. 

Ainda que sejam um investimento, essas ferramentas deixaram de ser auxiliares no processo, e tornaram-se necessárias! Elas podem ser o grande diferencial entre o serviço que você oferece e o da concorrência. 

O melhor de tudo é que no VEJA OBRA você encontra diversas opções de planos, e certamente algum deles cabe no seu bolso! Acesse agora o www.vejaobra.com.br para ganhar 14 dias de teste grátis! 

Posts relacionados

Deixe um comentário